Noivos: o que usar e o que não usar no dia do seu casamento

Você um dia achou que a roupa do noivo seria apenas mais um detalhe? Pois esqueça essa ideia! Mesmo que o escolhido não seja dos mais estilosos ou preocupados com a aparência, certos cuidados são IMPRESCINDÍVEIS! Vamos a eles!

Noivos
Traje: Eduardo Guinle – Foto: divulgação

Respeito à função

Saber que traje de noivo é traje de noivo, o que para alguns pode ser elementar, é na realidade um dos primeiros alertas. Quem explica é o especialista Eduardo Guinle, proprietário da loja que leva seu nome, no Rio de Janeiro. “Não acredito em regras quando o assunto é roupa de noivo, mas é preciso levar em conta, sim, que é uma situação especial e o homem precisa estar de acordo com seu papel no evento. O modelo deve refletir a personalidade do noivo, pode ser original, mas não é uma fantasia”, comenta.

Traje Eduardo Guinle Conheça o trabalho de Eduardo Guinle
Traje: Eduardo Guinle – Foto: divulgação

Nem largo, nem excessivamente slim

No caminho do que usar, Eduardo recomenda um terno clássico e elegante, composto por três peças – calça, paletó e colete -, na proporção FITTED. “A roupa precisar estar no corpo do noivo, o que significa dizer que todos os detalhes como bainha da calça e ajustes nos punhos e colarinho terão sido levados em conta, de acordo com o biotipo do cliente. O oposto disso, na minha opinião, seria o maior exemplo do que não usar no dia do casamento”, diz o expert, adepto também de uma boa camisa branca. 

Ainda segundo ele, o traje não pode estar largo, nem exageradamente slim fit. “Uma roupa muito ajustada funciona bem para a passarela, mas além de forçar o noivo a encolher a barriga durante toda a festa, pode ser um perigo na pista de dança, pois pode rasgar. Terno confortável também não significa que seja largo. Além de engordar, fica deselegante“, pondera.

Noivo baixinho, gordinho ou alto demais? Veja Como escolher o traje do noivo de acordo com seu biotipo: dicas de Eduardo Guinle!

Noivo por Ricardo AlmeidaEntre em contato com Ricardo Almeida
Traje: Ricardo Almeida – Foto: Nuno Palha
Noivos por FOCA
Foto: FOCA

Harmonia é fundamental

Quando falamos no que usar e no que não usar no dia do casamento, é preciso levar em conta também a harmonia com a proposta idealizada para a festa e a cerimônia, assim como o equilíbrio com estilo do vestido da noiva. “Mesmo com todas as referências trazidas pelos noivos, muito deles acompanhados pela futura esposa ou pela mãe, eu não abro mão do meu questionário. Lá estão informações como fotógrafo, local e horário da cerimônia e a partir delas vou construindo uma imagem mais clara sobre o que pode realmente funcionar para ele”, conta Eduardo Guinle.

Não sabe combinar cinto e sapato? Pois veja em: Como combinar o traje do noivo com o sapato: regras com cores!

Noivos
Traje: Eduardo Guinle – Foto: divulgação
Casal por Marina Maeda
Foto: Marina Maeda Fotografia
Noivos
Traje: Guerreiro Alfaiataria – Foto: Dreambox – Gi Meira

Bom senso como guia

A opção por um casamento clássico e noturno, por exemplo, tende a conduzir a escolha de um terno azul-marinho ou cinza chumbo, isso se o desejo não for meio-fraque, fraque ou smoking. Já mini weddings diurnos ou casamentos no campo e na praia permitem variações mais claras de azul, cinza e prata, além do marfim e do bege. Há espaço ainda para noivos inventivos, como looks com camisa quadriculada ou preta. Desde que combine com o todo, claro!

Com bom senso, pode-se também investir em composições ainda mais informais, como as que misturam calça de linho, bata ou camisa de tons claros a sandálias de couro marrom ou chinelos. Vão bem em cerimônias “pé na areia”, mas não muito além disso, por favor!

Quer saber mais sobre tipos de traje Traje para noivos: saiba identificar os diferentes tipos!

Noivos
Traje: Eduardo Guinle – Foto: Fabio Bahiense
Noivos
Trajes: Eduardo Guinle – Foto: V Rebel Fotografia
noivos
Foto: Aline Ribeiro Fotografia
Noivo alternativo
Foto: Gabriel Galvani
noivos
Foto: Dois em Um Fotografia
Noivos dançando
Foto: Aline Lelles

Gravata tradicional ou borboleta? 

Mesmo dispensada por alguns noivos, a gravata é um item que confere maior grau de formalidade e muita personalidade ao traje para o dia do casamento. Ela pode ser tradicional (mas não precisa combinar com o décor, ok?) ou mais estreita, que segundo o estilista Ricardo Almeida garante um ar jovial e combina com os ternos de corte slim fit. Quem parece estar roubando a cena no momento, no entanto, é a gravata borboleta. Ela faz sucesso garantido especialmente com os noivos mais moderninhos.

Segundo o casal Bruno Kruger e Douglas Saft, à frente da Dois Maridos, as gravatas no formato borboleta podem ser mais formais, produzidas com tecidos de alfaitaria, ou estampadas e coloridas, perfeitas para casamentos diurnos ou ao ar livre. Aqui o céu e o limite, justamente o oposto da versão preta usada no tradicional e restritivo traje Black Tie. “Contamos com uma variedade enorme de cores, estampas e materiais, por isso é compreensível que os noivos acabem optando por usá-las para reforçar o estilo pessoal, comenta o casal de sócios.

Usar uma borboleta ou não, mais uma vez, será uma questão de o noivo estar à vontade.

Noivo com gravata Dois MaridosEntre em contato com a Dois Maridos
Traje: Dois Maridos – Foto: divulgação
Borboletas Dois Maridos
Traje Dois Maridos – Foto: divulgação

Outro que arrasa nas gravatas borboletas e acessórios é a Velha Guarda Dândis. Apaixonado pelo estilo  retrô, Gerson, um dos criadores da marca, faz combinações inusitadas de cores e estampas. São  produtos únicos, inusitados e versáteis.

Velha Guarda DândisEntre em contato com Velha Guarda Dândis
Velha Guarda Dândis – Foto: Murilo Silva
Gravata borboleta
Velha Guarda Dândis – Foto: Divulgação
Noivos
Traje: Victoria Richards – Foto: Flavia Valsani

Gostou das nossas sugestões? Fique por dentro: Trajes de noivo 2018. 32 modelos irresistíveis para os noivos mais elegantes!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Layla Eloa
11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!
O casamento é um dia repleto de amor, alegrias e esperanças, e nada mais justo do que compartilhar este momento junto a pessoas que sejam realmente especiais em suas vidas! Se está em dúvida sobre determinados convidados, saiba quais são os 11 tipos de pessoas que você NÃO precisa convidar para o seu casamento!
Águas aromatizadas: uma opção saudável e LINDA para o seu casamento e seu dia a dia!
Águas aromatizadas: uma opção saudável e LINDA para o seu casamento e seu dia a dia!
Você já pensou em servir águas aromatizadas no seu casamento? É uma maneira de incrementar a ingesta de água no dia a dia e fazer bonito no seu grande dia. Confira dicas para aliar saúde, sabor e uma decoração inesquecível!
Não aos imprevistos: tudo o que você NÃO deve fazer próximo ao seu casamento!
Não aos imprevistos: tudo o que você NÃO deve fazer próximo ao seu casamento!
Diz o ditado que o seguro morreu de velho… Então siga essas dicas e não tenha nenhum imprevisto no dia do seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações