Plano B no seu casamento: 8 soluções para 8 imprevistos

O casamento é o dia mais importante da vida dos noivos. São meses dedicados ao planejamento e a organização de cada detalhe. Mas mesmo com todos estes cuidados, sem uma fiscalização mais atenta, alguns imprevistos podem acontecer e comprometer o sucesso do seu grande dia. Para te ajudar a se prevenir ou solucionar rapidamente os inesperados mais clássicos, entrevistamos super feras em assessoria e cerimonial, que nos ajudaram a listar os oito imprevistos mais comuns e as soluções para estes problemas. Tome nota e curta o dia mais importante da sua vida sem surpresas desagradáveis!

Seraphine EventosEntre em contato com Seraphine Eventos
Seraphine Eventos. Foto: Cyan Fotografia

1. Chuva no meio da cerimônia

Os noivos que optam por casar ao ar livre têm sempre o fator “tempo” a favor ou contra, então o primeiro passo para tentar evitar imprevistos neste sentido é escolher um mês ou período do ano que a probabilidade de chuva seja menor. Mas quando a previsão do tempo é incerta e ainda assim os noivos decidem manter a cerimônia no espaço aberto, os organizadores precisam estar atentos.

Em caso de uma possível precipitação, é sempre bom alertar os convidados antes de iniciar a cerimônia para onde eles devem se dirigir no início da chuva, assim como separar guardas-chuva transparentes e posicioná-los sobre os noivos e celebrantes até que a cerimônia se encerre“, recomenda Larissa Santos, da Seraphine Eventos.

Outro item que além de ser super útil é também um mimo aos convidados é providenciar guarda-chuvas personalizados ou na mesma paleta de cor da festa. Além de proteger da chuva, ainda vai proporcionar fotos bem legais deste momento!

Foto: Amanda Francelino

2. Muita, mas muita água!

Outra regra-chave nos casamentos ao ar livre é ter um plano B para o caso da chuva aparecer sem ter sido convidada: alugar uma bela tenda ou já deixar um toldo reservado com antecedência. Ainda assim, dependendo do volume de água previsto para o dia, vale sempre ponderar até onde vale o risco, já que até mesmo uma boa estrutura não dar conta de proteger adequadamente o ambiente.

Já aconteceu de realizarmos a festa em um jardim com a previsão do tempo ruim, por vontade da noiva. Montamos o toldo mas, na hora da dança do casal, vimos que o toldo não estava firme e balançava muito devido a um vento muito forte. Tivemos que trocar a pista de dança e colocar em outro lugar e não deu outra: com o vento forte, uma parte do toldo caiu antes de tirar todo a pista de dança de lugar“, conta Tatiana Mattos, da Tatiana Mattos Assessoria e Cerimonial.

Leia também: Quer saber quando NÃO marcar a data do seu casamento? Leia este post!

3. Esquecer ou perder as alianças

Já imaginou esquecer as alianças no grande dia? Parece impossível quando falamos de um item com tanta importância, mas diante de tantos detalhes, isso é super comum de acontecer. Não é à toa que os cerimoniais mais atentos já têm uma carta na manga para esse tipo de situação:

Uma coisa que fazemos por exemplo é ter um par de alianças ‘falsas’ para substituir no momento da cerimônia para que não ocorra constrangimento se os noivos esquecerem as alianças“, explica Teresa Lamas, da Teresa Lamas Eventos.

Foto: Lentes Claras

4. Problemas no som

É também muito comum de acontecer. Neste caso, a dica é checar sempre os microfones antes do início das celebrações ou anúncios, e em caso de uma falha, sempre orientar que a pessoa que esteja em discurso continue impostando a voz de forma mais alta, sem interromper a fala, e aguardar as providências técnicas serem tomadas em paralelo.

Vale a leitura: Quanto tempo a noiva pode se atrasar para a chegada na cerimônia? Já pensou sobre isso?

5. Esquecer o texto ou a coreografia da dança

E, ainda na cerimônia, em caso de esquecimento ou nervosismo excessivo para falar ou ler um texto, o ideal é não tentar disfarçar. Assuma o desconforto, pare, respire, aproveite o gancho para uma brincadeirinha com os convidados mostrando o quão desafiador é aquela situação e certamente após algumas risadas e descontração, será muito mais fácil retomar o foco!
O mesmo vale para a hora da dança, se houver coreografia: se no meio da dança errou um passinho, o segredo é “Fazer carão e segue o baile!”, como recomenda Larissa:

Pedimos aos noivos: não sofram com isso. Não percam tempo de festa aflitos por conta de uma dança programada para algum momento. A ideia é sempre se divertir. Se está causando ansiedade, o ideal é aquele famoso ‘dois para lá – dois para cá’. O mais importante vocês já estão vivendo. E a coreografia, só vocês sabiam como devia ser!“, sugere.

6. Padrinhos ou madrinhas passando mal

Em caso de alguma pessoa no altar passar mal, é primordial que a assessoria esteja atenta para socorrer a pessoa o mais rápido possível.

“O ideal é que sempre tenhamos em mãos um docinho, um salgadinho e água, pois muitas vezes a exposição ao calor, frio ou demasiado tempo de pé costumam causar tonturas e desmaios, principalmente em pais e padrinhos. A sacada em casos como este é tentar discretamente retirar a pessoa do altar para que os convidados não desviem todo o tempo a atenção, e os noivos permaneçam tranquilos e seguros para dar continuidade à cerimônia”, recomenda Larissa.

7. Problemas com o bolo

Como lidar se o bolo começar a desmontar na mesa do casamento? Com muito jogo de cintura, é claro! Mas, que fique claro: esta situação pode ser 100% evitada já na hora da contratação, principalmente se for um naked cake, que precisa ser montado na mesa. Sabe aquela história de o barato sair caro?
Eu fiz um casamento algum tempo atrás que a noiva queria muito um bolo naked e sempre indico um fornecedor especializado. A  noiva achou o valor alto e não quis fazer com a fornecedora que indiquei, ela quis fazer com uma tia. O bolo foi montado na mesa e, no meio da sessão das fotos, começou a desmontar. Tive que colocar um mão atrás do bolo, já que era de 3 andares, e pedir para alguém na cozinha levá-lo. A solução foi colocar um prato mais alto para esse bolo ficar alto e o restante ficou na cozinha. A noiva agradeceu a solução, mas no final, fica a dica: quando indicamos os fornecedores, é porque são fundamentais para esse serviço“, explica Tatiana.
Foto: Samuel Campos Fotografia

8. Mais convidados que lugares na festa

Em caso haver uma quantidade maior de lugares do que de lugares montados na festa, o ideal é que o improviso das mesas sejam feitos durante a cerimônia. “Então, vale sempre se antecipar, contar a quantidade de presentes enquanto acontece a cerimônia, comunicar a equipe do buffet e improvisar mesas extras, remontando layout e aproveitando mobiliários de lounge”, recomenda Larissa.
A dica mais certeira de todas, porém, é sempre monitorar todos os fornecedores desde bem cedinho no dia do evento, checando cada passo dado pelas equipes até a chegada e montagem no local. “Já tivemos a oportunidade de descobrir à tempo caminhão de cadeiras tombado na rodovia após acidente, equipes que se perderam no caminho e pararam em outro locais e outros tantos contratempos”, conta a cerimonialista.

Mas lembre-se: ter uma equipe de assessoria não quer dizer que seu evento será perfeito. É sempre possível nos deparar com situações inusitadas pelas quais nunca passamos, e o que vai diferenciar a equipe e dar tranquilidade no dia aos noivos é a forma de encará-las e conduzi-las, e o que vale nessa hora é o verdadeiro “jogo de cintura” e intuição!

Para fazer a escolha certeira, leia agora o post Dez coisas para ter em conta durante a escolha de sua assessora de casamento! e Já ouviu falar em assessoria de noivas? Quase uma “fada madrinha” ao seu dispor!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Casamento na praia: dicas para um grande dia sem surpresas ou imprevistos
Casamento na praia: dicas para um grande dia sem surpresas ou imprevistos
Um casamento na praia pode ser inesquecível, mas para que saia tudo dentro do planejado, é bom seguir algumas normas...
Imprevistos acontecem: veja como não ser pego de surpresa no seu casamento
Imprevistos acontecem: veja como não ser pego de surpresa no seu casamento
Experiência e precaução são as palavras chaves para lidar com possíveis imprevistos no grande dia. Leia agora as nossas dicas!
Para cada estilo de noiva e casamento há um vestido ideal: encontre o seu e aposte nos detalhes!
Para cada estilo de noiva e casamento há um vestido ideal: encontre o seu e aposte nos detalhes!
Cada noiva tem a sua personalidade e os detalhes garantem vestidos personalizados para arrasar no grande dia!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações