Votos de casamento: passo a passo para escrever o texto mais romântico!

Você quer impressionar o seu amor e os convidados com votos do casamento lindos e arrebatadores? Confira nosso passo a passo para escrever votos de casamento perfeitos.

Votos de casamento: passo a passo para escrever o texto mais romântico!
Foto: Lentes Claras Fotografia
  • Pedido
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos
  • Emotivo

Escrever os votos de casamento não é uma tarefa fácil, mas a gente ajuda a facilitar sua vida e arrasar na declaração mais importante da sua vida!

Passo 1: Estabeleça um prazo para concluir o texto

Muitos noivos arriscam escrever os votos de casamento no dia da cerimônia, mas é melhor ser cauteloso nessas horas. Imagine só acontecer um imprevisto que atrapalhe essa missão de amor! Você ficará arrasado e seu amor, frustrado.  Evite o estresse! 

Passo 2: Reserve um espaço para suas anotações

Tenha espaço especial para guardar suas anotações de amor, tudo aquilo que vier à mente. Pode ser um caderninho de anotações, um arquivo no computador, uma pasta especial no e-mail ou uma nota no celular. Assim, tudo fica organizado e você não perde nenhuma ideia.

Calendário do casamento mês a mês: noivos organizados não sofrem de stress!

Passo 3: Coloque no papel o que você sente

Você está prestes a escrever uma linda declaração de amor para a pessoa de sua vida. Imagine-se diante do seu amor e comece a escrever tudo o que vem à mente. Todas as ideias são válidas: fale por que você quer se casar com ela, exalte as qualidades, diga o que sente quando estão juntos, recorde de momentos especiais. Você ainda estará montando um rascunho, então não precisa se preocupar com a ordem ou a relevância dos fatos.

Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!

Confira algumas sugestões de perguntas para você responder antes de escrever os votos de casamento:

  • Quais são as principais características positivas dela?
  • O que fez você se apaixonar por ela?
  • Em que situações ela é a melhor companheira?
  • Qual memória de vocês juntos é a mais marcante e feliz?
  • Existe alguma frase que ele te diz que poderia ser usada no discurso?
  • O que você sentiu quando vocês se beijaram pela primeira vez?
  • O que você sentiu quando aceitou/fez o pedido de casamento?
  • O que vocês gostam de fazer juntos?
  • O que você gostaria de continuar fazendo com ele a vida inteira?
  • Vocês têm alguma música-tema?
  • Você quer prometer algo a ele? O quê? Faça promessas reais e que você esteja disposto a cumprir.

Músicas que falam de amor: trilha sonora para cada fase da relação.

Passo 4: Selecione as ideias mais bacanas

Agora, é hora de selecionar as melhores ideias com uma caneta marca-texto. Elas vão guiá-las para construir o texto.

Passo 5: Comece a escrever

Escolha uma frase de impacto para iniciar seu texto. Use suas anotações para escolher a mais emocionante. Suas palavras devem expressar tudo aquilo que você sente, com naturalidade e simplicidade. Use frases curtas e parágrafos objetivos. Seja sincero e autêntico. E não prometa nada do que não possa cumprir. Tente escrever um texto com até dois minutos. É o suficiente para dizer tudo aquilo que deseja ao seu amor e emocionar todos na cerimônia.

Amor real aqui e agora: porque contos de fadas não existem e isso é ótimo!

Passo 6: Ensaie

Use o espelho ou a ajuda de algum amigo para ensaiar o texto que você acabou de escrever. Pratique várias vezes até que ele seja lido com naturalidade.

Passo 7: Escreva ou imprima em um lindo papel

Escreva seus votos (ou imprima) em um papel bem bonito. Entregue-o para uma madrinha, padrinho ou a própria assessora do casamento. Você também pode guardar o texto no seu email, para não correr o risco de perder.

Promessas de casal para o início de ano que farão vocês ainda mais felizes!

Passo 8: Declare seus votos de casamento

Respire fundo antes de começar a falar e deixe a felicidade tomar conta do seu coração. Se precisar, faça pausas para que a leitura flua, olhe nos olhos do amor da sua vida e sorria bastante.  Se tudo o que você disser for verdadeiro todos ficarão emocionados e jamais esquecerão cada uma de suas palavras. 

Mais do que escrever um lindo texto de amor, é preciso cuidar de verdade da pessoa que está ao seu lado. Não há sombra de dúvidas de que a leitura dos votos é um dos momentos mais aguardados e emocionantes da cerimônia. Mas, para alguns casais, essa pode parecer uma tarefa difícil, pois muitos não sabem por onde começar. O ideal é evitar qualquer tipo de improvisação, buscando escrever o texto com bastante antecedência, para evitar o nervosismo que acompanha esse momento tão importante de suas vidas. Por isso, trazemos algumas inspirações:

Não deixe o amor passar

Começamos com uma das alternativas mais românticas que existem: os poemas. Se gosta de poesia, não irão faltar opções, como por exemplo, este belíssimo verso de Carlos Drummond de Andrade, considerado como um dos mais aclamados poetas brasileiros.

“Quando encontrar alguém e esse alguém fizer parar de funcionar o seu coração por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus mandou-lhe um presente: O Amor.”

Pequeno príncipe

Este livro contém textos preciosos, com alguns que se destacam dos demais. Você pode adotar pequenos fragmentos para criar um momento leve e romântico, se aproveitando desta incrível novela escrita por Antoine de Saint-Exupéry. 

“As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aquelas que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve…

Quando olhares o céu à noite eu estarei habitante uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir.

E teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Tu explicarás então: “Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!” E eles te julgarão maluco.”

Carta a Juliette Drouet

Se vocês são um daqueles casais apaixonados por literatura, já pararam para pensar como seriam as cartas de amor assinadas pelos grandes escritores? Aproveite para se inspirar nestas linhas assinadas por Victor Hugo, enquanto se correspondia com sua amada Juliette Drouet.

“Olho para o passado com embriaguez, mas não é com menos deslumbramento que encaro o nosso futuro. Eis-nos, agora, um do outro para todo o sempre, sem ansiedades, sem inquietações, sem angústias. Atravessamos e vencemos tudo o que era mau e que poderia ser fatal. Estamos na plena posse dos nossos dois destinos fundidos num só.

O nosso amor não terá a frescura dos primeiros tempos, mas é um amor posto à prova, um amor que conhece a sua força, e que mesmo para além do túmulo, espera ser infinito. O amor, quando nasce, só vê a vida, o amor que dura vê a eternidade.”

Que tal aproveitar para escrever sua própria carta de amor? Celebrantes como Liandra Zanette, não seguem roteiros prontos e constroem a cerimônia junto ao casal. Esta grande profissional entende que cada história é única e merece ser contada de forma que todos os presentes se sintam envolvidos, chorando, sorrindo e compartilhando da enorme emoção vivenciada pelos noivos.

Veja também as tendências para casamentos para esse ano!

Para sempre

O romance entre Leo e Paige toca profundamente o coração de quem já assistiu ao filme Para Sempre, e acaba se tornando ainda mais comovente, quando descobrimos que toda a história foi baseada em fatos reais. Confira os votos dos protagonistas:

Paige: “Me comprometo a ajudá-lo a amar a vida, a sempre abraçá-lo com ternura, e ter a paciência que o amor exige. Para falar quando as palavras forem necessárias, e compartilhar o silêncio quando não forem. Para discordar em concordar sobre o bolo. E viver no calor de seu coração. E sempre chamar de lar.”

Leo: “Eu me comprometo a amá-la seriamente, em todas suas formas. Agora e para sempre. Prometo que nunca vou esquecer que esse é um amor para toda a vida. E sempre sabendo na parte mais profunda da minha alma que não importa quais desafios venham nos separar, sempre encontraremos o caminho de volta para o outro.”

Confira o post Para depois do sim: receita fácil e saborosa para recém-casada!

Eu não existo sem você

Também na música você pode encontrar a inspiração perfeita para os votos de sua cerimônia. Esta canção escrita pelo eterno poeta e compositor Vinicius de Moraes, resume em poucas palavras o significado deste momento todo especial.

“Assim como o oceano, só é belo com luar.
Assim como a canção, só tem razão se se cantar.
Assim como uma nuvem, só acontece se chover.
Assim como o poeta, só é grande se sofrer.
Assim como viver, sem ter amor não é viver.
Não há você sem mim, eu não existo sem você…”

Se apaixone pelas  25 canções românticas para seu casamento: conheça as melhores e deixe de lado os modismos desatualizados

Diário de Uma Paixão

O Diário de Uma Paixão é um filme que não pode faltar em sua lista para os momentos mais românticos. Deste belíssimo enredo, você pode extrair a parte onde é descrito o amor entre os protagonistas.

“Não será fácil. E teremos de nos empenhar a cada dia. Mas quero fazer isso porque te quero. Quero tudo de ti, para sempre, você e eu. Há muitas formas de se querer, sabe? Mas a sua era…total. Um amor puro, incrível, alucinante. Um amor especial como poucos.

O melhor tipo de amor é o que desperta a alma e nos faz procurar mais. Que acende o fogo em nossos corações e nos tranquiliza a mente. Isso é o que você me deu. E o que eu esperava lhe dar para sempre. Te amo.”

Descubra As 20 frases de amor que mais bombam na internet: pura inspiração!

Leituras personalizadas

Não há nada mais emocionante do que textos onde os noivos expõe todo o seu amor, principalmente quando expressam um sentimento genuíno, levando em conta sua personalidade e criatividade. Conte sua história, que pode incluir a sensação do primeiro beijo, analogias divertidas, momentos de superação que enfrentaram juntos, o que pensa do futuro… O importante é usar de toda a sinceridade, para criar um momento único, que ficará guardado para sempre em seus corações.

Existem diversas opções para as leituras de sua cerimônia. Você pode se inspirar nas suas músicas ou filmes favoritos, em romances ou poemas que possuem um significado especial, ou apostar em um texto escrito com o coração. Lembre-se apenas de escrever com alguma antecedência, pois desta forma, terá tempo suficiente para criar votos que marcarão sua data de uma maneira toda especial.

 

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!