Os tipos de lustres e luminárias perfeitos para cada estilo de casamento: conheça os preferidos dos decoradores!

Os tipos de lustres e luminárias perfeitos para cada estilo de casamento: conheça os preferidos dos decoradores!

Conversamos com especialistas em decoração para casamentos para descobrir as principais tendências de lustres e luminárias para casamentos de acordo com os diferentes estilos de decoração. Inspire-se!

  • Estilos de decoração
  • Tendências
  • Castiçais
  • Equipe de iluminação
  • Velas

Em eventos como um casamento, a iluminação é um dos elementos mais importantes para o resultado final ficar impecável: é ela que “veste” o ambiente como um todo e dá o toque final ao realçar todos os outros itens escolhidos para a produção. Mas, além da função de maquiar e envolver o ambiente, a iluminação também pode ter uma poderosa função decorativa para o evento através de charmosos lustres e luminárias. Com design, materiais e tamanhos dos mais diversos possíveis, estes itens tornam a decoração ainda mais rica e harmoniosa em cada detalhe!

salvar
Decoração: Tais Puntel – Foto: Duo Borgatto

Para este post, conversamos com especialistas em decoração de casamentos para descobrir as principais tendências de lustres e luminárias para casamentos de acordo com os diferentes estilos de decoração. Inspire-se com as melhores ideias e leve o bom gosto para a sua festa!

Modelos modernos, criativos e variados

Os casamentos mais modernos recebem um tratamento diferenciado na decoração. Mestres da decoração no Brasil, os profissionais Daniel Cruz, Tais Puntel e Tuca Benetti levam luz aos seus projetos das formas mais variadas. As luminárias podem ser em formatos geométricos, coloridas e de todos os tamanhos possíveis. A única regra para esses grandes decoradores é a inovação regada de muita criatividade e bom gosto!

salvar
Decoração: Tuca Benetti – Foto: Renata e Yuri Fotografia
salvar
Decoração: Daniel Cruz – Foto: Paulo H Lima Fotografia
salvar
Decoração: Tais Puntel – Foto: Divulgação
salvar
Decoração: Tuca Benetti – Foto: Divulgação

Lustres de Cristal: luxo máximo!

Não precisa ser uma noiva clássica para se apaixonar completamente por eles. Os lustres de cristal por si só já roubam a cena com todo seu luxo, beleza e imponência! Não é à toa que eles nunca estiveram tão em alta como agora, sendo muito usados em casamentos para dar um ar diferenciado ao evento.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Eles são uma boa maneira de surpreender os convidados e caem bem em qualquer decoração, pois causam muito  impacto. A tendência da decoração suspensa agrega valor ao espaço do evento“, explica Juliana Couto, da Verde Musgo.

salvariluminação casamento lustre cristal
Foto: Demetrius Borges

Anderson Lima, responsável pela Anderson Lima Design de Eventos, também é fã deste tipo de luminária. “Adoro usar os lustres de cristais para casamentos tradicionais, eles dão um ar de nobreza no ambiente, deixando o evento mais sofisticado e chique“, confessa.

Mas se engana que acha que eles caem bem apenas em decorações mais clássicas – apesar de os modelos mais procurados para casamento serem os lustres de cristal no estilo estilo palaciano, o momento permite explorar o espaço aéreo da forma que os clientes desejarem.

Eles podem também ser usados em casamentos durante o dia ou no campo. Para casamentos no campo, há a opção de modelos mais rústicos em ferro, mas é permitido misturar o estilo clássico também. Afinal, na hora de usar a criatividade vale tudo para fazer um bom projeto“, esclarece Juliana Couto.

salvarVerde MusgoEntre em contato com Verde Musgo
Verde Musgo. Foto: Divulgação

Cris Bellare, da Vem Festa por Aí também gosta de promover a mistura do luxo com o despojado quando o assunto é iluminar decorando: “Mesmo na praia, optamos por lustres mais arrojados, trazendo um pouco mais de sofisticação ao que já é naturalmente rústico”, avalia.

Veja também Como decorar um casamento na praia: Inspirações únicas e para todos os estilos!

salvarAnderson Lima Design de EventosEntre em contato com Anderson Lima Design de Eventos
Anderson Lima Design de Eventos. Foto: Célio Ferreira Fotografia

À luz de velas

Assim como elementos clássicos na sua essência como os lustres de cristal podem agregar muito às produções que não sejam necessariamente tradicionais, as luzes de velas podem reproduzir uma sensação a mais de aconchego e suavidade a qualquer ambiente em que forem inseridas. Elas podem vir tanto em forma de encantadores pendentes, como nas mesas em lustres ou castiçais de ferro. “São lindos e fica chique!“, avalia Anderson Lima.

Confira também Decoração de casamento com velas 2017: encha seu grande dia de luz!

salvarcasamento com velas pendentes
Carlos Eduardo Som Luz e Imagens. Foto: Divulgação

Casamentos ao ar livre

Quando o casamento é durante o dia, os lustres e luminárias não precisam ser deixados de lado. Os melhores decoradores sempre encontram uma solução para inserir estes itens de maneira adequada, como faz Cris Bellare: especializada em casamentos de dia, ela explica que a empresa desenvolve, junto às empresas de iluminação, algo específico principalmente para a mesa do bolo e mesas comunitárias, levando em consideração a personalidade dos noivos e o estilo proposto para a decoração.

Como nossos casamentos são ao ar livre e começam ainda de dia, buscamos sempre uma iluminação mais quentinha e aconchegante, nada muito claro ao ponto de incomodar os convidados… Clima de jardim, sabe?“, explica.

Você também precisa ler Como decorar o altar de seu casamento com muita criatividade!

salvar
Daniel Cruz Decoração – Foto: Divulgação
Para casamentos rústicos, Anderson Lima sugere o uso de luminárias de bambu, cipó, balaios e fibra. “Tudo vai depender da ideia do projeto, tudo pode ser usado com muita criatividade!“, aponta o decorador.

E, se o estilo da decoração influencia diretamente na escolha da iluminação dos ambiente, é muito frequente que as luminárias mais em alta sigam também as últimas tendências de decoração para casamentos. Um bom exemplo é o recente boom da decoração industrial, que trouxe consigo elementos decorativos que empresas como a Vem Festa Por aí têm apostado muito: as luminárias pendentes com lâmpadas de filamento de carbono – as preferidas de Cris, junto com as luminárias pendentes com formatos diferentes e o varal de luzes.

salvarnoiva jogando buquê
Foto: Priscila Rabello

Luzes difusas

Todas essas luminárias lindas e modernas podem até parecer suficientes para o ambiente para quem é leigo. Mas, para quem entende do assunto, não é tão simples assim. De acordo com o decorador Anderson Lima, para um projeto decorativo sair com excelência, é preciso distribuir os 3 tipos de iluminação (difusa, indireta, direta), de acordo com os ambientes planejados.

Em um lounge, por exemplo, uso iluminação direta, abajures e luminárias, deixando o ambiente mais aconchegante. Já na entrada do evento, gosto de usar o máximo sem exagero, destacando a fachada do local e marcando bem os degraus e o chão para que os convidados tenham mais visibilidade do caminho. Dentro do salão principal, uso a indireta posicionada para o teto, onde temos um foco de luz mais abrangente, porém suave“, detalha o especialista.
 

A iluminação na decoração é algo tão minucioso que, antes mesmo de começar a escolher as lâmpadas decorativas e o seu fluxo luminoso, os decoradores precisam levar em conta outros aspectos, como a estrutura do ambiente, as dimensões do espaço, o exterior do lugar e as cores do espaço para que não haja interferência no projeto da decoração.

Somente depois dessas análises podemos começar a trabalhar com um ponto, focando um único objeto ou uma difusão, onde trabalhamos por inteiro o ambiente” explica Anderson.

Gostou de todas as nossas dicas? Então confira ainda mais dicas para a decoração do seu casamento lendo os posts Acerte nas cores da decoração do casamento: dicas que sempre funcionam! e Como escolher a decoração do casamento: conheça todas as dicas de quem entende do assunto!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Verde Musgo Decoradores casamentos
Rafa Bernardo Fotógrafos para casamentos
Anderson Lima - Design de Eventos Decoradores casamentos
Taís Puntel Decoradores casamentos
Daniel Cruz Decoradores casamentos
Tuca Benetti Decoradores casamentos
Vem Festa Por Aí Decoradores casamentos
Priscila Rabello Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!