Martha Medeiros entre rendas

Modelo preto e branco da coleção "Alagoas", opção boa para noivinhas que querem fugir do comum! Foto: Divulgação Martha Medeiros

Quando se trata de renda, um dos primeiros nomes que se vem à cabeça é o da alagoana Martha Medeiros. Conhecida por seus trabalhos manuais belíssimos e pelas rendas que são base para peças ultra femininas, Martha é um dos nomes mais brasileiros mais conhecidos no ramo.

Com um dna nordestino à flor da pele, o trabalho da estilista tem mais de 25 anos e atualmente é escolha certa para as noivas e convidadas que desejam apostar em um look de noiva romântica. Afinal, a renda é super clássica e um material típico do visual feminino que podemos considerar como atemporal, é sempre uma aposta certeira.

Para convidadas e madrinhas: renda preta (poderosa!) da coleção "Renascença". Foto: Divulgação Martha Medeiros

O mais legal é que Martha trabalha junto com várias cooperativas de rendeiras da beira do Rio São Francisco. São cerca de 250 mulheres que envolvidas no processo da confecção das rendas que dão vida às peças da designer.

A estilista também e proprietária de uma boutique em Alagoas e de um ateliê em São Paulo. Além das duas lojas próprias, as peças podem ser encontradas em várias multimarcas espalhadas pelo país.

Vestido de noiva da coleção "Rio de Janeiro". Foto: Divulgação Martha Medeiros

Abaixo, um bate papo do Zankyou com a rendeira mais requisitada da moda!

ZK: Quando e como foi a descoberta pela paixão de desenhar roupas? 
MM: Comecei cedo, aos 8 anos, quando já fazia vestidos para as minhas próprias bonecas. Sempre fui apaixonada por renda e então resolvi conhecer o trabalho das rendeiras e bordadeirasem São Francisco. Comecei a organizar o trabalho delas com um olhar de estilista. Deu certo! Então pude criar alguns vestidos para a minha loja Maison M, uma multimarca, em Maceió.

ZK: Porque deciciu vir para São Paulo? Como foi essa mudança?
MM: Aos poucos meus vestidos em Maceió começaram a fazer sucesso e vi uma oportunidade de abrir minha própria marca em São Paulo.

Drama e sofisticação no vestido nude da coleção "Alagoas". Foto: Divulgação Martha Medeiros

ZK: Falando sobre sua paixão, a renda, quais são os tipos de renda que você trabalha?
MM: Bom, existem vários tipo de renda. A primeira delas, a renda Renascença criada por freiras Holandesas há 450 anos atrás. Esta renda é feita com a linha que costuramos um botão. Muito fina e delicada. Também trabalho com  a Renda Bilro, na qual utilizamos espinhos de mandacaru para fazê-la e com a Renda Filé, feita com redes de pescador.

Toda renda é criada de acordo com o desejo da cliente. Os vestidos de noiva, podem levar até mais de um ano para ficarem prontos! Isso acontece quando criamos rendas inspiradas em jóias de família, por exemplo. Tenho um vestido que estou fazendo desde março de 2010. Tive que criar uma renda em formato de laços, inspirado em um ítem simbólico da família da noiva. Está ficando incrível!

Mais opções para convidadas da coleção "Rio de Janeiro". Fotos: Divulgação Martha Medeiros

ZK: Na sua opinião, quais são as tendências para o vestido de noiva?
MM: Não existe tendência e sim o sonho da noiva. Cada vestido tem uma história, um desejo, além do meu olhar com um pouco de modernidade e estilo.

ZK: Qual a sua dica para uma noiva escolher o vestido perfeito?
MM: Bom, primeiro ela tem que escolher o que gosta de vestir. Além disso, todo cuidado é pouco, pois o vestido não pode virar uma fantasia. Quanto mais incrível, mais eterno ele será para ela.

Está em busca de um visual com inspiração romântica? Veja o top 20 de vestidos de noiva românticos e buquê para noivas românticas.

Mais informação sobre

Comentários (4)

Deixe seu comentário

Não entre em pânico: 6 soluções se algum jogo do Brasil cair no mesmo dia do seu casamento
Não entre em pânico: 6 soluções se algum jogo do Brasil cair no mesmo dia do seu casamento
Em 2 dias o Brasil e o mundo vão parar para o início da Copa do Mundo. Claro que a expectativa é de que tudo saia bem e que finalmente o Brasil conquiste o "hexa". Mas quem planejou se casar em junho ou julho de 2014? O que fazer? Como lidar com este fato que, para muitos é tão importante?
Tendência pet: casamento entre cães com tudo que os noivos têm direito
Tendência pet: casamento entre cães com tudo que os noivos têm direito
Saiba mais sobre os casamentos entre cachorros e de que forma essa moda está dominando o mundo dos donos de pets.
Rendas voltam com força em 2013
Rendas voltam com força em 2013
Rendas não são, de fato, novidade quando o assunto é vestido de noiva. Mas uma coisa é certa: elas voltam com força total em 2013 e agora estarão presentes em quase todos os estilos de vestidos.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações