Por que acreditar no amor? As lições de ‘Love Actually’ nos esclarecem

A BBC One anunciou que, no dia 24 de março, lançará “Red Nose Day Actually”, um curta-metragem filmado para ser a sequência do maravilhoso “Love Actually” – filme que nós, brasileiros, conhecemos por “Simplesmente Amor” ou “O Amor Acontece”. O curta tem caráter beneficente e faz parte do trabalho da organização Comic Relief, que ajuda a combater a fome e outras calamidades que assolam os países mais pobres da África.

Leia também: Histórias de amor do cinema atual: os 7 casais mais inspiradores!

Independent
Foto: Independent

Esta segunda parte reúne quase todo o elenco principal do filme de Richard Curtis (líder do Comic Relief), já que Emma Thompson teve problemas com sua agenda e, infelizmente, perdemos o grande ator Alan Rickman antes que as filmagens tivessem começado.

Para entrar no clima deste lançamento super aguardado, revisaremos as lições sobre o amor que o primeiro filme nos ensinou por meio de cada uma das suas histórias e que, hoje em dia, ainda são válidas.

Love Actually
Foto: Love Actually

Juliet, Mark e Peter

Um “triângulo amoroso” bem light. Mark (Andrew Lincoln), não entende por que Peter (Chiwetel Ejiofor), seu melhor amigo, é tão desagradável com sua nova esposa, Juliet (Keira Knightley).

Noivas de cinema: os 15 vestidos de noiva mais incríveis dos filmes!

movies love actually 2000s my many splendid fandoms

Acontece que Mark, escondido atrás de uma máscara de respeito, orgulho e timidez (que, curiosamente, não combina com a coleção de fotos eróticas de sua galeria de arte), professa um amor secreto por Juliet. Mark acaba “confessando” o seu amor inconscientemente, quando mostra a Juliet a filmagem que fez de seu casamento, onde aparecem apenas cenas em close se sua amada.

hugh grant

Para encerrar o assunto (“chega!” murmura Mark), o rapaz se declara formalmente por meio de uma sucessão de cartazes cheios de humor e palavras de amor. “Para mim, você é perfeita”, ele conclui.

love actually

Sem poder resistir, ela dá um beijo tímido e delicado em sua boca, em sinal de reconhecimento. É o fim dessa história. E Peter, o marido, não tomará conhecimento sobre nada disso. No amor, às vezes você tem que se resignar, especialmente para o bem dos outros, mesmo que existam sentimentos incontroláveis.

love actually

Daniel e Sam

É a história mais encantadora do filme, embora seja um amor entre pai e filho. Após a morte da esposa de Daniel (Liam Neeson) – e mãe de Sam – ele, que não é o pai biológico da criança, terá que assumir o trabalho de chefe da família. O primeiro obstáculo, mesmo que pareça surreal para Daniel, será o de enfrentar a profunda paixão de Sam pela garota mais popular da escola, Joanna.

Daniel: Mas não você é um pouco jovem para estar apaixonado?
Sam: Não.
Daniel: Oh, que bom… Então eu me sinto um pouco mais aliviado.
Sam: Por quê?
Daniel: Porque eu pensei que fosse algo pior.
Sam: Pior do que a angústia de estar apaixonado?
Daniel: Oh sim, você está certo, angústia total.

love actually

Não, a história de amor não fala sobre Sam e Joanna. Por quê? O amor se manifesta de muitas formas e Daniel e Sam desenvolvem um relacionamento maravilhoso que lhes devolve o sentimento de pertencerem a uma família sólida.

Confira: Síndrome do ninho vazio: 10 dicas para os pais dos noivos!

love actually

Ah, e no final, ele conquista a garota!

love actually

Jamie e Aurelia

Quando o pobre Jamie (Colin Firth) descobre que seu irmão está dormindo com sua esposa, seu caminho – já abarrotado de fracassos amorosos –muda de curso. Desolado, ele vai para um local de retiro na França com todo o pacote bucólico (linda casa de madeira à beira de um lago e rodeada por verdes campos) para terminar o seu último livro antes do Natal.

Veja os 19 casais do cinema e da TV que vão fazer você querer CASAR agora!

alone love actually colin firth forever alone

Lá, ele se apaixona pela mulher portuguesa que limpa sua casa, a Aurelia (Lúcia Moniz), a quem conquistará usando as ferramentas do pacote ‘Colin Firth’ de galã desajeitado.

love actually colin firth movieedit by thomas someone help him

Voltando à vida normal, apenas na véspera de Natal – quando mais seria? – Jamie se dá conta de que tem que se arriscar e lutar por aquilo que deseja. Neste caso, ele deve aprender português, pegar um voo para a França e chegar ao bairro português onde Aurelia mora. A família da moça, um tanto quanto pitoresca, vai guiá-lo ao prêmio final.

love actually

Não dá para esquecer o jeito como ele pronuncia “bonita Aurelia” ao introduzir seu discurso de pedido de casamento. Às vezes você tem que apostar tudo no amor!

christmas xmas love actually countdown to christmas

Billy Mack e Joe

Uma das grandes manifestações de amor é a amizade. Billy Mack (Bill Nighy), um ex-viciado que subiu ao Olimpo do rock em sua juventude, retorna ao centro das atenções com o sucesso da regravação de uma canção natalina. Finalmente, o nosso amigo de volta ao topo e se torna a estrela do Natal.

Qual é o motor da sua relação: a cumplicidade, o sexo ou a amizade?

love actually

No entanto, quando tem a oportunidade de celebrar com sexo e álcool, Billy decide abandonar o hedonismo e se “jogar nos braços” do seu produtor, Joe, para celebrar o Natal e a amizade. Sim, só isso (e assistir filme pornô e ficar bêbado, é claro). A amizade é um tesouro!

Bill: Me dei conta de que, no Natal, temos que estar com as pessoas que amamos.
Joe: Claro
Bill: E entendi que, como quis o maldito azar, por mais que me doa dizer, é possível que a pessoa com quem eu realmente queira estar junto… É você.
Joe: Dez minutos na casa do Elton John e você volta desse jeito?
Bill: Eu saí da casa do Elton, onde havia um número considerável de gatas seminuas, babando por mim, para passar o Natal com você. É um erro terrível, terrível, Gordi … mas acontece que você é a p* do amor da minha vida.

movie romantic love actually keira knightley colin firth

Karen e Harry

Uma das histórias mais amargas, mas talvez a mais poderosos e com os valores mais importantes do filme. Por quê? Porque a infidelidade de Harry (Alan Rickman) em seu casamento com Karen (Emma Thompson), embora seja uma circunstância decisiva do amor, pode ser superada. Como? Com reflexão, decepção, lágrimas e canções de Joni Mitchell.

Não deixe de ler: Amor sem fim: 10 segredos dos casais felizes!

jennifer lawrence love actually jlaw emma thompson american hustle

Não é fácil passar por cima de uma infidelidade baseada em mera atração e nenhum sentimento, mas as coisas acontecem e, se realmente queremos, são superadas. Karen custa horrores, mas depois de se sentir ridícula, entende que seu casamento merece uma segunda chance.

love actually

David e Natalie

A relação entre o primeiro-ministro (Hugh Grant) e Natalie (Martine McCutcheon), sua secretária, demonstra várias coisas. Em primeiro lugar, o flerte machista – como a tentativa do presidente dos Estados Unidos em deslumbrar Natalie – é nojento. Em segundo lugar, que status, posição e estereótipos não são impedimentos para se levar uma relação adiante. Na verdade, David se encanta imediatamente por Natalie, embora ela não se encaixe nos padrões de beleza impostos perversamente pela sociedade e apesar da diferença de posições sociais.

Decoração da primeira casa: 11 séries e filmes super inspiradores!

love actually

O amor pode tudo e não aceita preconceitos. E esta filosofia deve ser aplicada a qualquer tipo de relacionamento.

love actually

Colin e a vida

Colin (Kris Marshall) é o personagem mais bagunceiro do filme. Ele só quer se divertir levando sua visão pessoal do amor como bandeira.

