Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!

A escolha do vestido de noiva deve abordar algumas questões como sua personalidade, biotipo, estação do ano, estilo e horário do casamento. Mas, além disso, que tal ir um pouco mais a fundo para conhecer o que há de melhor em termos de opções e funcionalidades dos tecidos? São diversas possibilidades que implicam diretamente no corte, caimento, textura e volume da peça, transformando e dando vida ao design tão sonhado. Esta deve ser uma decisão cuidadosa e muito bem pensada, por isso, não deixe de conferir nosso Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!

Vestidos de noiva fluidos
Noivas Karen Rodrigues – Foto: divulgação

1. Organza 

Tecido transparente, delicado e com trama simples, que confere um caimento leve e esvoaçante ao vestido. A organza também é conhecida por ser levemente estruturada, sendo indicada para compor detalhes, volumes e sobreposições, fornecendo um aspecto elegante e diferenciado à peça.

Aproveite e Conheça as características do vestido de noiva perfeito para 2018!

Vestido de noiva de organza
Carlos Bacchi Atelier – Foto: divulgação

2. Cetim de seda

Tecido que emana brilho, glamour, com um delicioso toque acetinado, de visual nobre e caimento leve. Geralmente utilizado em vestidos com modelagem que adere e valoriza a silhueta, como os modelos sereia, ou participando de saias que demonstram sua incrível fluidez.

Peças criadas com cetim de seda, como o belíssimo modelo confeccionado por  Sérgio Gavioli, emanam uma sensação de sensualidade e encantamento, mas sem perder o ar elegante e sofisticado. Podem receber diversos tipos de bordados e aplicações, proporcionando um toque ainda mais glamouroso ao vestido.

Sérgio GavioliAgende um horário com Sérgio Gavioli
Sérgio Gavioli – Foto: divulgação

3. Cetim Duchese 

Este é um tipo de cetim com caimento bem estruturado, de aparência delicada e toque acetinado. Pode ser utilizando tanto em criações sofisticadas quanto em modelos mais simples, sem aplicação de bordados ou pedrarias. É uma ótima aposta para vestidos justos ou para criar saias de aspecto levemente volumoso.

Para se inspirar: Vestidos de noiva na cor champanhe: os mais lindos para 2018!

Vestido de noiva em cetim duchese
Rosa Clará – Foto: divulgação

4. Renda Chantilly 

De origem francesa, especificamente da região de Chantilly, esta renda é fina, delicada e transparente, costuma oferecer padronagens repletas de flores e galhos, e acabou por se tornar a preferida entre noivas clássicas e românticas. Costuma participar da produção de vestidos leves e delicados, se tornando um verdadeiro curinga, pois pode ser utilizada em modelos de diversos estilos.

Um bom exemplo é esta linda criação elaborada pela estilista Daisy Abreu, modelista e costureira desde a infância, que oferece um trabalho artesanal delicado e minucioso. A artista abusa da aplicação de rendas, pedrarias e bordados, desenvolvendo vestidos personalizados de acordo com os desejos de suas noivas.

Daisy Abreu Haute CoutureAgende um horário com Daisy Abreu Haute Couture
Daisy Abreu Haute Couture – Foto: divulgação

5. Renda Soutache 

Recebeu esta nomenclatura porque possui um cordão que contorna os desenhos proporcionando um aspecto de profundidade aos florais, se tornando um tecido pesado, ideal para vestidos mais justos e estruturados ou surgindo aplicada sobre tecidos de maior leveza. É comumente utilizada por noivas clássicas que desejam assegurar um toque todo especial ao modelo.

Descubra quais são os Hits que prometem pegar nos vestidos de noiva e festa!

Vestido de noiva com renda soutache
Atelier Carol Hungria – Foto: Patrick Enoc

6. Guipure 

Renda com desenhos em relevo que apresentam motivos florais e arabescos, de aspecto mais encorpado e origem francesa, é considerada a mais nobre das rendas. Noivas que desejam um vestido diferenciado, que apresente aplicações em locais estratégicos, costumam apostar na beleza e ousadia do guipure.

Noivas que residem na cidade de Belo Horizonte, encontram na  Vila La Vie Noivas uma linha de vestidos deslumbrantes nas opções de venda ou aluguel. Além dos modelos prontos, a empresa ainda conta com uma equipe de estilistas e modelistas de estilo único e inovador, prontos para desenvolver o modelo com o qual sempre sonhou.

Vila la Vie NoivasAgende um horário com Vila la Vie Noivas
Vila la Vie Noivas – Foto: divulgação

7. Tule 

O tule é um tecido que se tornou um verdadeiro clássico na roda da alta costura, pois imprime uma estética que remete à leveza e ousadia, de acordo com o modo de sua aplicação. Nos vestidos de noiva surge compondo saias, pequenos detalhes e peças com volumes e sobreposições, podendo ou não receber forrações. Vale lembrar que este tecido pode ser encontrado em composições de seda, nylon e até mesmo de algodão.

Conhecida pela criação de modelos fluidos e delicados, Karen Rodrigues costuma utilizar o tule para proporcionar um ar suave e romântico aos vestidos. Esta grande estilista se utiliza de técnicas onde une rendas, bordados e texturas a tecidos de extrema leveza, resultando em peças que encantam mulheres ousadas, que procuram fugir ao tradicional.

Se apaixone pelos Vestidos de noiva com tule: modelos lindos da tendência mais romântica de todas!

Noivas Karen RodriguesAgende um horário com Noivas Karen Rodrigues
Noivas Karen Rodrigues – Foto: divulgação

8. Tule point d’esprit 

Este tule possui um caimento bem próximo ao tule francês, porém, se difere do mesmo por apresentar desenhos e até mesmos estampas, poás ou bordados. Se tornou uma das melhores opções para a confecção de sobreposições, decotes e mangas, proporcionando elegância e um ar diferenciado ao vestido.

O Morena Andrade Atelier é um espaço aconchegante administrado por mãe e filha, que confecciona modelos personalizados com forte inspiração nos Garden Weddings. Suas peças possuem um aspecto romântico, com aquele arzinho vintage, repletas de detalhes, onde o design clássico entra em perfeita harmonia com toques joviais e contemporâneos.

Morena Andrade AtelierAgende um horário com Morena Andrade Atelier
Morena Andrade Atelier – Foto: Fabricia Soares

9. Musseline de seda 

Tecido perfeito para quem deseja utilizar um vestido mais leve, que apresente uma transparência sofisticada e caimento impecável. Costuma compor peças de aparência romântica e fluida, mas também pode ser usado em sobreposições. Ideal para a confecção de modelos para casamentos diurnos e ao ar livre.

Vestido de noiva em musseline de seda
Nouveau por Giselle Nasser – Foto: divulgação

10. Zibeline 

Tecido de seda que apresenta uma superfície sarjada e com um leve brilho, proporcionando à peça um aspecto nobre, porém delicado. Seu caimento estruturado permite a confecção de vestidos que favorecem a silhueta e possibilita a criação de saias com pregas e dobraduras bem marcadas.

Vestido de noiva de zibeline
Martina Liana – Foto: divulgação

11. Gazar de seda

Tecido de seda com um toque empapelado e caimento leve, se tornando ideal para a confecção de detalhes e recortes, além de participar de volumes e delicadas sobreposições. Apresenta uma belíssima face acetinada e brilho suave, conferindo um efeito sofisticado e elegante ao vestido.

Este tecido costuma ser utilizado em peças de alta costura, como neste magnífico vestido desenvolvido por Vivian Kherlakian. A estilista cria modelos exclusivos, de acordo com a personalidade e estilo de cada cliente, oferecendo inúmeras possibilidades de bordados, combinações de materiais e tecidos nobres.

Vivian KherlakianAgende um horário com Vivian Kherlakian
Vivian Kherlakian – Foto: divulgação

12. Tafetá 

O tafetá oferece um toque suave e caimento estruturado, porém maleável. Sua superfície levemente acetinada, garante um aspecto diferenciado a modelos que pedem saias longas ou volumosas, gerando um efeito impressionante, próprio para noivas que almejam um visual requintado e glamouroso.

Vestido de noiva em tafetá de seda
Danielle Benício Alta Costura – Foto: Kika Antunes

13. Chiffon 

Este tecido pode ser encontrado em composições de seda, poliamida ou poliéster, apresentando uma suave transparência e textura levemente crespa. De toque macio e caimento gracioso, costuma ser utilizado na confecção de vestidos amplos e soltos, além de participar da composição de volumes ou surgir em sobreposições.

Vera Wang – Foto: divulgação

14. Crepe 

De aspecto opaco, o crepe oferece uma superfície creponada e toque áspero. Seu caimento é levemente estruturado, o que o torna o tecido perfeito para a confecção de vestidos singelos, com design minimalista, onde são aplicados detalhes em renda para dar aquele ar romântico ao look.

Vestido de noiva de crepe
Christos – Foto: divulgação

15. Mikado 

É um tipo de seda natural e de maior espessura, mais pesada do que a maioria dos tecidos, se tornou a queridinha de marcas e estilistas famosos. Este tecido se tornou um dos mais utilizados em peças que necessitam de maior volume e apresenta uma grande vantagem em relação aos demais, pois não amassa com facilidade.

Confira os Vestidos de noiva Pronovias 2019: magia e tendências arrasadoras no desfile mais aguardado

Vestido de noiva mikado
Pronovias – Foto: divulgação

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva, escolha o que possua um caimento que esteja de acordo com o modelo que você elegeu. Na dúvida, converse com seu estilista para que ele possa indicar as melhores possibilidades.

*Post publicado em 07/05/2018 e republicado em 12/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Photo : Cymbeline
Cymbeline presta homenagem a Paris em sua próxima coleção de vestidos de noiva 2019
Descubra as novas coleções de vestidos de noiva da famosa marca de moda francesa Cymbeline. Você vai querer todos!
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Aluguel de vestido de noiva ou madrinha: as 6 principais vantagens!
Aluguel de vestido de noiva ou madrinha: as 6 principais vantagens!
Especialmente para as noivas que precisam arcar com todos os custos do casório, o aluguel do vestido se mostra como uma boa e econômica alternativa. Mas essa não é a única vantagem para um aluguel de vestido de noiva ou madrinha. Confira nossa lista!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações