Lua de mel em Curaçao: meca do mergulho no Caribe, a pequenina Curaçao é poliglota, multicultural e cada vez mais cobiçada por noivos

Lua de mel em Curaçao: meca do mergulho no Caribe, a pequenina Curaçao é poliglota, multicultural e cada vez mais cobiçada por noivos

Conheça esse pequeno paraíso, encravado na região das Pequenas Antilhas, cerca de 100 km da costa colombiana.

Lua de mel em Curaçao: meca do mergulho no Caribe, a pequenina Curaçao é poliglota, multicultural e cada vez mais cobiçada por noivos
Foto: Divulgação Governo de Curaçao
  • Destinos de lua de mel
  • Recomendações
  • Guest-blogger

A pequenina Curaçao  tornou-se destino de troca de alianças e lua de mel de casais que não abrem mão de serem abraçados por uma contagiante tropicalidade.

Imagens de praias enlaçadas com tons de azul impressionantes há em diversos cantos do Caribe. Mas nenhuma agrega ao seu cartão-postal um drink elaborado com um licor endêmico, cuja cor imita a tonalidade de seu mar, como o celebrado Curaçao Blue. A bebida tem como matéria-prima principal uma laranja especial, que escolheu a ilha como sua única morada. Usada em coquetéis elaborados em todo o mundo, o licor contribuiu para disseminar a fama deste pequeno paraíso, encravado na região das Pequenas Antilhas, cerca de 100 km da costa colombiana.

salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Claro que o Curaçao Blue é apenas um dos pitorescos predicados que essa ilha tem a oferecer. Considerada um dos países autônomos da Holanda, a ilha exala autenticidade, marcada pelo pluralismo de seus habitantes que falam quatro idiomas, tendo o papiamento como principal, além do holandês, inglês e espanhol. É alegre, segura e repleta de praias impressionantes. Possui charmoso portfólio de hotéis e é bem mais easy going, que a badalada vizinha Aruba.

Essa simbiose de tropicalidade e tranquilidade tem cada vez mais atraído noivos que buscam no destino um local para celebrar a paixão. Quem confirma esse aumento sobre o interesse de brasileiros é Matsy Cijntje, a simpática Wedding Planner, nascida em Curaçao, que tem recebido diversas consultas para organizar casamentos na ilha. “Fizemos uma cerimônia íntima de um casal no final do ano passado e já estamos trabalhando em duas novas, de diferentes perfis: uma que solicita experiência de luxo, em hotel sofisticado e outra mais simples, de low budget”, revela a especialista que também diz estar aumentando a busca por celebrações de casais gays em Curaçao.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Um dos hotéis mais buscados por brasileiros é o Santa Bárbara Beach & Golf Resort, no sudoeste da ilha. Ano passado desembarcaram na propriedade mais de 3500 hóspedes, o que representa um aumento de 36% em relação a 2017, sendo que a expectativa para este ano é de ampliação neste mesmo patamar. “O mercado brasileiro é um dos nossos principais, tanto como destino de famílias, como para romance. Tivemos cinco casamentos realizados em 2018 e cerca de 50 viagens de lua de mel e esperamos superar essa marca em 2019”, projeta Maurício Almonacid, diretor de vendas do resort.

A propriedade – cercada por uma área preservada de 2 mil hectares – fica ao lado de um dos cantos mais valorizados do país: as ‘Águas Espanholas’, que abriga diversas marinas e casas de luxo.

salvar
Santa Bárbara Beach & Golf Resort | Shawn Corrigan / Rex Lint / Curacao Aerial

Privativo e paradisíaco, o resort é procurado por aqueles que buscam tranquilidade e também por amantes de esportes de bolinhas. O primeiro é o golfe, com um campo belíssimo de 18 buracos, que beijam o mar azul turquesa. Foi eleito pelo jornal USA Today, como o melhor do Caribe, ano passado. O segundo é o tênis, onde a cada ano eles realizam o Tennis Legend, torneio exibição que reúne campeões de Grand Slams para apresentações descontraídas e confrontos inusitados.

salvar
Old Quarry GC with resort | Foto: Santa Bárbara Beach & Golf Resort Divulgação
salvar
Foto: Divulgação Santa Bárbara Beach & Golf Resort

E já que entramos no tema hotelaria, além do cinco estrelas Santa Bárbara, há diversas outras opções para bolsos e perfis diferentes. Entre os mais sofisticados e considerados boutiques, estão o Baoase de apenas 23 acomodações, e o Coral Estate, no oeste da ilha. Acrescente na lista de cobiçadas hospedagens, nomes como: Renaissance, Kura Hulanda e outro bem conhecido de viajantes brasileiros, o Papagayo Beach, que apesar ser um 4 estrelas, é charmoso e bem avaliado no Brasil.

salvar
Baoase | Foto: Divulgação

Azul que queremos

Praias de arrancar suspiros. Sim, há diversas delas na pequena Curaçao, terra de  pouco mais de 160 mil felizardos. São cerca de 40, boa parte das mais cobiçadas estão no noroeste da ilha.

Quase inquestionável como ‘cartão-postal suprassumo’, Porto Mari reina na maioria das listas. Possui aquela composição imbatível de areia branca, água categoria ‘boca-aberta’ em tom azul turquesa e de transparência que não decepciona. Torna compulsório um snorquel para apreciar a vida marinha que circunda preservados recifes de corais.

salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Cenários semelhantes estão presentes nas praias de Cas Abao e Kenepa Grandi, também servidas com alguns pequenos quiosques e perfeitas para deleites de instagramers. Não distante, encontra-se a Playa Piskado, não tão bela quanto as outras mencionadas, mas ali há a oportunidade de fazer snorquel com tartarugas marinhas dóceis, acostumadas com a presença de turistas. Não é preciso ressaltar que tocá-las e alimentá-las é proibido e prejudicial aos animais. É quase garantido encontrá-las nesse local, poucos metros da areia.

Para casais mais ativos, que buscam aventura em pequenas doses, a pedida é explorar o Blue Room Cave. Também na região, há uma trilha que parte da praia de Santa Cruz, em 20 minutos de caminhada (nível fácil), até chegar ao rochedo, onde exige um salto de quatro metros de altura ao mar. É possível descer escalando, mas convenhamos que o pulo é bem mais divertido. Uma vez na água, basta um pequeno mergulho para entrar em uma mágica gruta de água absurdamente transparente. A sensação é de estar em um santuário tropical, experiência realmente imperdível.

salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Meca do mergulho no Caribe, em praticamente toda costa oeste há excepcionais pontos que incluem desde naufrágios a recifes preservados. É no extremo da ilha, em Eastpoint, que encontra-se um dos mais fascinantes locais do mundo para a experiência submersa. Além de grandes animais como tubarões e raias mantas a região é um dos poucos locais no planeta em que os corais estão crescendo e reproduzindo, ao invés de morrerem, como ocorre por exemplo na Grande Barreira, na Austrália. Recentemente, até a equipe da National Geographic ficou surpresa com a quantidade de vida nesse oásis.  

Bem além do azul

É o retrato da colorida Willemstad, capital e única cidade de Curaçao (se escreve assim mesmo, sem o til no ‘a’). Casas e pequeninos prédios coloniais das mais diversas cores emolduram o centro urbano que mescla a pluralidade de um povo formado por 55 culturas, com uma forte identidade caribenha-holandesa. O resultado é um ambiente de clima amistoso e sereno.

Willemstand foi capital das Antilhas Holandesas e por conta de seu valor histórico, tornou-se Patrimônio da Humanidade, chancelado pela Unesco. Punda é a imagem mais publicada que se tem do país. Trata-se de um charmoso centro colorido, visto pela ponte de pedestres Queen Emma Bridge, que, vez por outra, é erguida para a passagem de embarcações.

salvar
Foto: Carlos Marcondes

Há de tudo em um espaço de poucas ruas. Restaurantes, lojas sofisticas e de artesanatos, galerias de arte, bares e até o famoso mercado flutuante, onde são vendidas frutas frescas em barcos vindos da vizinha Venezuela.

Imperdível também é a visita ao bairro Pietermaai, em Willemstand. Boêmio e super descolado, esbanja charme em arquitetura de casas coloniais preservadas, cada uma de uma cor marcante. Nelas, encontram-se desde hospedagens para estudantes, além de hotéis boutiques, cafés, restaurantes sofisticados e claro, vida noturna animada, com diversos bares como o Mundo Bizarro, endereço incrível, que pulsa a noite com música latina ao vivo de qualidade. É daqueles de arrepiar a alma, coisa de Caribe alegre e raiz, de uma colorida Curaçao.

salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao
salvar
Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Pouco mais de Curaçao

Há mais uma…

Vizinhas estão as também holandesas Aruba e Bonaire. Mas há uma que não mencionamos e que jamais poderia ser deixada de lado. A pequenina Klein, pertence a Curaçao e tem alguns predicados bem interessantes. A começar por uma das mais belas e quase desertas praias do destino. Não é habitada e possui duas atrações bem fotogênicas: o farol Rosa abandonado e as ruínas de um navio que naufragou. De catamarã, leva-se duas horas para chegar a Klein Curaçao e em geral, os passeios incluem piquenique, paradas para snorquel e aquele tempo para curtir a tranquilidade dessa ilhota pitoresca.

salvar
Klein | Foto: Divulgação Governo de Curaçao

Dushi

Essa palavra é quase sobrenome da ilha. Significa doce, querido, é um modo carinhoso de saudar alguém e comumente usado por seus habitantes. O termo penetra na cabeça e você voltará da viagem, e ainda o usará inconscientemente por mais uns dias.

Scharloo

Vale a visita nesse pequeno bairro charmoso da capital, com casas coloridas e coloniais – de arquitetura italiana – que abriga escritórios públicos.

Serviços

Portal oficial

Todo em português, o site do governo traz informações completas do destino, incluindo dicas de restaurantes, agências de turismo e hospedagens. curacao.com/pt/

Voo direto

Desde dezembro do ano passado, apenas seis horas separam essa tropical holandesa do aeroporto internacional de Guarulhos. A Div Div Airlines, estreou no Brasil um voo semanal com o Boeing 737-800, que parte aos domingos, com retorno todos os sábados de Curaçao. flydivi.com/

Leia também:

Como escolher o destino da lua de mel em 5 passos

5 dicas infalíveis de como economizar na lua de mel!

* O jornalista Carlos Marcondes viajou a convite do Santa Barbara Beach & Golf Resort santabarbararesortcuracao.com/  e do Curaçao Tourist Board – curacao.com/pt/  

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!