Com um ponto de realismo mágico, o rapaz mostra que os sonhos podem se realizar. Seu desejo, embora exclusivamente sexual, é se divertir com as mulheres e aproveitar ao máximo a sua liberdade. Para isso – e depois de se frustrar com as garotas inglesas – pega um voo para os Estados Unidos, onde começa uma jornada sexual épica. Mas há experiências loucas que podem levar a outras coisas.

Colin: Acabei de me dar conta de por que eu não consigo encontrar o amor verdadeiro.
Amigo: Por quê?
Colin: As meninas inglesas são muito duras. E eu sou bem mais atraente para as meninas ousadas e prontas para a diversão, como as americanas. Então eu deveria ir para a América. Lá, arrumaria uma namorada rapidinho!

love actually

love actually

love actually

Sarah e Karl

Há muito tempo, Sarah (Laura Linney) é apaixonada pelo cara mais bonito do escritório, Karl (Rodrigo Santoro). Ela nunca se atreveu a dar o primeiro passo mas, depois de uma dança animada durante a festa de Natal da firma, percebe que o amor é mútuo.

Crush com o colega de trabalho: sim, não, nunca ou sempre?

love movies movie romance kisses

Vamos avançar até o momento em que o casal está na casa de Sarah e o telefone toca. Em seguida, toca novamente. O que está acontecendo? Ela tem um irmão psicologicamente instável que requer sua atenção constante.

Sarah: Era o meu irmão. Não anda muito bem; tem me ligado muito.
Karl: Eu sinto muito.
Sarah: Não, está tudo bem. Está bem. Quero dizer, não é realmente bom, é o que é, e não havendo mais os nossos pais, é meu trabalho ficar de olho nele. Não é meu trabalho, obviamente, estou feliz em fazer isso.
Karl: Não se preocupe. Quer dizer, a vida é cheia de interrupções e complicações. Então…
love actually

Finalmente, a realidade se impõe. Uma realidade na qual Sarah deve se entregar ao amor fraternal. Há histórias que terminam mal, mas sempre mantêm um reservatório de amor, mesmo que seja para a família. Esta história nos ensina que a vida é dura e que devemos nos sacrificar pelos nossos entes queridos, mesmo que, às vezes, isto signifique nos sentirmos incompletos.

love actually

John e Judy

O amor pode surgir em qualquer lugar, mesmo no set de gravação de um filme pornô. Mas nossos protagonistas não são atores pornô, apenas dublês de luzes. Por isso, eles devem recriar as sequências sem sexo, para que o diretor de fotografia saiba como distribuir a iluminação da cena.

Entre os testes, uma faísca de amor fofo surge entre eles. O estranho é que considerando o seu trabalho (nus e simulando relações sexuais), a timidez e a inocência de ambos é fundamental na história. Eles são como duas crianças.

Você sabe quais são as características das pessoas irresistíveis? A 3 é unanimidade!

love actually

Sarah: Tudo que eu quero de Natal é você.
Karl: (Risos) Ok. (Saltos de alegria).

love actually

Love Actually é excelente. Será que sua sequência estará à sua altura? Logo vamos descobrir! Enquanto isso, iremos nos deleitar com as doçuras e realidades do amor graças a este filme maravilhoso que nunca envelhecerá. Veja também quais são as 14 mulheres de séries de televisão que quebraram com os estereótipos: Amamos!

Deixe seu comentário

Foto: Mira Cerviño
8 conselhos para driblar o medo antes do casamento: tome nota!
A ansiedade, as dúvidas e o medo são comuns antes do casamento. Mas será que existem maneiras de controlar estes temores? Ensinaremos 8 estratégias para te deixar mais tranquila!
Foto:Thay Rabello Fotografia
33 conselhos de mãe que toda filha deve ouvir antes de casar: não falham!
Como mãe só tem uma e casamento também, ao menos em teoria, os conselhos de uma mãe são muito importantes nesse dia.
Foto: Closer to love Photographs
51 compromissos de amor que vocês devem assumir antes do casamento: o 22 é importantíssimo!
Ser feliz ao lado do amor da vida é sonho de noivos e noivas. Mas é importante saber os compromissos de amor que devem assumir antes do "sim"!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações