Menu vegetariano e diet: saiba por que apostar neles para o cardápio do seu casamento!

Assim como o mercado dos alimentos vem se adaptando de forma crescente às novas demandas de alimentação com opções de produtos sem açúcar, sem glúten ou feitos especialmente para vegetarianos ou veganos, os principais buffets especializados em eventos sociais não poderiam fazer diferente. Afinal, em ocasiões como um casamento, a comida é um dos itens mais importantes e que faz toda a diferença na satisfação dos convidados!

Através de receitas cuidadosamente elaboradas e criadas especialmente para atender às mais diversas exigências e paladares dos noivos, padrinhos e demais convidados, os melhores serviços de buffet e catering compõem menus alternativos e para lá de atrativos com apetitosas opções para o grande dia que vão desde delícias diet vegetarianas até receitas orgânicas e 100% livres de glúten e sem lactose.

Barollo GastronomiaEntre em contato com Barollo Gastronomia
Barollo Gastronomia. Foto: Divulgação

Conversamos com alguns dos buffets que são referência no ramo e descobrimos por que vale tanto a pena investir nessas opções para o seu casamento. Confira e descubra você também!

Menu alternativo: por que inserir?

Para alguns, a princípio apostar em um menu voltado para um público com preferências ou restrições alimentares pode até parecer algo supérfluo diante de tantas preocupações pré-casamento. Mas, de acordo com especialistas da área, esta tem sido uma demanda crescente que deve ser levada em conta pelos noivos, já que as pessoas estão cada vez mais buscando por produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Suzete Hipólito, da Pimenta Rosa Gastronomia, explica que o menu equilibrado é ideal para atender aos noivos com esta preocupação:

É importante que os menus hoje sejam ecléticos, porque hoje em dia tem crescido o número de pessoas que optam por uma alimentação saudável. Além disso, existem convidados com restrições alimentares, por isso precisamos inserir em seu menu itens que possam agradar aos mais diversos paladares“, aponta a profissional, que atende especialmente clientes de casamento.

Samantha Laurindo GastronomiaEntre em contato com Samantha Laurindo Gastronomia
Samantha Laurindo Gastronomia. Foto: Dani Vargas

Delícias que agradam a todos

E se você espera ver cara feia por parte dos não-adeptos a estas diferentes formas de alimentação, está bem enganado! Elaboradas por chefs experientes, essas receitas exclusivas são tão leves e saborosas que costumam dar água na boca até mesmo de quem não tem nenhuma restrição ou preferência alimentar.

Nossos destaques ficam por conta dos itens neutros à base de cogumelos e legumes para os vegetarianos, além das massas com queijo e, para quem tem restrição ao glúten, trazemos alimentos à base de aipim. Cada item vem identificado na bandeja, e no nosso buffet, os garçons são alertados sobre as especificidades de cada item antes de servir aos convidados“, explica Suzete.

Pimenta Rosa GastronomiaEntre em contato com Pimenta Rosa Gastronomia
Pimenta Rosa Gastronomia. Foto: Divulgação

Outro destaque dentro desta nova configuração de menu é a presença dos orgânicos – alguns deles, inclusive, produzidos pelo próprio buffet, como é o caso da  Samantha Laurindo Gastronomia.

Hoje nós já usamos na maioria de nossas preparações as verduras e ervas da nossa Horta orgânica. Notamos que a preferência por produtos orgânicos nos Buffets de casamento vem crescendo muito, tanto pela preocupação dos noivos em oferecer aos convidados produtos mais saudáveis, como para incentivar a produção e consumo desse tipo de alimento – sem contar no sabor que é muito melhor!“, revela Samantha.

Não deixe de ler: Buffet japonês em casamentos: uma delícia que já virou tradição!

Samantha Laurindo Gastronomia Entre em contato com Samantha Laurindo Gastronomia
Samantha Laurindo Gastronomia. Foto: Divulgação

Equilíbrio no menu

Ter no cardápio itens que são bonitos, atrativos, gostosos e adequados a todos os grupos de convidados é muito importante – mas vale lembrar que o equilíbrio, como tudo no mundo dos casamentos, deve vir em primeiro lugar. Como a ideia neste caso é diversificar, o ideal é que esses itens venham “pinçados” entre os demais do menu. A Pimenta Rosa Gastronomia, por exemplo, costuma inserir meia dúzia de opções diferenciadas de acordo com a proposta solicitada pelos noivos.

“O buffet do casamento não precisa ser 100% glúten free ou lactose free, por exemplo – isso poderia tornar o cardápio muito limitado para um evento desse porte“, explica Samantha Laurindo.

Barollo GastronomiaEntre em contato com Barollo Gastronomia
Barollo Gastronomia. Foto: Divulgação

Avise ao buffet. E aos convidados!

Se você pretende oferecer um menu alternativo no seu casamento, vá com calma: é preciso dar um passo de cada vez para que o buffet elabore uma proposta adequada ao que você pretende para a sua recepção.

Antes de definir o que será servido em seu casamento, é importante analisar bem o menu e escolher a comida de acordo com o objetivo, seja ele apresentar uma comida mais leve para todos ou apenas incluir no menu opções pra pessoas que têm alguma restrição alimentar”, recomenda Samantha.

Confira também: Culinária brasileira em seu casamento: conheça todas as dicas de nossos experts!

Pimenta Rosa GastronomiaEntre em contato com Pimenta Rosa Gastronomia
Pimenta Rosa Gastronomia. Foto: Divulgação
Pimenta Rosa GastronomiaEntre em contato com Pimenta Rosa Gastronomia
Pimenta Rosa Gastronomia. Foto: Divulgação

E um lembrete importantíssimo para o sucesso da sua recepção: se você pretende oferece um menu exclusivamente vegetariano, por exemplo, convém informar isso aos convidados com antecedência. Por mais que os quitutes sejam capazes de encantar até o mais cético dos paladares, deixá-los a par desta preferência evita incômodos e prepara muitos dos envolvidos para uma experiência gastronômica diferente – e, por que não, surpreendente?

Interessado em formatos diferentes de buffet? Então vai gostar de ler também Você sabe o que é um Eating Time em casamentos? e Dicas fantásticas para montar o menu certo para cada estilo de casamento

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Os brincos são um dos acessórios mais importantes para completar com sucesso, o visual da noiva. Para você saber quais são os fatores essenciais na hora de decidir qual modelo usar, preparamos uma lista com dicas infalíveis para te ajudar!
Como escolher joias com PEDRAS & PÉROLAS perfeitas para noivas!
Como escolher joias com PEDRAS & PÉROLAS perfeitas para noivas!
Se os diamantes são os melhores amigos de uma mulher, as joias são as melhores amigas de uma noiva. Adornadas com pedras ou pérolas, elas vão te deixar ainda mais deslumbrante no seu grande dia. Veja dicas de como usá-las para valorizar ao máximo a sua beleza!
Foto: Gabriel and Carin Photography
Como manter o anel de noivado como NOVO: dicas ÚTEIS de limpeza e manutenção!
A sua aliança de noivado anuncia a todos que você está prestes a embarcar em um casamento. Saiba como cuidar desse símbolo de amor para que ele esteja como novo no dia do casamento e sempre!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações