Passo a passo para um casamento ecológico perfeito: os convidados e a natureza agradecem!

Se vocês são desses casais apaixonados pela natureza, que tal investir em um casamento simples, sem luxo ou ostentação, porém deslumbrante? Todos os itens de seu grande dia podem ser planejados de maneira sustentável, minimizando os impactos em relação ao meio ambiente! Veja como é fácil criar um dia mágico e inesquecível através de nosso passo a passo para um casamento ecológico perfeito: os convidados e a natureza agradecem!

Convites

Tendo em mente que os convites devem refletir o estilo do casamento, que tal investir em propostas que não agridem o meio ambiente? Indicamos 3 delas!

  • Papel reciclado: além de não destruir florestas, a utilização desta matéria-prima diminui a quantidade de resíduos depositados em aterros e os noivos ainda podem optar pela tinta ecológica, fabricada a base de água e pigmentos naturais.
  • Papel semente: este papel é reciclado de forma artesanal e, durante o processo, recebe a aplicação de variadas sementes de flores ou hortaliças. Depois do casamento, seus convidados podem picar os convites, plantar em vasinhos e esperar a surpresa florescer!
  • Digital: além do baixo investimento, convites enviados por e-mail evitam a queima de combustível (correios), utilização desnecessária de papel e os noivos podem liberar sua imaginação para criar designs surpreendentes!

Dica: o ideal é utilizar a menor quantidade possível de papel em seu grande dia, mas se não abre mão de toda a identidade visual em seu casamento, aposte no papel reciclado ou semente. A natureza agradece!

Alianças

Você sabia que a extração do ouro causa um grande impacto ambiental nas águas dos rios, no solo e no ar, através da liberação de metais pesados como, por exemplo, o mercúrio? Por isso aposte na reutilização! Cordões, anéis, pulseiras e brincos antigos, podem se transformar nas alianças dos sonhos, personalizadas de acordo com o gosto do casal! Ou, quem sabe, aquela linda aliança que foi da sua bisavó, e nem precisa de modificações para ficar deslumbrante no seu dedo…

Saiba quais são as 21 frases originais para gravar nas alianças de casamento: a 16 é para rir muito!

Vestido de noiva

As noivas encontram maravilhas em brechós especializados ou lojas de aluguel, mas uma das opções mais singelas e emocionantes, é subir ao altar com o vestido de sua mãe ou avó! O retrô está super em alta e você poderá ajustar ou dar um toque moderno ao modelo através das mãos de uma habilidosa costureira! E para quem pensa em confeccionar um modelo exclusivo, o ideal é investir em tecidos como o algodão orgânico, linho, bambu ou seda! A chamada Eco Couture vem ganhando adeptos pelo mundo, inclusive a famosa marca sueca H&M, que em 2016 lançou sua coleção de vestidos de noiva ecologicamente corretos!

Dica: esta mesma estratégia vale para o noivo, pajem, daminhas e padrinhos, contribuindo ainda mais com a proposta do casamento!

H&M - Foto: divulgação
H&M – Foto: divulgação

Acessórios

A noiva pode apostar em joias antigas de família ou nas biojoias – confeccionadas com materiais orgânicos como conchas, madeira, sementes, folhas e fibras naturais. Buquês e boutonnieres podem ser criados com folhas e galhos secos, misturados a flores silvestres ou da estação, ou até mesmo com materiais reciclados como botões, papel machê, origamis, entre outros. Coletes, gravatas e suspensórios também poderão seguir a linha Eco Couture, priorizando fibras orgânicas e tecidos sustentáveis!

Para se inspirar! Coroa de flores para noivas 2017: um enfeite cheio de estilo!

Local

O local ideal para este tipo de casamento é ao ar livre como praia, campo, montanha ou jardim, onde a própria natureza se encarregará de embelezar o cenário! O espaço deve acomodar a cerimônia e a festa, evitando o deslocamento dos seus convidados e, consequentemente, diminuindo a emissão de gases poluentes. É pertinho de onde você mora? Então vá de patins, skate ou bicicleta! Aproveite e veja se o espaço escolhido permite que os noivos plantem uma árvore ao final da cerimônia: um gesto significativo e super romântico!

Rosí Medeiros, gerente e cerimonialista do sítio Meio do Mato, comenta que “o plantio da árvore simboliza a continuação da história do casal. Eles casam aqui no Meio do Mato, depois voltam para plantar uma muda e, ao longo da vida, vão acompanhando essa árvore florescendo, junto com o casamento, com o nascimento dos filhos, com o crescimento da família… É lindo poder fazer parte da história de tantos casais.” 

Já escolheu o local? Então Saiba tudo o que não pode faltar em um casamento ao ar livre!

Decoração

decoração sustentável deve possuir objetos das famílias dos noivos contribuindo para a personalização! Caixotes de madeira, barris, paletes e os belíssimos móveis em madeira de demolição são perfeitos para este fim! Prefira sempre utilizar o mobiliário oferecido pelo espaço ou busque por lojas de aluguel que se encontrem nas proximidades. Plantas e flores podem ser colhidas através da poda natural de jardins ou plantadas em vasos, ganhando destaque através da concepção de decorações leves, com aparência super natural! Além de lindo, fica com jeitinho de “casa da gente”!

LajedoSaiba mais sobre “Lajedo”
Lajedo – Foto: Stefano Aguiar Fotografia e Casamentos

Mesa dos convidados

Os noivos devem evitar ao máximo os descartáveis, investindo em louças, copos de vidro e guardanapos de tecido! Os centros de mesa podem ser montados de acordo com os materiais locais, utilizando conchas em casamentos praianos ou flores e plantas em casamentos campestres. Se optar por vasinhos, você poderá oferecer seus centros de mesa como lindas lembrancinhas ao final do casamento!

Saiba tudo sobre Centro de mesa 2017: seu casamento com as últimas tendências!

Iluminação

Case durante o dia! Além de poupar energia, não existe iluminação melhor para as fotos do que a natural! E para a festa, que costuma adentrar a noite, invista em lâmpadas com baixo consumo de energia como as de led, e velas a base de soja ou cera de abelhas, pois são naturais e menos agressivas para o ambiente do que as de parafina.

Comes e bebes

O desperdício é uma palavra que não pode constar no cardápio, por isso tome muito cuidado ao determinar as quantidades de seus comes e bebes! Caso o espaço não ofereça o serviço de buffet, procure por fornecedores e produtos locais, investindo em bebidas e alimentos orgânicos, livres de pesticidas. Evite embalagens para os doces, distribuindo-os em suportes e bandejas de madeira, metal ou vidro e não deixe de servir sucos e águas aromatizadas em sua recepção, pois além de saudáveis, proporcionam um toque colorido à decoração!

Dica: a comida excedente pode ser distribuída para seus convidados em sacolinhas de papel reciclado, ou doada para uma instituição de caridade!

Lembrancinhas

Vasinhos com plantas, temperos e flores, fazem o maior sucesso entre os convidados, além das sementes, que podem ser oferecidas apenas em envelopes ou em um kit completo, pronto para o plantio. Os noivos também poderão oferecer lembrancinhas comestíveis, em potinhos reciclados, um jeito delicioso de presentear seus convidados!

Confira outras ideias em Flores e plantas como lembrancinha de casamento: todo mundo AMA!

Após a festa

Mesmo após o casamento, deve haver a consciência sobre o descarte dos resíduos gerados pela festa. Alguns locais separam seus resíduos de modo consciente e reaproveitam o material orgânico que é compostado, servindo como adubo para seus jardins. Caso contrário, os noivos poderão contratar uma equipe especializada, que realize este tipo de manuseio.

Lua de mel

Aproveite sua lua de mel em um dos maravilhosos destinos brasileiros! Opte por um hotel ou resort eco friendly, ou programe sua viagem através de uma agência ligada ao ecoturismo, vocês irão descobrir um Brasil diferente, com destinos intocáveis e paisagens de tirar o fôlego!

Além de todas estas dicas, você ainda pode criar uma lista de casamento ecológica através do Zankyou! Os noivos terão total liberdade para incluir produtos ou projetos que cuidem do meio ambiente, zelando pela saúde de nosso planeta! Veja também como fazer um Casamento personalizado ao máximo com manualidades, reciclagem e muita criatividade: faça o seu assim!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

6 tendências que amamos de convites de casamento para 2018
6 tendências que amamos de convites de casamento para 2018
A gente te ajuda a escolher o modelo de convite que mais combina com você e com o seu casamento!
Tendencias para novias 2018.
10 tendências em vestidos de noiva 2018 que você não pode perder!
Seja a primeira a descobrir as 10 tendências em vestidos de noiva 2018 que você não pode perder e escolha a que mais se ajusta ao seu estilo.
Foto: Linda Lomelino Photographer & cookbook
Ideias originais para bolos de casamento: conheça as tendências mais lindas, saborosas e criativas para 2018!
Se está em busca de um bolo capaz de surpreender a todos os seus convidados, confira nossa seleção com as ideias originais para bolos de casamento: conheça as tendências mais lindas, saborosas e criativas para 2018!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações