O que você deve verificar com o celebrante antes de fechar sua data?

O celebrante é uma das figuras mais importantes da celebração, pois as palavras que ele irá proferir e sua empatia junto a noivos e convidados, podem transformar sua cerimônia em um momento leve, romântico e repleto de emoção. Mas existem determinados pontos, que devem ser conferidos antes do grande dia, como documentação necessária para o enlace, possibilidade de personalização da cerimônia e até mesmo regras impostas por determinada religião, para evitar que ocorram problemas na realização de seu sonho. Por isso, selecionamos dicas sobre o que você deve verificar com o celebrante antes de fechar sua data?

Casamento CeltaAgende um horário com Casamento Celta
Casamento Celta – Foto: divulgação

Qual a documentação exigida?

Se optou por um celebrante religioso como padre, rabino ou pastor, saiba que cada religião possui suas próprias regras, podendo, inclusive, pedir cursos preparatórios para os noivos. No caso da Igreja Católica, os documentos comumente pedidos, são: xérox das identidades, certidões de batismo, protocolo do processo civil e certificado do curso. Você ainda poderá optar um celebrante que realize cerimônias com efeito civil, o que também requer a apresentação de determinados documentos. Independente de sua escolha, pergunte sobre a documentação exigida e busque saber dos prazos no cartório de sua cidade. Em alguns casos, a documentação pode levar meses para ficar pronta, principalmente quando um dos cônjuges é estrangeiro.

Se está em busca de um celebrante experiente, capaz de realizar uma cerimônia inesquecível, não deixe de conhecer o maravilhoso trabalho do Reverendo Renato Dumas. Além de preparar celebrações totalmente de acordo com o perfil dos noivos, Renato realiza casamentos com efeito civil, dentro e fora do ambiente religioso.

Casar ou não casar na igreja? Eis a questão!

Reverendo Renato DumasAgende um horário com Reverendo Renato Dumas
Reverendo Renato Dumas – Foto: divulgação

Vai ao local da cerimônia?

Caso queria realizar seu casamento em um sítio, salão, ou em qualquer outro lugar fora de um templo ou igreja, pergunte se o celebrante poderá ir até o local. O padres geralmente não realizam cerimônias fora de suas paróquias, a não ser que o espaço ofereça uma capela reconhecida pela Igreja Católica. No caso do Juiz de Paz, alguns fazem o chamado Casamento em Diligência: o juiz se desloca para o local onde irá ocorrer a cerimônia e leva consigo a certidão de casamento. Este não é um problema caso opte por um celebrante profissional, mesmo se decidir realizar o tão sonhado destination wedding.

Com mais de 11 anos de experiência na elaboração e produção de projetos especiais, Alexandra Pradella se destaca por conduzir suas cerimônias de uma forma na qual as emoções afloram, através de palavras repletas de paixão e sentimento. Esta celebrante bilíngue atende em qualquer lugar do Brasil, realizando um trabalho encantador.

Descubra Qual o verdadeiro papel do celebrante?

Celebrante Bilíngue Alexandra PradellaAgende um horário com Celebrante Bilíngue Alexandra Pradella
Celebrante Bilíngue Alexandra Pradella – Foto: divulgação

Qual é o tempo destinado para a celebração?

Não é incomum ir a um casamento onde o celebrante fala por incontáveis minutos, o que pode acabar se tornando cansativo para os convidados. O profissional deve possuir uma excelente oratória, estar alinhado à história e desejos do casal, além de promover um discurso que prenda a atenção de todos os presentes sem alongar demais este momento. Lógico que o tempo dependerá do tipo de celebração escolhida, se haverá a participação de parentes ou algum tipo de rito, por isso, é importante conversar com o celebrante sobre o que deseja para seu grande dia, para que juntos, possam elaborar um discurso com ênfase na qualidade ao invés da quantidade.

O principal objetivo de Roberto Moyses, é criar uma celebração que explora o campo dos sentimentos, da família, da realização dos desejos, através de textos leves, divertidos e emocionantes. Através das palavras, o celebrante transmite toda a essência do casal, sua história, e principalmente, fala sobre o amor que os levou para o altar.

Juiz de Paz e Celebrante Roberto MoysesAgende um horário com Juiz de Paz e Celebrante Roberto Moyses
Juiz de Paz e Celebrante Roberto Moyses – Foto: divulgação

A cerimônia pode ser personalizada?

Atualmente o casal pode se deparar tanto com celebrantes que se guiam por um modelo pronto de cerimônia, quanto com profissionais que produzem textos personalizados. No caso dos casamentos religiosos, apesar de seguir o procedimento relacionado à doutrina, alguns padres, pastores e rabinos, fazem pequenos discursos relacionados à história do casal. Mas se deseja personalizar completamente a cerimônia, o ideal é procurar por celebrantes profissionais, com experiência na elaboração de textos que retratem perfeitamente os sentimentos dos noivos.

Atuando há mais de 25 anos na condução de eventos sociais, Paulo Ramos não acredita em modelos e cerimônias prontas, pois crê que cada casamento é único e deve possuir sua própria personalidade. O celebrante elabora as cerimônias em conjunto com os noivos, de acordo com seus desejos e orientações.

Você sabe Quem leva a noiva ao altar? Novos tempos, novas regras!

Celebrante Paulo RamosAgende um horário com Celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Quais são as regras para casar em determinada religião?

Noivos de religiões diferentes, mas que desejam casar em um ambiente religioso, devem perguntar ao celebrante sobre as regras impostas para a viabilização do casamento. Em alguns casos, a conversão à determinada religião é exigida, mas em casamentos ecumênicos (onde ambos proferem a fé cristã), é possível realizar uma cerimônia mista, onde celebrantes de ambos os credos participam e se tornam responsáveis por conduzir a celebração de acordo com suas tradições.

Veja as 5 coisas que você precisa saber se vai casar em 2018

Casamento CeltaAgende um horário com Casamento Celta
Casamento Celta – Foto: divulgação

Faz celebrações sem contexto religioso?

A cada dia que passa, mais e mais casais desejam celebrar seu grande dia sem menções à Deus ou qualquer tipo de religião, mas esta decisão não impede que a cerimônia se torne um momento mágico e inesquecível, onde palavras sobre o amor, companheirismo, respeito e detalhes sobre a história do casal, ganham os corações dos convidados. Se optou por este estilo de celebração, pergunte ao celebrante se atende a este tipo de demanda, demonstrando com clareza suas ideias e desejos.

Saiba tudo sobre Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

Reverendo Renato DumasAgende um horário com Reverendo Renato Dumas
Reverendo Renato Dumas – Foto: divulgação

É possível realizar uma cerimônia com 2 idiomas?

Se vai casar com um estrangeiro e toda a família vêm participar do casório, é importante perguntar ao celebrante se o mesmo domina o idioma ou se é possível contar com a ajuda de um intérprete profissional. No segundo caso, os convidados “gringos” podem contar com a tradução simultânea ou consecutiva, utilizando equipamentos que não interferem no andamento da cerimônia. Lembre-se de consultar os valores desse serviço extra antes de fechar negócio.

Tendo como base o respeito por todas as religiões, Beatriz Moura Leite, idealizadora da empresa Casamento Celta, desenvolveu de forma inovadora, um novo conceito de celebrar as cerimônias de casamento, inserindo mais espontaneidade, sentido e suavidade. Atualmente a empresa realiza celebrações no Brasil e exterior, disponibilizando cerimônias em português, inglês e espanhol.

Casamento CeltaAgende um horário com Casamento Celta
Casamento Celta – Foto: divulgação

É muito importante que o casal fique atento a cada detalhe relacionado à cerimônia, buscando pelas informações com uma boa antecedência em relação a data prevista para o enlace. Converse com o celebrante sobre absolutamente tudo o que deseja, garantindo que seu dia se transforme em um grande marco em suas vidas e nas de seus convidados.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Não deixe para contratar o celebrante perto da data do seu casamento. Descubra por que esse profissional é tão importante para dar o tom perfeito à sua cerimônia de casamento!
Celebrante de casamento em BH: os 7 melhores profissionais!
Celebrante de casamento em BH: os 7 melhores profissionais!
Se você procura uma cerimônia personalizada, emocionante e repleta de amor, não deixe de conhecer nossa lista com os 7 melhores celebrantes de Belo Horizonte capazes de transformar seu casamento em um dia mágico e inesquecível!
Foto: Carol Ritzmann Fotografia
Descubra quais são as datas de 2018 em que você NÃO deve celebrar seu casamento!
A escolha da data é um dos itens mais importantes para a organização do grande dia. Se ainda está em dúvida sobre qual dia escolher, descubra quais são as datas de 2018 em que você NÃO deve celebrar seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações