O real significado dos padrinhos de casamento: Pense bem em quem você vai convidar!

Você que está prestes a se casar e, provavelmente, a essa altura já escolheu a dedo as pessoas mais próximas e queridas do casal que estarão presentes no cortejo da cerimônia, alguma vez já se perguntou qual é o real significado dos padrinhos de casamento?

Se você ainda não os convidou formalmente, leia: Convite para padrinhos: 23 ideias originais e divertidas para você se inspirar!

Padrinhos
Foto: Cadeira Amarela

Quem são eles?

Se você já fez a sua escolha, reflita sobre quem os acompanhará – ou não – durante os preparativos, auxiliará no dia do casamento e seguirá te apoiando em sua vida de casada. Aos padrinhos são designadas tarefas e atribuições que exigem dedicação e, as vezes, muita paciência. Seus escolhidos estão preparados? Quem são eles?

Como escolher os padrinhos e madrinhas de casamento: 24 perguntas para ACERTAR em cheio!

Madrinhas
Foto: Rafael Fontana

 

Por que você os escolheu?

Sua amiga de infância com quem você perdeu o contato, mas se lembra de ter feito uma promessa na segunda série, que quando se casassem, uma seria madrinha da outra? Seu tio cheio da grana com quem você sempre discute nos almoços de família por divergências filosóficas? A prima da sua mãe que se ofereceu para o posto? Ou o amigo que apresentou vocês dois? A prima que saiu contigo, a pé, em plena segunda-feira chuvosa para que você encontrasse seu amor? A amiga inseparável que está com problemas financeiros mas não medirá esforços para te ajudar no que for preciso?

Quanto custa ser madrinha de casamento? Ajudamos você nessa conta!

Madrinhas
Foto: Mario Oliveira

Origem dos padrinhos

A origem da figura dos padrinhos varia de acordo com a cultura e a localização de uma sociedade, mas nós, brasileiros, não podemos dizer que eleger uma testemunha para o casamento se trata de uma tradição milenar, pois tudo começou no Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563. Nesta ocasião, o clero se reuniu para emitir inúmeros decretos dogmáticos sobre a fé e a disciplina da Igreja Católica e, entre outras coisas, criaram o sacramento do matrimônio.

Antes disso, duas pessoas poderiam se considerar casadas se fizessem os seus votos entre quatro paredes, sem que mais ninguém presenciasse o momento. Fácil, não? Mas o Concílio de Trento determinou que um casamento só se tornaria oficial se fosse celebrado por um pároco e contasse com a presença duas testemunhas.

Thrall Photography
Foto: Thrall Photography

Os padrinhos hoje

Com o passar dos anos, o número de testemunhas foi crescendo e ganhando novas tarefas. Tomando emprestadas algumas das tradições germânicas, os padrinhos e madrinhas passam a adquirir a função de ajudantes dos noivos.

Veja os 9 “segredinhos” que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!

Madrinhas
Foto: Ricardo Hara

Padrinhos & preparativos

Durante os preparativos, a função principal de um padrinho é estar disponível “na alegria e na tristeza” dando todo apoio físico e moral aos noivos para que não se sintam sobrecarregados com toda a pressão habitual deste período. Também são os responsáveis por organizar as festas de despedida e chás (panela, lingerie e o que mais decidirem) para o casal. É aconselhável que uma das madrinhas participe da última prova do vestido da noiva, para se familiarizar com todos os seus botões e camadas, pois ela será encarregada de acompanha-la ao banheiro no dia do casamento. Se os noivos tiverem um perfil DIY, os padrinhos devem estar a postos para formar uma linha de montagem junto aos seus amigos do peito.

Quanto custa ser madrinha de casamento? Ajudamos você nessa conta!

LoveShake
Foto: LoveShake
Madrinhas
Foto: Ricardo Hara

Padrinhos & dia do casamento

No dia do casamento, são eles que ajudam a equipe de cerimonial a distinguir quem faz parte da família do noivo e da noiva, auxiliando na hora da tomada de assentos na igreja – se for o caso – e na sessão de fotos com os parentes mais próximos. As madrinhas estarão por perto para ajeitar o vestido, retocar a maquiagem e deixar o penteado da noiva intacto até o fim da noite. Os padrinhos também têm a função de fazer a pista de dança ferver até o fim da noite, garantindo a animação da festa até o último convidado deixar o salão.

LoveShake
Foto: LoveShake

Padrinhos & pós casamento

Passada a agitação do casamento, você terá lindas memórias para compartilhar com seus amigos, agora mais queridos do que nunca. Não importa o valor do presente de cada um, ou se eles organizaram uma vaquinha para oferecer a vocês um agrado mega especial. O que vocês viveram juntos, não há dinheiro no mundo que pague.

Veja como ser uma madrinha perfeita: 8 dicas infalíveis!

Madrinhas
Foto: AmoTu
Padrinhos
Foto: Ricardo Hara

Seus padrinhos de casamento são pessoas com quem você terá uma ligação especial para o resto de sua vida, por isso, qualquer motivação que não seja o carinho que você nutre por eles não justifica o convite. Não quer quebrar uma promessa? Está ávida pelo presente do tio encrenqueiro? Tem pena da sua prima em segundo grau? Apenas pare! Pense com carinho nas pessoas que estão sendo deixadas de lado em detrimento de outras com quem você não tem nenhum vínculo ou empatia. Não ceda à pressão de outras pessoas na hora de fazer a sua escolha e siga apenas o seu coração! Aproveite para descobrir quais são as 15 frases que JAMAIS devem ser ditas a uma madrinha solteira! e Fotos de casamento com madrinhas e padrinhos que NÃO podem faltar no seu álbum: divertidas e eternas!

*Post Original em: 15/02/2017. Atualizado em: 02/08/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (6)

Deixe seu comentário

Foto: Aloha Fotografia
O que os padrinhos devem dar aos noivos? Pode ser mais barato do que você pensa!
Quando somos convidados para padrinhos ou madrinhas de um casamento, uma das grandes dúvidas que surgem é como presentear o casal demonstrando carinho e originalidade. Se ainda não encontrou o presente perfeito, confira as dicas de nossas especialistas sobre o que os padrinhos devem dar aos noivos!
12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos e como lidar com cada um deles.
12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos e como lidar com cada um deles.
Os casamentos são super divertidos por inúmeros motivos, mas um dos principais é por estar festejando com todo mundo que você conhece por horas e horas. Pessoas com diferentes interesses, personalidades e o melhor: todas misturadas e juntas em um só lugar! Hoje, vamos te apresentar os 12 tipos de convidados que você vai encontrar em todos os casamentos!
Foto: Paolo Sebastian
A coleção inspirada na Disney que vai fazer você se apaixonar!
Não há dúvidas de que esses vestidos se tornarão os favoritos para juntar uma história de amor perfeita, fantástica e com um estilo peculiar

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações