Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!

Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!

Se o casamento não é mais uma obrigação social, por que as pessoas continuam se casando. Saiba a razão, ou melhor, as razões!

  • Pedido
  • Conselhos
  • Casal

Imagine um casal que já namora há 8 anos – 6 deles morando sob o mesmo teto – e um belo dia anunciam o casamento. Nessa hora é comum ouvirmos aquela velha pergunta: mas por que, se eles  já são praticamente casados? É exatamente disso que iremos falar nessa publicação: por que, mesmo já tendo uma vida a dois estável, os casais decidem se unir legalmente?

Leia também: pedido de casamento: ideias incríveis e românticas para você pedir a mão do seu amor!

salvarOnlylovephoto
Foto: Onlylovephoto

1. Compromisso social

Há alguns anos, o matrimônio era basicamente uma obrigação. O mundo mudou e isso não é mais assim, o casamento se converteu em uma opção como qualquer outra (tipo, comprar uma bicicleta). Casar já não é um ato conservador, mas uma decisão madura tomada por um casal quando decidem comprometer-se legalmente um com o outro e não têm medo de compartilhar esse momento feliz publicamente.

2. Muito melhor a dois

Como qualquer experiência, quando temos a possibilidade de compartilhar a vida com alguém, seu valor se multiplica por dois. Como seres sociais por natureza, necessitamos de companhia não apenas para sermos mais felizes, mas para dar e receber, superar momentos difíceis, lembrar os bons momentos vividos juntos com a sensação de viver tudo novamente… Resumindo, quando compartilhamos nossa vida com alguém nos tornamos mais fortes, com mais vontade de viver e, provavelmente, com mais qualidade de vida. 

Ano Novo, Vida Nova: 6 promessas de casais felizes para esperar 2017!

salvarensaio casal fotografia casamentoSaiba mais sobre “Hoffen Fotografia”
Foto: Hoffen Fotografia

3. Asas à felicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, no qual foi avaliado o nível de satisfação das pessoas através de seus relacionamentos, as que estão casadas são mais felizes que as solteiras. O estudo realizado pelos pesquisadores John F. Helliwell e Shawn Grover revelou ainda que o casamento proporciona benefícios a longo prazo. Aqui, a célebre frase: na alegria e na tristeza não fica só no discurso, principalmente nos momentos difíceis da vida, o companheirismo entre o casal faz toda a diferença. Nos casos de casais que se consideram os melhores amigos, esse índice de satisfação e bem-estar aumenta ainda mais, na verdade é quase o dobro.

Confira: 6 fatos que comprovam que os Obama são o casal mais incrível da história da política mundial!

salvarFoto: Lucía Romero
Foto: Lucía Romero

4. Por que somos o povo mais feliz do mundo?

Dizem que o brasileiro é o povo mais feliz do mundo. Vários são os motivos para esta constatação, mas não temos certeza se o casamento é um deles. Porém, fato é que, segundo dados do IBGE, nos últimos anos o número de casamentos aumentou e de divórcios caiu no país. No ano de 2015 o Brasil registrou um aumento de 2,8%  no número de casamentos civis, alterando o quadro de anos anteriores. Para se ter uma ideia, entre pessoas do mesmo sexo, esse aumento foi de 15,7%. Será que esse é um dos motivos para tanta felicidade? Na dúvida: um super viva ao amor!

E para os solteiros convictos, não há motivo para se desesperar! Os resultados da pesquisa de Helliwell e Grover demonstram também que a felicidade tem mais relação com o perfil de cada pessoa, itens como amigos, carreira e, claro, casamento são apenas fontes alimentadoras.

salvarfotografia casamentoSaiba mais sobre “Studio Laura Campanella”
Foto: Studio Laura Campanella

5. A vida vem em ondas

Sabemos que a vida funciona por etapas. Chega um momento em que é necessário dar o passo seguinte, você sente! Necessitamos de uma mudança profissional, mudar de casa, já não achamos a menor graça das mesmas brincadeiras ou situações e começamos, inexplicavelmente, a sentir uma necessidade tomar de novos rumos. É aí que, em muitos casos, o casamento vem como algo natural, a linha a cruzar. A metamorfose é tão natural quanto necessária. Não somo estáticos, vamos evoluindo e o que queríamos aos 20 e poucos anos não é o mesmo que queremos aos 30. Quem diz o contrário está mentindo (ou ficou parado no tempo).

6. Crescimento pessoal

Certamente você é uma pessoa inteligente, que sabe o que quer, não julga seu parceiro e o aceita exatamente como é. Por isso, escolherá uma pessoa que fará de você alguém melhor. Se sentirá amada, desejada, protegida… Além disso, com o casamento aprenderá o verdadeiro significado do sacrifício, do compromisso, da tolerância… E tudo isso fará com que você cresça a cada dia.

Conheça 10 hábitos DIÁRIOS de casais felizes: o número 5 faz toda a diferença!

salvarfotografo casamento SPSaiba mais sobre “Gustavo Franco”
Foto: Gustavo Franco

7. O significado de AMAR 

Você já viveu histórias mais ou menos sérias – de maior ou menor intensidade – mas é inútil negar óbvio: quando se sabe que a pessoa que está ao seu lado é o amor da sua vida, é impossível frear o desejo desse “algo mais”, de escancarar para o mundo seu amor, de caminhar de mãos dadas e saber que estão unidos por algo maior que um simples acordar juntos, uma casa ou hábitos cotidianos. O que une vocês é algo invisível e muito mais poderoso que é cultivado diariamente. Nunca se esqueça: APAIXONAR-SE é amar as semelhanças, enquanto AMAR é apaixonar-se pelas diferenças!

8. Estabilidade na ponta do lápis

Quando nos casamos, não apenas estabilizamos nossa vida, mas para realizar esse sonho de “juntar as escovas” é necessário um mínimo de estabilidade financeira. Sabemos que a união faz a força e juntos, vocês serão melhores administradores, fazendo com que as preocupações por possíveis dívidas ou gastos inesperados fiquem em segundo plano graças a esta estabilidade econômica que os ajudará a estabelecer prioridades e a investir de cabeça no presente e futuro de vocês.

Confira 40 dicas para recém casados entrarem na casa nova com o pé direito!

salvarLoveShakeSaiba mais sobre “LoveShake”
Foto LoveShake

9. Envelhecer juntos

Alguém quer ficar velho e sofrer com as consequências da idade? Essa pergunta nem é preciso responder. No entanto, quando se está com a pessoa que ama profundamente e que escolheu livremente para caminhar a seu lado; sua pele, seu corpo… Tudo irá mudar. Mas, nada mudará o que construíram juntos e, principalmente, a maneira de se enxergarem: este brilho, vocês nunca perderão! Saberão reconhecer mutuamente o que foram e o que são agora.

10. Prolonga a vida

Estudos indicam que as pessoas que estão em um casamento feliz costumam viver mais que aquelas pessoas que são solteiras. Uma pesquisa de 2006 realizado pela Universidade da Califórnia revelou que as pessoas solteiras têm cinco vezes mais probabilidades de morrer de doenças contagiosas, quase 40% mais de chances de morrer de problemas do coração e o dobro de probabilidade de morrer de acidente. Outros estudos sugerem também que a taxa de mortalidade entre os homens solteiros é 250% mais alta que entre os homens casados. É claro que o casamento não faz de ninguém imortal, mas como se pode notar, ajuda a viver mais tempo!

salvartrash the dress
Foto: Bamba&Lina

11. Formar uma família

Sabemos também que já não há a obrigação de se casar quando o casal tem filhos antes do casamento. Ao desaparecer essa obrigação ou a sensação de ter que fazê-lo para o bem das crianças, os casais tomam essa decisão mais livremente, com mais certeza e porque realmente se amam.

Segundo um estudo realizado por Stephen McKay e Harry Benson, da Marriage Foundation (Universidade de Lincoln. Reino Unido),  ter um filho antes de oficializar a união legalmente aumenta a possibilidade de divórcio em até 70%. Os dados da pesquisa mostrou que apenas 24% dos casais que esperaram o casamento para ter um filho se separaram, em comparação com 56% que primeiramente tiveram o bebê e logo se casaram. A conclusão a que chegaram ambos os investigadores é que criar um lar exige compromisso verdadeiro do casal, mas ter um filho não deve ser a razão para manter a relação.

Quando um casal se casa sem filhos, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde a família se amplie. A maioria das pessoas, independente de gênero, querem ser pais algum dia e o casamento segue sendo um entorno ideal para formar uma família estável. 

salvarensaio gestanteSaiba mais sobre “Cadeira Amarela”
Foto: Cadeira Amarela

Agora que você já sabe o motivo pelo qual as pessoas desejam cada vez mais o casamento, que tal ler: Os 10 mandamentos dos casais felizes em tempos de redes sociais! Aproveitando a deixa, você sabia que uma briguinha pode fazer até bem, afinal Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

LoveShake Fotógrafos para casamentos
Hoffen Fotografia Fotógrafos para casamentos
Cadeira Amarela Fotógrafos para casamentos
Gustavo Franco Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!