Menu infantil no casamento: segredo para agradar as crianças e os seus pais!

Agradar o paladar dos convidados e passar a personalidade do casal ao que vai ser servido é uma das grandes preocupações na hora de escolher o menu do grande dia. Conseguir um cardápio de sucesso exige atenção ao que o transformará em inesquecível para cada um dos seus convidados e mini convidados!

Além do menu, saiba também como fazer uma área infantil no casamento: alegria para os pequenos, tranquilidade para os pais!

zona-kidsJillian-Mitchell
Foto: Jillian Mitchell

Os participantes mais fofos da sua celebração requerem uma atenção especial na elaboração do menu já que, normalmente, têm um paladar com menos predileção por temperos e ingredientes diferentes. Além disso, algumas crianças podem ter diferentes tipos de restrições alimentares.

E como a tranquilidade dos papais é uma das chaves para se ter um casamento perfeito, pensar em momentos de diversão à mesa para os mais pequeninos garantirá uma celebração inesquecível para todos.

Pensando sobre o tema, conversamos com quatro buffets de casamento diferentes, Addad Franco Gastronomia, Buffet Ponto 3, Buffet Zest Cozinha Criativa e Rappanui Gastronomia para que eles nos esclarecessem as dúvidas mais comuns sobre como organizar um menu infantil perfeito para um casamento!

Zest - pastel de algodao doceSaiba mais sobre “ Zest Cozinha Criativa”
Pastel de Algodão Doce by Zest Cozinha Criativa – Foto: divulgação

Como planejar o menu infantil

Ao contratar o buffet de casamento dos seus sonhos, todos os noivos têm muitas expectativas sobre como deve ser a comida no grande dia. No entanto, de acordo com Magloni Franco, do Addad Franco Gastronomia, “eles têm várias coisas em mente, o estilo do serviço, a identidade do seu cardápio, mas não é comum que eles lembrem dos mini-convidados!”

O carinho dedicado ao paladar dos convidados adultos também pode se estender aos convidados mirins da sua festa: elaborar um menu infantil é cuidar daqueles que trarão muita alegria para a sua celebração!

comidinhas-festa-infantil-buffet-addad-franco-1
Foto: Divulgação Addad Franco

Crianças de 2 a 10 anos: idades perfeitas para saborear um menu especialmente feito para elas!

Para Daniela Kishimoto, do Buffet Zest Cozinha Criativa, um dos elementos mais importantes a ser considerado para a contratação do menu infantil é a quantidade de crianças que assistiá o evento. Com essa informação em mãos, o buffet pode sugerir cardápios mais adequados para cada casamento.

Outro aspecto importante da elaboração do cardápio mirim é a idade das crianças que participarão do evento. Rappanui Gastronomia recomenda que os pais de crianças menores de 2 anos levem a sua comida para a celebração e que as alimentem, já que crianças nessa idade costumam ter uma dieta bastante especial.

Entre os dois e os dez anos de idade as crianças começam a alimentar-se sozinhas e já não requerem, obrigatoriamente, a presença dos pais. É para essa faixa etária que os buffets recomendam a contratação dos serviços de cardápio infantil.

Monica_Dantas Fotografias -113 - RappanuiSaiba mais sobre “Rappanui Gastronomia”
Buffet: Rappanui Gastronomia | Foto: Mônica Dantas
ponto33333333333333Saiba mais sobre “Ponto3 buffet”
Ponto3 buffet – Foto: divulgação

Como servir o menu infantil?

Comer junto com os pais ou em uma zona exclusiva para crianças? Os buffets são unânimes em indicar que uma zona especial para crianças é ideal na hora de agradar os pequeninos! Transforme aquele cantinho esquecido numa zona especial para as crianças inserindo decorações divertidas e plaquinhas com a identidade do casamento.

O importante é que esse espaço seja confortável e adaptado às necessidades dos convidados. Magloni Franco, do Addad Franco Gastronomia ressalta que esse espaço deve ser um “cantinho mais tranquilo, que tenha um pequenino lounge com móveis mais baixinhos e elementos que despertem sua curiosidade, eles vão se sentir seguros e bem cuidados em um ambiente que fale a linguagem deles”.

Buscando inspiração para as fotos do seus mini-convidados? Inspire-se com a nossa galeria de Crianças e avós nos casamentos: passado e futuro unidos para emocionar!

babies-buffet-addad-kids-destaque
Foto: Divulgação Addad Franco
zest cookieSaiba mais sobre “Zest Cozinha Criativa”
Zest Cozinha Criativa – Foto: Divulgação

O Buffet Ponto 3 recomenda que, caso os noivos optem por não criar um espaço kids, é importante que organizem com o buffet e o cerimonial o horário e local mais adequado para servir aos mais jovens da festa, garantindo assim, que tudo corra perfeitamente.

O horário de servir os pratos infantis deve respeitar os horários tradicionais do almoço e jantar, já que as crianças normalmente seguem esses horários em casa. Assim, será possível garantir que nenhum convidado mirim fique rabugento por esperar pelas delícias preparadas pelo buffet e consequentemente, os pais estejam tranquilos.

Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!

ZestSaiba mais sobre “Zest Cozinha Criativa”
Zest Cozinha Criativa – Foto: Divulgação
addad gastro
Addad Franco Gastronomia – Foto: divulgação

Empratados, mini-pratinhos ou finger food? Qualquer que seja o estilo do cardápio, os buffets ressaltam que os quitutes escolhidos devem possuir propriedades nutricionais que deixem os papais tranquilos quanto à comida dos filhos durante a festa. Opções saudáveis e divertidas de pratos conhecidos, com pouca gordura e vegetais e legumes variados são opções que certamente conquistarão o coração e o estômago de meninos e meninas!

zest polenta do amorSaiba mais sobre “ Zest Cozinha Criativa”
Polenta do amor by Zest Cozinha Criativa – Foto: divulgação

Pratos que sempre agradam

É possível preparar um menu com pequenas e deliciosas entradas que podem ser saboreadas no meio das brincadeiras e que também tenha um prato principal mais saudável e nutritivo.

Para o Rappanui Gastronomia, salvo raras exceções, as crianças costumam não gostar de pratos muito ousados e diferentes, por isso é importante criar um menu com receitas conhecidas, como:

  • Massa com molho de tomate ou
  • Bolinhos de carne com legumes.

Para Addad Franco Gastronomia, são o maior sucesso entre os pequeninos as seguintes receitas:

  • Frango grelhado com creme de milho
  • Cubos de salmão com purê de mandioquinha e brocólis
  •  Strogonofe apresentada em versão miniatura

Para dicas sobre como escolher o tipo de serviço para o buffet do seu casamento, leia Serviços de Buffet para casamento: conheça todos eles e escolha o seu!

rappanuiSaiba mais sobre “Rappanui Gastronomia”
Rappanui – Foto: divulgação
ponto34Saiba mais sobre “Ponto3 Buffet”
Ponto 3 Buffet – Foto: Divulgação

Daniela Kishimoto, do Buffet Zest Cozinha Criativa garante que nem sempre é necessário optar por um cardápio voltado para as crianças, pois é possível incluir no menu adulto algumas opções de massas simples com molhos leves e sem temperos fortes, perfeitas para os paladares dos mais jovens!

Pensar nas restrições alimentares desses exigentes convidados, assim como com os adultos, é essencial para garantir que os seus mini-convidados saiam satisfeitos! Para isso, o Buffet Ponto 3 sugere trocar ingredientes de receitas tradicionais para adaptar ao gosto de todos as restrições alimentares de algumas crianças:

“Um bom exemplo é o pão de queijo que já mudamos a receita e utilizamos como ingrediente principal a batata doce, ficou uma delícia!”. Assim, você garante que nenhuma criança vai se sentir de fora na sua celebração!

pao de queijoSaiba mais sobre “Ponto 3 Buffet ”
Ponto 3 Buffet – Foto: divulgação
Peixes - Rappanui
Foto: Divulgação Rappanui Gastronomia

Conseguir que as crianças se alimentem de maneira adequada e que se divirtam durante o seu casamento é fácil, basta colocar muito carinho e cuidado no planejamento do menu que irá ser oferecido. Certeza que os seus mini-convidados agradecerão por poder compartilhar com os papais essa divertida e saudável celebração do amor! Siga lendo: Drinques sem álcool no seu casamento: seus convidados vão adorar!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher joias com PEDRAS & PÉROLAS perfeitas para noivas!
Como escolher joias com PEDRAS & PÉROLAS perfeitas para noivas!
Se os diamantes são os melhores amigos de uma mulher, as joias são as melhores amigas de uma noiva. Adornadas com pedras ou pérolas, elas vão te deixar ainda mais deslumbrante no seu grande dia. Veja dicas de como usá-las para valorizar ao máximo a sua beleza!
Foto: Gabriel and Carin Photography
Como manter o anel de noivado como NOVO: dicas ÚTEIS de limpeza e manutenção!
A sua aliança de noivado anuncia a todos que você está prestes a embarcar em um casamento. Saiba como cuidar desse símbolo de amor para que ele esteja como novo no dia do casamento e sempre!
Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Os brincos são um dos acessórios mais importantes para completar com sucesso, o visual da noiva. Para você saber quais são os fatores essenciais na hora de decidir qual modelo usar, preparamos uma lista com dicas infalíveis para te ajudar!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações