Manual do casamento: como ser uma madrinha ideal

Depois do manual do convidado gente boa, vamos dar dicas para as madrinhas. Sabemos que ninguém é perfeito, mas claro, elegância, discrição e responsabilidade são sempre bem vindas neste caso. Afinal, ser chamada para ser madrinha de um casal é sempre uma honra! E retribuir esse carinho com muita sensibilidade e disposição para ajudar é uma atitude muito especial.

Saiba mais sobre “Fabio Moro”
Foto: Fabio Moro

1) Espere ser convidada para o “posto” e, se não puder participar do casamento por qualquer motivo, agradeça mas decline o convite. Assim a noiva pode se programar melhor.

2) Seja solícita e procure estar disponível. Uma madrinha pode ajudar a noiva com diversas tarefas: desde amarrar lacinhos nos convites, conseguir os endereços dos convidados, acompanhar degustações, até oferecer um ombro amigo e escutar sobre a ansiedade que é super comum nesse momento.

 

Foto: Valeria Simonin

3) Junto com as outras madrinhas organize a despedida de solteira! Consulte a noiva pra checar o que ela gostaria de fazer antes, tem noivas que se divertem com uma “baratona” (maratona de bares) e outras que preferem fazer um chá de lingerie. Preparar esse encontro é uma ótima forma de aliviar a noiva, que já estará sobrecarregada com os preparativos pro casamento.

4) Aceite de coração aberto e sorriso no rosto as indicações de traje que a noiva propuser para as madrinhas. A não ser que seja uma solicitação muito esdrúxula e, nesse caso, converse com muito carinho e sensibilidade sobre a escolha dela.

5) Não faça feio: no dia do casamento chegue cedo para a cerimônia e procure o cerimonial imediatamente. Não se atrase, de forma alguma! Muitas vezes a noiva está prontinha, dentro do carro, esperando uma madrinha “atrasilda”!

Saiba mais sobre “Gustavo Gaiote”
Foto: Gustavo Gaiote

6) Depois da cerimônia procure saber onde serão as fotos com os padrinhos antes de sair correndo pra festa.

7) Esteja presente durante a festa para animar, ajudar e se divertir junto com a noiva. Mas não exagere: não queira sair em todas as fotos e tome cuidado com as bebidas! Algumas madrinhas passam do limite. Lembre-se que as madrinhas também têm um destaque na festa e estão sendo observadas.

8 ) Qualquer problema, procure sempre o cerimonial. Vejo madrinhas se achando cerimonialistas o tempo todo, mas se a noiva contratou um profissional pra esse papel, aproveite que é madrinha, relaxe e curta a festa!

9) Aproveite as regalias de ser VIP! Muitas noivas preparam mimos especiais para suas madrinhas queridas. Bom demais! 😉

10) Depois do casamento esteja presente na vida do casal. Ser madrinha de casamento é zelar pelo amor, dando força nos momentos difíceis e partilhando as alegrias.

Veja as tendências para casamento 2014 e encontre os melhores fornecedores de casamento no guia do Zankyou!


Julia Pessoa é designer, trabalhou com produção de arte na TV Globo, antes de se apaixonar por casamentos. Produziu sozinha seu casório e depois de fazer diversos cursos no Rio e em São Paulo, começou a ajudar outras noivinhas desesperadas no processo, muitas vezes estressante, mas compensador. É organizada e metódica, por isso a profissão lhe caiu tão bem. Adora o que faz e tem enorme carinho por todas as suas noivas e clientes! No blog Oh Happy day, compartilha suas ideias e inspirações.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Manual para encontrar o espaço ideal para o seu casamento: 10 dicas importantíssimas!
Manual para encontrar o espaço ideal para o seu casamento: 10 dicas importantíssimas!
Uma das primeiras decisões após o noivado é o local do casamento. Geralmente os espaços são disputados e precisam d...
Quem escolher para ser madrinha e padrinho de casamento?
Quem escolher para ser madrinha e padrinho de casamento?
A hora de convidar seus padrinhos para a festa de casamento é sempre complicada, porque primeiro tem que ser uma e...
Manual do convidado gente boa: 15 gafes que você NÃO pode cometer em um casamento!
Manual do convidado gente boa: 15 gafes que você NÃO pode cometer em um casamento!
Assim como existe uma cartilha de bons costumes a ser seguida pelos noivos, os convidados também precisam ter o mín...
Como escolher a formação ideal do grupo de música para cerimônia de casamento?
Como escolher a formação ideal do grupo de música para cerimônia de casamento?
Muitos casais que pretendem contratar um grupo musical ou orquestra para suas cerimônias podem se perguntar: qual a melhor formação para o grupo musical do grande dia? Quantos músicos são necessários? Quais instrumentos? As dicas abaixo vão ajudar a elucidar algumas dúvidas constantes que podem aparecer na busca do grupo musical perfeito.
Noivas modernas: um manual ilustrativo
Noivas modernas: um manual ilustrativo
"Sou uma noiva moderna! E agora!?" deve se desesperar a noivinha que percebe que não combina nem um pouco com o clássico e o tradicional. Mas não há nada de errado em querer um casamento diferente. Afinal, o que importa é celebrar a união, certo? E será melhor ainda se for do seu jeito. Por isso, vale seguir as dicas deste breve, mas muito útil, manual ilustrativo para noivas modernas.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações