O programa de cerimônia: tudo o que você precisa saber!

É lógico que você deseja ter um casamento perfeitamente organizado do começo ao fim, certo? Mas talvez já tenha percebido o quanto é desgastante e difícil organizar cada detalhe de sua celebração. Por isso, hoje trazemos as melhores dicas sobre o passo a passo da cerimônia, indicando como proceder e de que forma você poderá incluir ideias originais para transformá-la em um momento mágico e especial. Então aproveite para conhecer a fundo o programa de cerimônia: tudo o que você precisa saber!

Você sabe Qual o verdadeiro papel do celebrante?

Celebrante Paulo GodoyEntre em contato com Celebrante Paulo Godoy
Celebrante Paulo Godoy – Foto: divulgação

1. O que é o programa de cerimônia de casamento?

O programa de cerimônia é um roteiro que serve como guia durante o casamento e tem como objetivo orientar os convidados durante o evento. Geralmente é usado em casamentos realizados por celebrantes, já que as cerimônias religiosas possuem seu próprio guia: o missal. Este é um detalhe cada vez mais difundido entre os noivos, pois colabora com a organização fazendo com que o casal fique mais relaxado, pois os convidados terão todas as informações a mão e sentirão que estão de fato fazendo parte do evento.

Se está em busca de um celebrante capaz de criar uma cerimônia interativa, divertida, descolada, emocionante, charmosa, sem deixar todo o romantismo de lado, conheça o incrível trabalho desenvolvido por Anderson Amaury Silva. Há mais de 17 anos Anderson atua como um tradutor de sentimentos e porta voz das mais lindas histórias de amor, aflorando emoções e tornando seu grande dia ainda mais especial.

Anderson Amaury Silva - Celebrante Social para CasamentosEntre em contato com Anderson Amaury Silva - Celebrante Social para Casamentos
Anderson Amaury Silva – Foto: Leonardo Tucci

2. Tópicos principais do programa de cerimônia de casamento

Uma das maiores vantagens sobre o programa de cerimônia é que “não há nada definido”. Ou seja, você pode projetá-lo completamente ao seu gosto, tanto em formato quanto em conteúdo. A única coisa que você deve ter em mente é o seu propósito: guiar os convidados. Ele fornece informações para ajudar os participantes a seguir a cerimônia, entender as tradições que farão parte do casamento e também conhecer os participantes. Os tópicos da cerimônia que não podem faltar no seu programa são os seguintes:

Gratidão aos convidados: inclui algumas palavras de gratidão aos convidados por compartilhar com você o grande dia. O texto deve possuir sentimento, para que todos se emocionem e sintam seu carinho e alegria de poder dividir este grande momento com pessoas tão especiais.

Início da cerimônia: explique como a cerimônia começará, o nome do casal e seus participantes (madrinhas e padrinhos). Se a entrada for feita com música, inclua a o nome da canção escolhida.

Apresentação da cerimônia: quando a noiva e o noivo chegarem aos seus postos, é hora da apresentação. Nesta parte, você pode incluir o nome da pessoa que oficiará a cerimônia.

Imagine poder contar com um celebrante que conjuga filosofia e poesia, razão e coração, pensamento e sentimento, criando uma cerimônia original e personalizada? Este é o trabalho de Rafael Divino, formado em teologia e filosofia, e conhecido entre os casais como Filósofo Casamenteiro. Suas cerimônias tratam apenas do amor, independente da crença ou gênero do casal, onde é elaborado um discurso autoral e exclusivo, capaz de refletir perfeitamente a essência dos noivos.

Filósofo CasamenteiroEntre em contato com Filósofo Casamenteiro
Filósofo Casamenteiro – Foto: divulgação

Leituras do casamento: quando você tiver decidido sobre as leituras de seu casamento, aproveite para incluí-las na ordem de aparição e cite a pessoa que irá proclamá-las. Caso alguns parentes ou amigos leiam alguns trechos, inclua uma breve apresentação dos mesmos. Desta forma, seus convidados os conhecerão melhor e será uma boa desculpa para interagir quando chegar o momento da recepção.

Troca de votos e alianças: é o momento da verdade e você certamente irá adorar tê-lo como uma lembrança, portanto, não economize nos detalhes quando for incluí-lo em seu programa de cerimônia. Não esqueça de adicionar o nome da música que você escolheu para este momento tão especial.

Noivos que estão de casamento marcado na Cidade Maravilhosa, não podem deixar de conferir o maravilhoso trabalho da Celebrando Amor – Cerimônias Únicas. Todos os textos são feitos de maneira customizada, exclusiva e sob medida pelas mãos da jornalista Geovanna Tominaga, com o objetivo de conectar a história do casal à essência do sentimento que os levou a tomar a decisão de seguir suas vidas como um só: o amor.

Celebrando Amor - Cerimônias ÚnicasEntre em contato com Celebrando Amor - Cerimônias Únicas
Celebrando Amor – Cerimônias Únicas – Foto: Muniz e Maia

Palavras de despedida: depois de terem sido declarados marido e mulher, você pode aproveitar para se despedir de seus convidados (por um curto período de tempo) com algumas palavras de agradecimento. Se você acha que a emoção do momento não vai deixar você improvisar, inclua o texto de despedida em seu programa.

Aproveite para fornecer detalhes sobre o que vêm a seguir, como o que será oferecido logo na chegada da recepção, músicos ou DJ que irão se apresentar e qual será a hora de seu término.

O Celebrante Paulo Godoy busca oferecer toda a assistência e assessoria desde o primeiro contato com os noivos, com a intenção de ajudá-los a realizar uma cerimônia única, em meio a um clima de amor e romance, levando os convidados a vivenciar toda a história de amor junto ao casal. Além de conversar com os noivos, Paulo também faz pequisas junto a seus amigos e familiares, tendo como resultado final um roteiro personalizado, leve e descontraído.

Celebrante Paulo GodoyEntre em contato com Celebrante Paulo Godoy
Celebrante Paulo Godoy – Foto: divulgação

3. Cinco ideias extras para seu programa de casamento

Como o programa de casamento é completamente livre, aconselhamos que você personalize o máximo possível para adaptá-lo a sua celebração e torná-lo único. Conheça algumas ideias:

  • Utilize no programa a mesma identidade visual dos convites: paleta de cores, tipografias, fontes… Para que tudo entre em harmonia com o tema de seu casamento.

A Tem Amor no Papel é especialista em oferecer convites e papelaria customizados com um lindo toque artesanal. O casal define todos o detalhes de acordo com sua personalidade e projeto adotado para o casamento, como papel, fonte, ilustração, tecidos, entre outros, para que toda a identidade visual consiga refletir exatamente seus gostos e estilo.

Tem Amor no PapelEntre em contato com Tem Amor no Papel
Foto: divulgação
  • Adicione um cronograma de orientação: se você acha que os cronogramas serão cumpridos, é uma boa ideia saber (aproximadamente) quando cada evento ocorrerá.
  • Descreva os rituais que farão parte da cerimônia: se, por exemplo, deseja incluir a cerimônia das areias em sua celebração, explique aos convidados seu significado.

Dono de uma voz cativante, Rafael Faria aposta em cerimônias realizadas de uma maneira original, com muita alegria e recheadas de emoção. O celebrante oferece cerca de 20 modelos de celebrações diferentes, adaptadas de acordo com os desejos do casal independente do rito, seja ele tradicional ou em um estilo alternativo. Seu objetivo é realizar o sonho dos noivos, transformando o grande dia em um evento memorável.

Rafael Faria CelebranteEntre em contato com Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante – Foto: Fokko Fotografia
  • Inclua pormenores e atividades: detalhes sobre a comida e aperitivos, tipo de recepção (jantar, coquetel, etc.), duração da festa…
  • Especifique horários de vans ou ônibus: esta é uma das perguntas mais repetidas quando o grande dia começa, então não se esqueça de incluir este detalhe caso decida oferecer um serviço de transporte para os convidados.
Filósofo CasamenteiroEntre em contato com Filósofo Casamenteiro
Filósofo Casamenteiro – Foto: divulgação

Você já conhecia o programa de cerimônia? Certamente, após conhecê-lo, você irá considerá-lo como um item obrigatório na papelaria de seu casamento, já que ele a ajudará na organização do grande dia e se transformará em um verdadeiro mimo para seus convidados.

Veja também: A cerimônia e o celebrante de casamento: conheça as principais regras para escolher o profissional ideal e Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Casa Lume
5 coisas que você precisa saber se vai casar em 2018
Quem organiza um evento tão importante como esse vive, literalmente, um ano na frente de todo mundo! Confira o que deve ser prioridade agora!
Foto: Amanda Francelino
Casando com um estrangeiro: 10 detalhes fundamentais que você precisa saber!
Assim como príncipe inglês Harry se casou com a americana Meghan, muitos só encontram o grande amor com um oceano de distância.
Foto: Amanda Francelino Fotografia
Diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!
Você já pensou sobre o local onde irá realizar a troca de alianças? Ou sobre o profissional que irá registrar o momento mais importante de sua vida? Se ainda está com dúvidas, confira nossas dicas em diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações