Os erros que 9 de cada 10 noivas cometem durante a organização do casamento!

E finalmente chegou o grande dia! Tudo está pronto e sob controle. Ou não? Existem pontos no planejamento do casamento que, muitas vezes, são negligenciados por nós. Ou porque pensamos que não têm muita importância (numa festa de casamento TUDO é importante!) ou porque não tivemos o tempo suficiente para preparar.

Neste artigo, tentamos reunir os 10 erros mais cometidos pelas noivas (e noivos) durante a organização do grande dia. Preste atenção e siga as nossas dicas para não cometer nenhum deles!

 - FR
Foto: Anais Chaine Photography

1. Acreditar que a organização acontecerá como num passe de mágica

Você pode até pensar que organizar um casamento é como organizar uma grande festa (e você já tem experiência no assunto), mas não é assim. Organizar um casamento é mais do que organizar uma festa, se trata de um dia muito importante para muitas pessoas presentes (noivos, pais, familiares) e depois de muitos meses de trabalho e planejamento, você vai ver que são muitos os detalhes que podem passar despercebidos.

O nervosismo vai aumentando – quanto mais perto da data do casamento, mais presente ele estará, portanto, não se desespere e, antes de nada, contrate um bom assessor para que ele, sim, faça tudo num passe de mágica!

Saiba quais são as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

Foto: Pelayo Lacazette
Foto: Pelayo Lacazette

2. Planejar um casamento perfeito para os outros, NÃO para você

Este é um dos maiores erros que uma noiva pode cometer. Sim, é verdade que o dia do seu casamento é um dia que deve ser perfeito para muita gente, mas não esqueça, você e o seu noivo são os protagonistas e devem seguir o gosto, o estilo e a vontade de vocês.

O casamento é de vocês e tudo tem que ter a ver com vocês – e não com outros. Não escolha um vestido com mangas de princesa se o seu look está muito mais para noiva-ousada! Jamais cometa este erro; o vestido de noiva tem que ser o vestido mais perfeito e mais tudo-a-ver-com-você da sua vida!

Inspire-se com a nossa galeria de vestidos de noiva: TODAS as tendências que estão arrasando!

Foto: Alberto Cob
Foto: Alberto Cob

3. Pedir aos amigos que tomem algumas decisões por você

É verdade que, depois de receber o convite de casamento, os bons amigos se disponibilizam a ajudar e com tantas coisas para resolver e decidir, você pode cair na armadilha de pedir que eles resolvam algumas “coisinhas” por você. (em uma organização de casamento, não existem “coisinhas”, tudo é importante!)

Pois esta é uma péssima ideia, já que por mais amigos que sejam, eles não vão poder decidir como se fosse você e pode que algo saia diferente do que você tinha em mente – é bem provável que isto aconteça. Existem muitos casos em que ao chegar o dia do casamento, o DJ, por exemplo, não tocou as músicas favoritas do casal, ou a decoração da cerimônia não saiu como os noivos esperavam.

A comunicação pode ser muito subjetiva e, às vezes, por mais que nos expliquemos, não somos capazes de transmitir exatamente o que queremos, portanto, se conseguir que tudo fique como desejado já é difícil tendo somente o fornecedor como interlocutor, imagine com “boi na linha”. Fica muito difícil mesmo!

Seus amigos e familiares podem ajudar um pouquinho, mas as decisões finais de TUDO devem ser dos noivos!

Norma Grau
Foto: Norma Grau

4. Querer economizar em tudo

A decoração DIY, super tendência em casamentos, permite celebrar uma festa muito original e econômica, mas você vai precisar de algum talento para fabricar os seus objetos, a não ser que sejam muito fáceis de fazer, como os do artigo ideias DIY sensacionais para seu casamento: faça você mesmo lembrancinhas fáceis e low cost.

Não adianta querer sem poder. Se vocês nunca fizeram nada, nao vai ser no casamento de vocês que darão este passo, não é verdade? Seria um enorme risco. A tarefa de organizar um casamento profissional é coisa para profissionais e a não ser que você seja uma pessoa super talentosa (em decoração, buffet, organização, etc) pense que contratar um profissional, ou seja, um assessor ou cerimonialista para te ajudar desde o primeiro instante é investir no sucesso da sua festa e na sua tranquilidade.

Contrate os profissionais adequados e não se arrependa de nada. O seu casamento não permite “riscos”! Às vezes (muitas vezes) o barato sai caro.

Foto: Lidia Fitch
Foto: Lidia Fitch

5. Menosprezar a organização da cerimônia

Ao planejar o casamento, temos a tendência em concentrar os nossos maiores esforços na procura do melhor local, dos melhores restaurantes, do melhor fotógrafo, da música ideal. Mas e a cerimônia? Seja ela religiosa ou civil é, sem dúvida, a parte mais importante da festa de casamento: é o casamento em si!

Pense que você vai lembrar de cada segundo da sua cerimônia, é o momento em que os noivos estão realmente conectados olho com olho, é o intercâmbio máximo de sentimentos. Preparem os votos com dedicação, pensem em algo divertido e que tanto vocês, como os convidados, se lembrem eternamente.

6. Não se familiarizar com o vestido de noiva

Não adianta só experimentar no ateliê da estilista! Quem nunca comprou um vestido que achou lindo no provador da loja e quando chegou em casa guardou no armário para sempre? Experimentar o vestido significa se familiarizar com ele. Vestir uma, duas, três vezes. Andar com o vestido pela casa, se admirar no espelho com ele no corpo, fazer todos os movimentos que você fará no dia do casamento para ver se não precisa, realmente, de nenhum ajuste – Claro que você não vai precisar fritar um ovo com o vestido, mas subir e descer escadas, abraçar a sua mãe, dançar um pouquinho, isso sim!

Foto: Instantanea & Tomaprime
Foto: Instantanea & Tomaprime

7. Renunciar à própria personalidade

Um dos erros mais comuns e evidentes! Como dito anteriormente, o casamento é coisa dos noivos e por este motivo, não permitam que ninguém tome decisões por vocês. A sua festa de casamento deve ter a sua cara e nunca a da sua mãe, da sua sogra ou da vizinha que “fez uma festa linda”.

Personalização  é a palavra chave para o sucesso do seu casamento. Não existe nada mais sem graça que uma festa que “não diz nada” e não deixa nada para recordar. O seu casamento deve ser 100% o reflexo da sua personalidade – jamais abra mão disto!

8. Não fazer a prova de maquiagem e cabelo

Gente, isto é importantíssimo e um grave erro! É verdade que o vestido faz grande parte do look da noiva, mas a maquiagem e o cabelo são tão importantes, quanto a roupa. Lembre-se de que todos os olhos estarão no seu rosto quando você entrar na cerimônia. Todo mundo quer ver o sorriso da noiva e intercambiar emoções com ela, e uma maquiagem mal feita ou um penteado nada a ver, poderão destruir o o seu visual.

Prove, repita, prove, repita e assim infinitamente, até você sentir que está radiante e mais linda do que nunca. Você contratou um profissional que tem, como meta, fazer com que você se sinta simplesmente deslumbrante e assim será!

Foto: Ribas para Viviana Borlido Beleza & Makeup

9. Esquecer de agradecer os fornecedores

Claro que você tem que agradecer aos amigos e familiares que tanto ajudaram para que o seu grande dia saísse perfeito. Mas, por outro lado, você não pode esquecer de fazer um agradecimento pessoal para aqueles que estavam envolvidos ao máximo com a sua festa: fotógrafo, wedding planner, decorador, cabeleireiro, etc.

Pode ser desde uma simples mensagem no whatsapp, uma mesa reservada somente para eles no buffet do casamento, uma reunião informal depois da festa. Sua imaginação é a que manda. Estes profissionais trabalharam duro, como você, para que este fosse o dia mais feliz da sua vida e merecem um reconhecimento por tanto esforço.

10. Criar falsas expectativas

Criar falsas expectativas também é algo bem comum, já que por mais que planejemos, as coisas podem sair um pouco diferentes do que tínhamos em mente (muitas vezes idealizamos demais e pequenos contratempos podem se transformar em problemas, quando não deveriam ter nenhuma importância).

Trate de desfrutar o casamento sem tensões, sem stress e criando um dia repleto de momentos agradáveis para recordar com um enorme sorriso!

Foto: Matthew Morgan
Foto: Matthew Morgan

Pois então você já sabe: siga o seu coração, saiba que um casamento se organiza com muito amor, dedicação e trabalho e, sobretudo, seja você mesma sempre!

E falando em ser você mesma e em personalização e estilo, leia a matéria Doze casamentos em seis continentes: entrevistamos o casal de acrobatas que disse sim ao redor do mundo sobre este casal incrível e veja do que o amor e a imaginação são capazes.

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Lucas Dumphreys Fotografia
7 discussões que TODO casal tem durante a organização do casamento e como evitá-las!
Dois não discutem se um não quer... A menos que vocês estejam organizando um casamento! Aprenda, então, como evitar as brigas pré casamento e chegar à lua de mel em paz com o seu amor!
Noite na Black Tie Village em São Paulo: novo conceito para atender cada vez melhor as noivas
Noite na Black Tie Village em São Paulo: novo conceito para atender cada vez melhor as noivas
Na noite de ontem, a Black Tie, em comemoração aos 35 anos de existência, inaugurou a flagship da marca em São Paulo, a Black Tie Village: um novo conceito para atender cada vez melhor as noivas que buscam vestidos prontos e com muita qualidade. Marcas nacionais e internacionais são encontradas na mansão.
Only Love Photo
5 atitudes que uma noiva espera da sua mãe durante a organização e no dia do casamento!
Seja uma mãe de noiva perfeita! Seguindo esses conselhos, casar a sua filha será um dos momentos mais felizes da vida de vocês duas!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações