Especialista ensina como redigir o convite de casamento perfeito!

Escolher o convite do casamento é uma tarefa difícil quando não sabemos exatamente o que queremos. Existe uma infinidade de opções incríveis que dificultam ainda mais na hora de tomar uma decisão. Por isso, o primeiro passo a ser dado é definir o que realmente se encaixa com o gosto dos noivos e o estilo do casamento. Logo, descobrir como escrever o convite de casamento… Conversamos com Daiane Carvalho da Papel e Estilo que nos deu um passo a passo em 10 itens para redigir o convite perfeito!

Inspire-se nesta galeria de convites de casamento 2017. Tome e nota e convide com muito estilo.

Créditos: Laura Flôr
Créditos: Laura Flôr

1. Faça a lista de convidados cuidadosamente

Antes de qualquer coisa, é fundamental fechar a lista de convidados. O ideal é que os noivos criem juntos uma lista de amigos em comum, os pais do noivo criem uma segunda lista e os pais da noiva criem uma terceira. Quando as três listas estiverem prontas é que se conta o número total de convidados.

Ao fazer a lista é importante levar em conta certos casos especiais como, por exemplo, casais divorciados (para enviar um convite a cada um) e ordenar os grupos de amigos e família por idade ou proximidade nas relações, para poder distribuir as mesas do buffet.

Aprenda como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

2. Escolha o conteúdo na medida certa

É incrível a variedade de modelos que existem hoje em dia e você pode se divertir muito criando o seu convite, mas quanto ao conteúdo, o mais habitual é incluir as seguintes informações:

  • Seus nomes
  • Nomes dos seus pais
  • Data, hora e local da cerimônia
  • Instruções sobre a confirmação de presença (se por email, site ou telefone)
  • Local onde se encontra a lista de presentes

Daiane Carvalho, da Papel e Estilo, nos dá uma dica simples na hora de criar o texto do seu convite: empatia! “Na hora de desenvolver o texto é importante se colocar no lugar do convidado recebendo o convite. Quais informações são realmente relevantes?” diz Daiane.

 3. Entenda e defina o formato do texto

Além das informações principais, é necessário levar em conta a redação do texto principal que acompanha os nomes dos noivos. Na forma tradicional os nomes dos pais, posicionados nos cantos superiores (esquerdo e direito), abrem o texto e convidam para o casamento de seus filhos. Logo abaixo, vêm os detalhes da cerimônia como data, horário e local. Este é o formato perfeito para um casamento clássico. Isso não quer dizer que exista uma regra, pois atualmente há vários estilos de redação diferentes, que podem, por exemplo, apresentar apenas os nomes dos noivos.

Para que tudo esteja em harmonia, capriche na papelaria de casamento: itens essenciais para a personalização TOTAL da sua festa!

4. Inclua frases de amor

Você pode sair completamente do modelo tradicional ou combiná-lo com outros textos ou informações relevantes para os noivos incluindo, por exemplo uma frase de amor. Na Papel e Estilo, há uma grande variedade de convites com frases lindas que podem te inspirar. “Pode ser um trecho de música ou a passagem de um livro significativo para o casal. A frase já se tornou muito importante para o convite de casamento, seja moderno, clássico ou rústico. Sempre indicamos que elas sejam inseridas para transmitir ainda mais a personalidade dos noivos”, aconselha Daiane.

Leia 46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!

 5. O tom é importante SIM

É o convite que vai dar a primeira pista sobre o estilo do seu casamento, por esta razão, o tom do texto é muito importante. No caso de casamentos mais informais, não é necessário incluir textos tradicionais como exemplificamos acima. Se vocês são noivos que não seguem uma linha convencional, podem escrever algo como “Vamos nos casar”, os seus nomes seguidos de “Convidam para o seu casamento” ou até redigir algo em um tom mais cômico ou íntimo.

Para encontrar algo que combina com vocês, veja as muitas novidades em convites para casamentos em 2017: personalização e criatividade!

 6. Dê um toque pessoal e escreva nos envelopes

Personalização é tudo! Depois de escolher cuidadosamente o conteúdo do convite para que ele esteja de acordo com o estilo dos noivos e da festa, você mesma pode escrever o nome dos convidados nos envelopes, garantindo que o seu toque pessoal esteja em todos os detalhes! Os nomes dos destinatários devem ser escritos preferencialmente à mão e sem abreviaturas. Caso prefira delegar esta tarefa, há excelentes profissionais especializados em caligrafia, como Sandra Bravo.

Como se faz um convite de casamento: tamanhos, papéis e tipos de Impressão!

7. Escolha a cor e a fonte do texto

Além de escolher o conteúdo e o texto dos convites, é preciso pensar nas cores e nas fontes que serão usadas. Todos os detalhes fazem parte da identidade visual do casamento. Um bom profissional pode te mostrar as diversas opções existentes ou criar algo personalizado de acordo com as suas preferências. A Papel e Estilo, por exemplo, oferece modelos prontos que podem ser adaptados levando em conta os tipos de letras e cores ideais para cada ocasião. Mesmo assim, a recomendação de Daiane Carvalho aos casais que desejam produzir um casamento único é que se invista na criação de algo exclusivo, e tranquiliza de antemão: “Criar não sai mais caro do que adaptar um modelo já existente!”.

Você pode se inspirar vendo alguns exemplos de convites de casamento: que tipo de letra combina com o estilo da sua festa?

8. Personalize ao máximo

Por falar em personalização, cada detalhe inserido nos convites é muito pessoal e você pode usar vários elementos que se relacionem com a estação do ano, com o local do casamento, com o estilo ou a história do casal. Os convites com estampas florais, por exemplo, são uma forte tendência e podem deixar bem claro o estilo da festa. Para a Papel e Estilo,o mais importante é ser quem você é, a intenção é explorar a fundo a personalidade dos noivos e transmitir isso aos convidados.”

Veja os mais lindos convites florais para 2017: românticos e elegantes

convite-de-casamento-rustico-floral-decoracao-casamento
Convite: Studio Amora

9. Se adapte às novas tecnologias

Além de impressionar seus convidados com lindos convites impressos, é possível amplificar a expectativa dos seus amigos e familiares criando uma versão digital do seu convite. O que acha de fazer fazer um vídeo ou uma foto com texto, músicas ou frases que tenham um significado especial para os noivos? Depois é só enviar por e-mail, whatsapp ou publicar em seu site de casamento. Uma ideia original e super prática!

10. Oriente seus convidados

Os convites têm o objetivo de informar as pessoas queridas sobre o evento e dizer, de uma maneira formal, o que esse momento significa para vocês. Mas além de comunicar o dia, hora e lugar, é importante facilitar o acesso ao local incluindo um mapa ou uma referência para que ninguém se perca. Se no modelo de convite escolhido cabem poucas informações, lembre-se que o site de casamento é o lugar perfeito para inserir esse tipo de detalhe. Você vai ser casar em outra cidade ou receberá convidados de fora? Vale a pena indicar alguns hotéis, restaurantes e outros serviços, incluindo salões de beleza (as convidadas agradecem muito!).

Seja como for, os convites devem ser entregues com bastante antecedência para que todos tenham tempo de se organizar. Seguindo estas dicas não tem como errar! E para se este post te encheu de dúvidas, entenda por que fazer uma identidade visual personalizada e exclusiva para o seu casamento?

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!
46 frases de amor para o convite de casamento: a 28 diz tudo!
Frases de filmes românticos, de músicas e versos famosos, até textos autorais ou místicos! Esta recompilação te ajudará a sintetizar o que significa o verdadeiro amor para vocês. Veja agora as melhores frases de amor para seu convite de casamento!
Dona Amélie - Foto: D51 Fotografia
6 dicas para te ajudar a escolher o convite de casamento!
Já sabe como escolher o convite de casamento? Separamos seis dicas fundamentais para te direcionar nesta decisão tão importante!
Comunique-se com os convidados: dicas essenciais para convite, Save the Date e site dos noivos!
Comunique-se com os convidados: dicas essenciais para convite, Save the Date e site dos noivos!
Convites, save the date e sites de casamento: saiba porque cada um deles são tão importantes no seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações