Lua de mel em Santorini: a ilha branca do Egeu

Passam-se anos, novos destinos começam a brilhar pelo mundo, mas é missão quase impossível tirar Santorini do pódio. Abençoada por todos os deuses gregos, a pequena vulcânica vestida de branco, segue intacta nos mais íntimos sonhos de casais apaixonados.

Eleger apenas uma ilha grega é muita crueldade. Nomes como Mykonos, Corfu e Rhodes entram sonoramente em nossas almas como destinos de desejos. Há, ainda a mítica Atenas ou a singular e pluralmente cultural Creta. Todas precisam ser visitadas ao menos um dia na vida, pois cada uma tem sua peculiaridade. Mas se o foco é na lua de mel, Santorini segue soberana dentre as banhadas pelo mar Egeu. Como apoio a formação de sua convicção, ela foi eleita como a melhor ilha para visitar na Europa pela renomada revista Travel + Leisure no ano de 2017.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Foto: Carlos Marcondes

A ilha de Tira, como é chamada pelos gregos, reina em formato de sereia deitada, de curiosa geografia, fruto de dramáticos episódios envolvendo o seu principal vulcão, que contribuiu para moldá-la e deixou marcas históricas como a erupção de 1613 A.C. que dizimou a população na época. Os diversos episódios fizeram com que a ilha fosse dividida em quatro partes, e formassem a chamada Caldeira, um espaço gigantesco de água do mar que se assemelha a boca de um vulcão submerso, com algumas pequenas ilhotas dentro.

Razões dos delírios

A curiosa geografia vulcânica é a principal culpada de ela ser tão almejada. O desembarque de navio no pequeno porto já dá o sinal de que é preciso subir. Tudo está no topo. Seus incríveis penhascos foram milimétricamente aproveitados pela indústria turística que construiu charmosos hotéis, restaurantes em locais escolhidos a dedo, para que se tenha vistas romanticamente enlouquecedoras de um mar de azul profundo.

As famosas imagens das vilas-cidades como Fira (a capital) e Oia (a do mágico por do sol) mostram que a cada 10 metros de caminhada, em meio a casas brancas com detalhes em azul, surgirá um mirante improvisado para a alegria de sua câmera. E para quem ainda tinha alguma dúvida sobre a vocação da ilha para recém-casados, são mais de 300 igrejas, muitas de cúpula azul, espalhadas pela pequena extensão de 18 km de cumprimento por 12 km de largura. Não há como não se contagiar.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Foto: Carlos Marcondes

Choupanas dos deuses

Sim, esse pequeno cenário pintado acima já dá uma ideia do que esperar quando o assunto são charmosas acomodações. Raios solares dourados penetram em casas brancas, cercadas pelo Egeu. Excepcional gastronomia mediterrânea, vinhos locais, uma varanda e piscina de borda infinita e lá está a cena de filme que todos sonham.

O Canaves Oia, membro do selo Small Luxury Hotels, foi eleito ano passado entre os Top 5 melhores da Grécia, pela publicação Conde Nast Traveller e o segundo melhor resort do país pela revista Travel + Leisure. São cinco propriedades na ilha, todas na vila de Oia.

Canaves Hotel, que significa o local onde guardavam os vinhos, oferece a River Pool Suite, com uma piscina que parece entrar no quarto de 45 m2. Já na Canaves Villa, que comporta até sete pessoas, em um gigantesco espaço de 180 m2, conta com piscina de fundo infinito e a possibilidade de ter um private chef. A experiência nesse templo de Apolo ultrapassa R$ 8 mil a diária.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Katikies Hotel | Foto: Divulgação

Outra hospedagem que exalta charme e sofisticação é o premiado Katikies Hotel, também em Oia. A propriedade superou o Canaves, conquistando o topo de o melhor resort da Grécia, ano passado pela publicação Travel + Leisure. Membro da cobiçada marca Leading Hotels of The World (LHW), a marca tem também vilas e outros hotéis em Santorini e irá inaugurar sua primeira propriedade boutique de luxo em Mykonos, em meados desse ano.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Katikies Hotel | Foto: Divulgação

Já no pequeno vilarejo de Firostefani, o grupo que controla o Katites tem uma propriedade intimista e romântica, que apenas recebe casais. Trata-se do Sunrocks Boutique Hotel, membro da Relais & Chateaux. É uma opção bem interessante para quem prefere estar em um refúgio, com vistas sublimes, porém, mais afastado do agito de Oia e Fira.

Ilhas a desbravar

Há muito o que fazer nessa pequena Santorini. Um dos passeios mais procurados é o que leva de barco até a ilha de Nea Kameni, dentro da Caldeira. Além de poder fazer uma trilha até a cratera de um vulcão, as águas termais amareladas e repletas de enxofre do local, contrastam com os tons de azul do Egeu formando um ambiente singular. É celebre pelos seus efeitos terapêuticos. Para os casais esportistas, vale a visita de caiaque até a pequenita enseada de Agios Nikolaos, onde também há águas medicinais.

Por mar, só os dois

Tours privados de Catamarã, para afortunados, é algo extraordinário. Quase toda a experiência em Santorini é por cima, ver seus imponentes paredões do nível da água é algo que precisa ser feito. O tour romântico permite que o casal acesse locais somente possíveis por mar como a curiosa White Beach, ao lado da famosa praia vermelha. É impressionante a diferença das duas em relação a cor. Um alaranjado de tons de terra, contra paredões brancos de calcário, mostram toda a diversidade dramática de paisagens desse lugar.

O casal Bruna e Gabriel Barretti, em lua de mel em Santorini, também optaram pelo catamarã privado. “É um programa imperdível. Eles levam pelas ilhas, preparam um almoço incrível de frutos do mar à bordo e vale muito a pena”, conta Bruna.

Eles se hospedaram no Grace hotel, em uma suíte com piscina de borda infinita, bem próximo ao centro de Oia. “´É a escolha certa. É na cidadezinha onde estão os melhores restaurantes, rodeados pelo mar, e onde está o ponto mais perto para admirar o Sol se esconder no mar. Sem dúvida, é o por do Sol mais lindo de todos”, comenta Bruna, sobre a cênica e compulsória experiência de final de tarde, no canto mais cobiçado de Santorini.

Outro ponto imperdível é a sensacional Amoudi Bay, um dos lugares mais famosos de Santorini. Águas transparentes e tavernas charmosas que servem pescados frescos de gastronomia mediterrânea são a composição perfeita. É de lá também o passeio em burros, que sobem as escadarias que levam até Oia. Embora marcante, há muitas críticas de que os animais trabalham mais do que deveriam. Para aqueles atentos a questão de bem estar animal, vale pesquisar mais a respeito antes de contratar o passeio.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Foto: Carlos Marcondes

Uma experiência bem bacana também é alugar um quadriciclo para explorar toda a ilha. É seguro, divertido, romântico e não faltarão mirantes para incríveis fotos. É também uma maneira para se perder entre pequenas vilas, que não estão no roteiro turístico. Encontrar famílias tradicionais, entre os pouco mais de 15 mil moradores de Santorini é parte da riqueza de uma viagem como essa.

De posse do quadriciclo vá também as badaladas praias Perissa e Perivolas que juntas formam a mais longa faixa de areia negra na ilha. Elas são acessadas facilmente por estrada e contam com boas opções de quiosques e restaurantes.

Manjar de Deuses

Não dá para fugir do clichê. Afinal, estamos na Grécia terra de vinhos surpreendentes, azeites espetaculares, pescados e frutos do mar fresquíssimos e tradições milenares. Em geral a gastronomia grega é simples e até rústica, mas na ilha há diversas opções da chamada cozinha internacional, e locais sofisticados como o restaurante Selene que presam por autenticidade.

Tradicionalíssimo, ele foi aberto em 1986 na capital Fira, até que 2010 mudou-se para a preservada e isolada vila de Pyrgos, em meio a castelo medieval e vinhedos, em um dos pontos mais altos de Santorini. A filosofia é trabalhar produtos locais, sazonais e delicados, procurando envolver a comunidade. O restaurante também oferece uma imersão na gastronomia local com aulas de culinária e sobre a historia dos ingredientes.

No menu, entram farta opção de pescados e frutos do mar, além de marcas da identidade grega como a fava, servida em um risoto que acompanha lulas.

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Restaurant Kirni Suites | Foto: Divulgação

Além da Fava, que muitas vezes é surge como prato, na versão purê com azeite e cebola, a alcaparra local também é muito utilizada. Imperdíveis são os bolinhos fritos chamados de Keftedes feitos com os celebres tomates cerejas da ilha. Há ainda opções que levam berinjela branca, também de forte identidade.

Entre os tours gastronômicos, há a possibilidade de conhecer a cervejaria Dunkey, um orgulho regional. E é claro, em festa de grego não pode faltar vinho. Nesse terroir reina a endêmica Assrytiko, uma uva branca de bastante estrutura, acidez marcante, encontrada em três versões: seca, nykteri e doce (vinsanto).

Lua de mel em Santorini: a branca do Egeu
Katikies Hotel | Foto: Divulgação

Há vários passeios que promovem o enoturismo, mas vale subir até o topo de Santorini, a quase 600 metros de altitude. É morada de um mosteiro que faz vinhos e vende rótulos que você não encontrará em nenhuma enoteca. Do topo, com seu amor ao lado, uma taça na mão e um impressionante panorama de Santorini, será impossível não sorrir e se dar conta de que aquele momento marcará como a celebração de uma nova vida, juntos e abençoados por todos os deuses.

Serviços

Visto: Basta passaporte válido por seis meses e certificado de vacina de febre amarela. | Idioma: Grego, mas o inglês é amplamente falado | Fuso:  + 3 horas (Brasília padrão) | Moeda: Euro. E$1,00 equivale a R$ 3,96. (Cotação em 28/2/18)

Quando Ir:

A alta temporada é durante o verão europeu entre junho e agosto, este último, excessivamente lotado. Durante o inverno, venta muito e boa parte dos empreendimentos (hotéis e restaurantes) ficam fechados, por isso, embora os preços caiam, a experiência não será a mesma dos meses de clima quente. Maio e setembro costumam ser os de melhor vantagem, com clima agradável e não tão cheio e nem inflacionado.

Partindo do Brasil:

Não há voos diretos do Brasil para a Grécia e o destino mais comum para conexão até as ilhas gregas é a capital Atenas. Mas é possível chegar à grandes cidades como Madrid, Londres ou Roma e pegar voos de companhias aéreas europeias que vão diretamente à Santorini.

Transporte Interno

Se estiver em Atenas (que vale muito conhecer) e a opção for voar, as locais Aegean e Olympic Air são as que oferecem mais opções. No caso de barco (a ilha esta a 200 km de Atenas) várias empresas oferecem trajetos regulares, tais como Blue Star Ferries, Seajet e Nel Lines.

Agências: Aegean | Olympic Air

Trajeto pelo mar para as ilhas: Blue Star Ferries | Seajet | Nel Lines 

Catamarã Privado: Caldera Yatching 

Restaurantes: Selene  | Ambrosia – Dica: reserve e peça mesa na varanda.| 1800 Restaurant – Dica: peça mesa no Roof Garden|  Taberna Sunset  Dica: ótimo lugar para ver o por do sol, chegue mais cedo.

Onde ficar: Canaves Hotel | Katikies Hotel |Grace Hotel  |Leading Hotels of  The World – LHW 

Mais informações: visitgreece.gr/en/greek_islands/santorini

Leia também:

Como escolher o destino da lua de mel em 5 passos

Estas 18 ações cotidianas comprovam: é o amor da sua vida!

10 coisas que um CASAL tem que fazer ANTES de casar: a 6 é fundamental!

Deixe seu comentário

As 20 melhores praias do MUNDO para lua de mel: 2 estão no Brasil!
As 20 melhores praias do MUNDO para lua de mel: 2 estão no Brasil!
O que pode ser melhor do que passar a lua de mel com o seu amor numa praia paradisíaca? A ideia fica mais atrativa ainda se for uma das 20 praias mais lindas do mundo para a sua lua de mel.
Foto: Thrall Photography
Não quer ter problemas na sua lua de mel? Confira 9 dicas para acertar em cheio!
Viajar sempre é uma delícia e se for a nossa lua de mel, melhor ainda. Para que a sua viagem não tenha nenhum tipo de problema, só alegrias, fique atento a essas dicas!
Foto: Sonhos A2
10 agências de viagem em São Paulo PERFEITAS para uma lua de mel dos sonhos!
O que vocês estão esperando para marcar a lua de mel e pegar a estrada? Conheçam 10 agências de viagem de São Paulo perfeitas para organizar uma lua de mel dos sonhos e façam as malas HOJE!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações