Véu: usá-lo ou não usá-lo, eis a questão. Veja as respostas das leitoras!

Chega o momento de mais uma #perguntadasemana! Desta vez, com o material suculento que retiramos de nossas redes sociais graças às nossas leitoras, respondemos a pergunta: véu: usá-lo ou não usá-lo, eis a questão…  Antigamente, esta abordagem seria inviável, mas hoje podemos desfrutar de grande liberdade na hora de escolher o look perfeito, aquele que melhor corresponde à personalidade de cada uma. Vamos ver o que nossas seguidoras responderam?

Confira nossa galeria de véus de noiva 2017: seu look ainda mais especial!

Etiquette | Boutique du MariageSaiba mais sobre “Etiquette | Boutique du Mariage”
Etiquette | Boutique du Mariage – Foto: divulgação

Um pouco de história

Nunca é demais saber de onde vem certas tradições e, talvez, agir de acordo com elas. No entanto, algumas dependem do local de origem. Por exemplo: no Oriente, o véu tinha a ver com os casamentos arranjados, já que as mulheres se cobriam para evitar a rejeição do homem, que via a noiva pela primeira vez naquele momento. Ele também era um símbolo da submissão das mulheres.

Na Grécia e em Roma ocorria algo parecido com o caso do Oriente, mas o véu também servia para evitar a inveja e o mau-olhado das outras mulheres presentes na celebração. E, embora o cristianismo não tenha introduzido a obrigatoriedade do véu no rito religioso até o século XIX, ele está relacionado com a pureza e a virgindade da noiva, com a adição de branco que representa esses estados.

Obviamente, o véu é um complemento clássico que muitas mulheres optam por usar no dia do casamento por sua elegância e firmeza na manutenção das tradições. Ele também é um reflexo de uma época em que o homem tinha poder de alguma forma. No entanto, todas podem se reinventar e estabelecer suas próprias tradições, como ocorre hoje com as noivas que usam o véu.

Foto: Manu Prats
Foto: Manu Prats

Ganha o véu!

O “sim” ao véu é o grande vencedor desta dura competição. De um lado do ringue, noivas “com véu” derrotaram as “sem véu”, embora estas últimas também tenham muito a dizer. No entanto, vamos aos argumentos das vencedoras, que levantam o punho na vitória com múltiplas justificativas e opções. Por exemplo, muitas seguidoras consideram um luxo o véu cobrindo o rosto na entrada da noiva – mas não o usariam – outras defendem o véu, mas apenas para cobrir os cabelos. Dentre as defensoras, existem as que preferem véus curtos, outras que preferem os longos, e aquelas que optam por um véu simples, sem detalhes exagerados. Tem de tudo!

Veja também: Penteados de noiva com véu 2017: escolha o seu!

Noonu Fotografía
Foto: Noonu Fotografía

O “não” também tem a sua voz

O “sim” ganha de goleada, mas o “não” tem grandes partidárias. Por quê? Os casamentos civis têm muito a ver com isso, pois o véu é, geralmente, reservado à esfera religiosa. Além disso, algumas justificam sua rejeição por causa das origens do véu e preferem fazer tudo a sua maneira. Em outros casos, as noivas preferem que o penteado – cuja perfeição é alcançada depois de muito esforço – não seja ofuscado por ele, ou preferem um coque para decorar o seu cabelo. Em geral, vestidos de noiva mais inovadores e descontraídos não costumam combinar com os véus.

Tipos de acessório de cabelo para noivas: descubra TODOS eles!

Foto: Eztiphoto
Foto: Eztiphoto

Depende…

Neste tipo de enquete, algumas seguidoras de nossas redes sociais, como em todas as esferas da vida, não têm uma resposta definitiva e preferem analisar a situação. Afinal, são tantas as opções, modelos, tamanhos e, principalmente, contextos que esta decisão acaba se tornado relativa. O véu é como colocar uma moldura em uma tela. Dependendo das circunstâncias, você pode complementar a pintura dando um acabamento perfeito à obra. Ou seja, dependendo do véu, você realça a beleza de seu vestido. É um acessório que depende da noiva e de sua personalidade, mas também do vestido, que é o principal ingrediente do traje de noiva. Alguns vestidos merecem a companhia de um bom véu, enquanto outros perderiam seu brilho com ele.

Você sabe qual a diferença entre os tipos de véus e acessórios de cabelo? Descubra e escolha o seu!

Foto: Lorena San José
Foto: Lorena San José

O que você acha? Você se identifica com alguma dessas posições? Embora tenhamos mostrado os pontos de vista de algumas dos nossas leitoras, no final, é você quem decide! Quer ver o resultado de outras perguntas da semana? Leia: Dormir juntos na véspera do casamento? Nossos leitores contam o que pensam! ou Convidar o ex para o casamento: Sim ou não? Saiba as respostas dos leitores!

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Nova York do seu jeito: sua lua de mel com a Abreu repleta de novas experiências
Nova York do seu jeito: sua lua de mel com a Abreu repleta de novas experiências
Os recém-casados que querem sair do comum e buscam agitação, exclusividade e opções cosmopolitas de lazer, contam com a nova proposta de destino de lua de mel oferecido pela Abreu Turismo: Nova Iorque. Com a Abreu os noivos podem desfrutar de vários tipos de programas, incluindo um fantástico jantar no cruzeiro, em cima do Rio Hudson!
Lua de mel em Dubai e Abu Dhabi: uma experiência totalmente diferente e muito especial
Lua de mel em Dubai e Abu Dhabi: uma experiência totalmente diferente e muito especial
Se você busca um destino exótico, moderno e uma experiência diferente de tudo o que você já provou, a Abreu Turismo preparou um pacote imperdível de lua de mel em Dubai e Abu Dhabi, destinos fascinantes para uma viagem inesquecível à dois!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações