Organizar o casamento sem brigas e sem stress é possível: saiba como!

Organizar o casamento sem brigas e sem stress é possível: saiba como!

O nervosismo na fase pré casamento é algo superável sem grandes complicações. Descubra como com os conselhos de um renomado profissional!

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Entrevista
  • Noivos

Casamento à vista! E agora? Vocês podem organizar todo o casamento por conta própria e se preparar emocionalmente, com muita paciência, para que essa fase não se torne um verdadeiro pesadelo ou, por outro lado, contar com a ajuda de empresas especializadas, wedding planners, assessores e demais profissionais para amenizar a rotina estressante deste período. A verdade é que em ambos os casos, se o casal não estiver preparado psicologicamente e em plena sintonia, o futuro deles (em casos extremos) pode até ser comprometido.

salvarAloha FotografiaSaiba mais sobre “Aloha Fotografia”
Foto: Aloha Fotografia

Para ajudar os noivos a não perder os cabelos nesta fase que também é muito importante e que deve ser levada como uma boa recordação, tanto quanto o grande dia, conversamos com o terapeuta sexual especialista em casais, Dr. João Borzino. Ele nos dá algumas dicas sobre como se preparar psicologicamente, gerenciar as discussões, dúvidas, medos, pensamentos negativos e, claro, manter a sintonia do inicio dos preparativos ao fim da festa de casamento.

salvarGustavo FrancoSaiba mais sobre “Gustavo Franco”
Foto: Gustavo Franco

Impulsividade e ansiedade

Estar psicologicamente estável nos preparativos do casamento é um dos maiores desafios dos noivos que, em casos extremos, podem até romper a relação pelo elevado estresse do período. Felizmente, em seus anos de experiência, o terapeuta Dr. João Borzino nunca presenciou um rompimento nessa fase, no entanto, alerta que não é algo impossível. Segundo ele, o casal que mais sofre é aquele que já vem acumulando conflitos desde muito tempo. “Acompanho muitos casais em meu consultório e sei que é muito comum o parceiro ser aquele cara que se submeteu a muitas vontades e mandos de algumas mulheres que tem um perfil mais impulsivo (o que não é incomum), e nesse momento a relação fica mais difícil pelas angústias com a data“, alerta Borzino.

Portanto, uma das dicas para manter a calma e a harmonia entre o casal é controlar a impulsividade e ansiedade. E se você pensa que só as mulheres se estressam nessa fase, leia: O seu noivo se transformou em um “Groomzilla”? Saiba como lidar com a situação!

salvarRodrigo Cypriano FotografiaSaiba mais sobre “Rodrigo Cypriano Fotografia”
Foto: Rodrigo Cypriano Fotografia

Como amenizar as discussões 

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

As discussões são inevitáveis em qualquer época da vida. No entanto, conversas mais calorosas podem ser mais frequentes nesta fase, mesmo para aqueles casais que nunca discutiram na vida (acreditem, eles existem!). Os noivos devem estar preparados para discutir. O problema, na opinião de Borzino, é o casal não saber discutir de maneira civilizada e perder o respeito.  Principalmente para esses, o terapeuta aconselha: “Casal que é casal sabe se desentender sem se exceder. É importante saber ter empatia, autoestima e assertividade para falar não na hora certa e sim quando for preciso e não para se submeter ao outro. Paciência é uma dádiva nessas horas“, avalia.

Noivo Terapia: O que passou pela minha cabeça enquanto ela provava o vestido de noiva!

salvarFelipe Mendes Fotografia e FilmesSaiba mais sobre “Felipe Mendes Fotografia e Filmes”
Foto: Felipe Mendes Fotografia e Filmes

O que fazer para reduzir os medos e pensamentos negativos

Os pequenos problemas podem se transformar em sérias dificuldades, mas há formas de superá-los. É natural que medos e inseguranças surjam nesse período. A chave para resolver essa questão está na maneira como a enfrentamos.  Para começar, Dr. Borzino orienta aos noivos que não se esqueçam que é apenas uma fase e que logo logo, provavelmente irão para a Lua de Mel. Devem ter muito cuidado com os palpites e intromissões, principalmente das famílias, e sempre agir diretamente quando discordarem de algo, sempre com parcimônia e cordialidade, claro! “Os noivos devem cuidar do seu lado da família, evitando ao máximo as intromissões. Participação mútua dos noivos é a grande dica. Não deixe um lado sobrecarregado, por mais desgastante que tudo isso pareça“, comenta.

salvarGabi Alves PhotographySaiba mais sobre “Gabi Alves Photography”
Foto: Gabi Alves Photography

Para finalizar, o terapeuta afirma que, para manter a sintonia nesse período de muitos detalhes e pressões, o mais importante é começar a exercitá-la antes do início dos preparativos. “A partir do momento que se decidiu fazer a festa, o casal tem de se conscientizar de que não vai ser fácil e que muitos desentendimentos virão, assim como coisas boas também, porém menos. A maioria dos noivos foca apenas na situação e esquece as dificuldades. Vida a dois, decidir a dois nunca é fácil. Há muito o que aprender”, conclui.

salvarJoão Soares FotografiaSaiba mais sobre “João Soares Fotografia”
Foto: João Soares Fotografia

Já sabemos: diante dos problemas, soluções. Mas sempre é melhor agir com tranquilidade e enxergar o casamento como uma etapa a mais, sem sofrer desnecessariamente. Seu grande dia e seu parceiro(a) com certeza irão agradecer!

Se ainda restam dúvidas, aí vão mais dois textos imperdíveis: Como superar as inseguranças antes do casamento? Veja o que dizem os especialistas! e Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Gustavo Franco Fotógrafos para casamentos
João Soares Fotografia Fotógrafos para casamentos
Rodrigo Cypriano Fotografia Fotógrafos para casamentos
Aloha Fotografia Fotógrafos para casamentos
Gabi Alves Photography Fotógrafos para casamentos