Mini guia para um casamento CLÁSSICO perfeito: do convite às lembrancinhas!

Mini guia para um casamento CLÁSSICO perfeito: do convite às lembrancinhas!

Clássicos são para sempre. Se vocês são um casal que querem fazer um casamento à prova de modismos, confiram essas dicas fundamentais com todos os segredos para uma cerimônia e uma festa clássicas e lindas.

  • Convites e identidade visual
  • Recomendações
  • Sponsored

Você sempre sonhou em fazer um casamento clássico, mas não sabe por onde começar, que flores escolher, o que oferecer, como decorar? Conversamos com o cerimonialista Rafael Flores e ele nos orientou para montar este mini guia de como fazer um casamento clássico perfeito! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa para arrasar!

salvarrafael2
Rafael Flores Cerimonial – Foto: Fabrícia Soares

O convite

Segundo a tradição, são os pais dos noivos que convidam para a cerimônia de casamento. Como hoje em dia quem acaba arcando com as despesas do grande dia são os próprios noivos, nada impede que sejam eles mesmos a convidar. No entanto, se o casamento é clássico, os convites devem seguir o estilo. “Convites grandes e com letras manuscritas, assim como o uso de calígrafo ainda estão em alta e são bem elegantes”, sugere Rafael Flores.

O horário do casamento

Um casamento clássico pode ser realizado à noite ou durante o dia, mas é importante os noivos terem em conta alguns detalhes. Num casamento pela manhã, é importante pensar quanto tempo as pessoas terão para se arrumar para o evento. Outra preocupação deve ser o deslocamento até o casamento: afinal, se o lugar for distante, os convidados precisarão de mais tempo para chegar (e se o casamento for pela manhã, a preparação de cada um fica mais complicada). Uma outra questão é que casamentos diurnos pedem trajes mais leves e informais. Tendo isso em conta, Rafael Flores sugere que os noivos se perguntem quão formal gostariam que fosse seu evento.

salvar10012605_757297110947491_1207335924_n
Rafael Flores Cerimonial – Foto: The Kiwi Studio

A decoração da cerimônia

Você, noiva, que ficou colecionando fotos em redes sociais, saiba que sua inspiração precisa se adaptar à realidade do lugar onde você escolheu casar. Segundo Rafael Flores, a largura do corredor por onde o cortejo vai passar é que vai determinar o tamanho dos arranjos.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

“Não opte por arranjos e flores volumosas se o seu trajeto for estreito. Na filmagem fica sempre visível o ‘desviar’ dos arranjos”, justifica ele.

No caso de cerimônias ao ar livre, a sugestão do cerimonialista é apostar por elementos decorativos baixos e pesados para os noivos não levarem nenhum susto em caso de vento.

salvarRafael Flores Cerimonial. Foto: Divulgação
Rafael Flores Cerimonial. Foto: The Kiwi Studio
salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: The Kiwi Studio

As cores 

A base clara é fundamental para dar leveza ao evento e se a noiva quer mesmo apostar no clássico dos clássicos, as  combinação imbatíveis são:

  • Verde e branco
  • Nude
  • Azul e amarelo  
  • Variações de rosa
salvarrafael 3
Rafael Flores Cerimonial – Foto: Fabrícia Soares
salvarRafael Flores Cerimonial. Foto: Divulgação
Rafael Flores Cerimonial – Foto: Fabrícia Soares
salvar1456676_699990303344839_1662122026_n
Rafael Flores Cerimonial – Foto: Ale Borges

As Flores

Rosas e orquídeas são flores atemporais para a decoração de casamentos. E embora os arranjos grandes e redondos ainda sejam os mais procurados, flores em arranjos menores, na água, em composição com vasos de tamanhos e formatos diferentes dão um ar romântico e leve à mesa.

salvarRafael Flores Cerimonial. Foto: Romariz Studio
Rafael Flores Cerimonial. Foto: The kiwi Studio

Os móveis

Outro ponto importante no ambiente da festa é o mobiliário, que não precisa ser austero só porque vocês optaram por um casamento clássico.

Usem e abusem de misturas, tanto de estampas quanto de materiais. Tudo pode ser usado. Confie no seu profissional de decoração, pois ele tem a visão do todo”, sugere Rafael Flores.

salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Kiwi Studio
salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Diego Correia

A harmonia entre os elementos

Publicitário por formação, Rafael Flores trouxe desse universo a preocupação com o todo da festa, a importância de ser dar unidade a um evento.

“A pessoa que receber o convite precisa saber que está entrando na mesma festa. O convite, a decoração, as flores, as cores, os estilos, as plaquinhas de doce, a pista de dança e as vezes o próprio buffet, precisam estar em sintonia”, diz.

No entanto, ele não se abala com noivinhos que chegam cheios de referências que não combinam entre si. “É de costume o leigo em festa olhar os pontos separadamente: eu gosto dessa cadeira, desse tipo de arranjo, dessa mesa, dessa forminha… e os elementos não falarem entre si… cabe a nós, profissionais, trazer essa limpeza e essa unidade”, explica.

salvarRafael Flores Cerimonial. Foto: The Kiwi Studio
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Romariz Studio

O bolo

O naked cake veio para ficar mas não é capaz de abalar a elegância de um bolo todo branco. E se os noivinhos no topo do bolo andaram com força até bem recentemente, agora têm sido deixados de lado. O que não quer dizer que vocês precisem abrir mão desse elemento, se acharem mesmo importante. O fundamental é manter a harmonia. “Se sua festa tem uma cor bem marcada, não tenha medo de ousar”, diz Rafael Flores.

salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Raoní Aguiar
salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Sergio Ronaldo

As lembrancinhas 

Rafael sugere  que os noivos ofereçam doces, bem casados, chocolates e amêndoas – “coisas que as pessoas só encontrariam em um casamento” – ou fotos divertidas.

A melhor dica 

“Conte ao seu produtor absolutamente tudo que você espera que aconteça (do lencinho que você gostaria para os bancos da igreja, das bolinhas de sabão pra saída, das plaquinhas divertidas pra pista… tudo, até mesmo a coisa mais boba) para que tudo saia do jeito que vocês sonharam e sem preocupações”, sugere ele.

salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: The Kiwi Studio
salvar
Rafael Flores Cerimonial. Foto: Diego Correia

Se você, como Rafael Flores, acredita que um casamento deve ser pensado em sua totalidade – “confortável para os convidados, boa música, boa comida e anfitriões felizes e animados” – Rafael Florese agende uma conversa.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Rafael Flores Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial