O que você deve buscar em um fotógrafo de casamento: anote para acertar!

Ser surpreendido é uma das grandes delícias da vida. Ainda mais quando a surpresa supera a expectativa em assuntos que podem te deixar um pouco tenso, como um casamento… É natural sentir-se assim. Afinal é tanta coisa para pensar, trocar e cuidar. Você planeja um ano inteiro de serviços com os fornecedores e quer que tudo saia perfeito no grande dia.

No fim das contas, por mais que haja confiança plena nos profissionais contratados, trabalhar a ansiedade pode ser difícil para alguns casais e pelo menos um friozinho na barriga fica ali importunando durante o evento, enquanto os noivos deviam estar mesmo sem preocupação alguma e curtindo para valer o momento tão especial.

O serviço de fotografia em especial é visto por muitos noivos como um dos mais importantes e que não pode de jeito nenhum decepcionar. Isso porque é o álbum de fotografias que vai guardar para sempre as memórias visualmente claras de um dos dias mais importantes da sua vida. Ou seja, não vai ter segunda chance. É uma baita responsabilidade encontrar um profissional que te passe a sensação de confiança que vai entregar um lindo trabalho.

Para você não se decepcionar e quem sabe até ser surpreendido por cliques maravilhosos e que contam a história do seu casamento de uma maneira bem personalizada, conversamos com o fotógrafo Wilton Burrego, que dá dicas de o que você deve buscar em um fotógrafo de casamento! Comece a anotar!

O que os noivos mais desejam em relação às fotos de casamento é emoção! É contar a história do casamento de uma forma fiel, por isso uma boa conversa antes do evento é essencial.  Além disso, todo casamento que conta com um pré-wedding resulta em fotos mais emocionantes no dia do casamento, pois fotógrafo viajou com os noivos, conversou muito, almoçaram juntos; assim, o casal no dia do casamento está muito mais solto, além do profissional saber cada ponto importante de cada um.”

O que os noivos mais desejam em relação às fotos de casamento é emoção!
Wilton Burrego Fotografias

Conheça o estilo dele! 

De acordo com Wilton Burrego, quando falamos de estilo de fotografia de casamento, falamos muito em estilos de empresas que estão no mercado. Por isso é bom entender as diferenças e as garantias e riscos envolvidos:

Comerciais empresas que estão em várias feiras, vários catálogos, vários portais sem um direcionamento a um estilo de noiva específico. O trabalho pode ser maravilhoso? Sim, mas a noiva vai ter que ter a sorte de ter aquele profissional X que faz o mostruário da marca,  ou seja, vai da sorte de acertar o profissional livre naquela data e quantidade de casamento na sua data.

Fotógrafos de mochila – fotógrafos que fazem freelancer para empresas e quando aparece clientes eles fecham contratos. Muitos desses ditam o estilo dessas empresas comerciais e a noiva até acaba fazendo economia ao contratá-los, pois vão ter o serviço exclusivo com preço mais acessível por ser uma maquiagem dos fotógrafos conceituais. Porém, esses não têm uma segurança de estrutura, credibilidade, posição no mercado etc, será um risco enorme para um evento tão importante na vida do casal.

Fotógrafos com marcas conceituais – onde eu me enquadro hoje e tem muita gente boa no mercado. Porém, muitos cometem muitos erros ao colocar a marca e a fotografia à frente do sonho da noiva, por terem portfólios de tirar o fôlego, às vezes não respeitam as opniões e desejos do casal. Ainda ainda sim é o nicho de mercado mais confiável e traz mais glamour aos casamentos, sempre fotos fantásticas evento pós eventos e esses profissionais sempre criam vínculos mais duradouros com as famílias”.

Noivos devem dizer o tipo de fotos que esperam ver no álbum
Wilton Burrego Fotografias

Conheça o seu estilo!

Agora que você sabe o dele e viu um monte de referências, defina e saiba qual o seu estilo. Qual é a sua expectativa com o álbum de fotografia? Aqui, não há certo e errado. Muita gente dá enorme importância à fotografia, ao mesmo tempo que muita gente prefere investir em outros serviços. Qual é a sua escolha?

Wilton aconselha da seguinte forma:

“Se o casal quer apenas boas fotos (nada diferenciado ou personalizado), opte pelo comercial; Se o casal está com budget baixo e não tem medo de sofrer com as fotos, vale arriscar pois não  tanta importância, só quer um registro mesmo, vale escolher o Fotógrafo de Mochila; agora, se você ama foto, quer alguém que capte emoções que te surpreendam quando receber as fotos, o fotógrafo conceitual é o mais indicado.”   

Fotógrafos experientes estão preparados para registrar os melhores cliques
Wilton Burrego Fotografias

Antes de contratar

Experiência comprovada! Simples assim. E isso apenas noivas que já utilizaram o serviço do fotógrafo em questão podem dar.

Fotógrafos com redes sociais bem ativas, postando com frequência e praticamente todos os eventos que cobrem, com a noiva do próprio evento comentando, mostra que o fotógrafo  a cara para bater, que se alguém reclamar vai estar escancarado na web“.

Isso é uma garantia de comprometimento e de qualidade do profissional. É uma experiência comprovada, e não somente titulações no escuro e sem uma referência prática.

Wilton também destaca as certificações de portais de noivas e recomendações de profissionais do segmento. “Contratar simplesmente pelo portfólio é a maior cilada que os noivos podem cair, pois portfólio pode conter o único trabalho bom do fotógrafo e que, às vezes, foi feito por um profissonal freelance. 

Fotos com a família não são obrigatórias, mas vale pensar a respeito
Wilton Burrego Fotografias

Saiba como evitar problemas!

Ninguém quer arranjar problemas, principalmente se tratando de uma data tão especial. Mas, infelizmente, às vezes eles acontecem. Ora por parte dos profissionais, ora por parte dos noivos, ora por parte dos dois e com a falta de comunicação.

Para evitar problemas, realmente, é necessário passar tudo a limpo, não deixar nenhuma dúvida no ar e não ter medo de perguntar.

Segundo Wilton, o principal conflito é a respeito do prazo. “Mas 80% desses casos a culpa é sempre do cliente que volta depois de 1 ano com as fotos escolhidas e exige que o álbum seja finalizado dentro dos prazos de contrato“, diz.  

No caso, o fotógrafo se refere à demora em, após a festa, se escolher as fotos que farão parte do álbum. Cada mês que passa é um tempo a menos para o profissional sentar e realizar o tratamento de cada foto.

Outro problema grande do nosso seguimento após a era digital, ele ainda explica, é que todos acham que são fotógrafos e qualquer foto pode ser manipulada. “Mas momentos não podem ser manipulados, o fotógrafo tem de ter experiência em pegar as emoções que acontecem simultaneamente num cerimonial, estar atento e ter a experiência para captá-las. 

Momentos não podem ser manipulados, por isso o olhar atento do profissional é importante
Wilton Burrego Fotografias
Um álbum cheio de amor é uma memória inesquecível
Wilton Burrego Fotografias

Anote essa dica!

Dica principal: cuidado com as pegadinhas no contrato, preço de fotos avulsas, tempo de trabalho no evento, o que ele cobra separadamente. Isso mostra as dores de cabeça que a noiva pode ter pós evento.

“Se no orçamento do fotógrafo ele usar a nomenclatura do álbum, atente-se, está se referindo que o tamanho é o do álbum aberto, e não ele fechado. Corra desse profissional, porque o álbum mede 30x30cm, e o orçamento dele vem 30x60cm, é um sinal que ele gosta de confundir as noivas mostrando algo maior.” 

Descobriu o que deve buscar em um fotógrafo? Deu para perceber que é muito mais do que uma imagem, são muitos detalhes e que no final fazem toda a diferença.

Se você ficou interessada em conhecer mais sobre o trabalho de Wilton Burrego, entre em contato e esclareça suas dúvidas. Garanta um álbum de fotografia de qualidade e surpreenda-se a cada página.

*Post publicado em 15/01/2018 e republicado em 09/06/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

20 coisas que você NÃO deve fazer de JEITO NENHUM uma semana antes do casamento!
20 coisas que você NÃO deve fazer de JEITO NENHUM uma semana antes do casamento!
Após meses de preparação para estar ótima no dia do casamento, é comum perder a cabeça ao sentir o momento definitivo cada vez mais próximo. Algumas noivas perdem o sono, correm para o colo do cabeleireiro ou para a academia; enquanto outras relaxam... até demais! Encontre o caminho do meio!
Foto: Carol Ritzmann Fotografia
Descubra quais são as datas de 2018 em que você NÃO deve celebrar seu casamento!
A escolha da data é um dos itens mais importantes para a organização do grande dia. Se ainda está em dúvida sobre qual dia escolher, descubra quais são as datas de 2018 em que você NÃO deve celebrar seu casamento!
Dicas infalíveis para escolher o fotógrafo do seu casamento.
Dicas infalíveis para escolher o fotógrafo do seu casamento.
Escolher o profissional que vai registrar o seu casamento não é tarefa fácil. Referências, formação e empatia são fundamentais e garantem que você tenha as fotos que sempre sonhou.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações