Quais são os melhores meses para casamento no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!

Quais são os melhores meses para casamento no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!

Convidamos quem entende do assunto - as profissionais de assessoria e cerimonial - para contar quais são os meses mais concorridos para casamento no Brasil.

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Entrevista

Organizar uma festa de casamento é uma grande missão. Afinal de contas, é um grande evento que conta com a participação das pessoas mais importantes da sua vida e do seu amor, além de envolver dezenas de tarefas desafiadoras. A primeira delas é: marcar a data do casamento! Mas quais são os melhores meses para casamento no Brasil?

salvartempo digital3Saiba mais sobre “Tempo Digital”
Foto: Tempo Digital

Analisar os vários componentes da cerimônia antes de definir a data é super importante. Você precisa levar em consideração o estilo da celebração, a estação do ano, o clima, o local, o período das férias do casal e as tendências do mercado. Por isso, convidamos quem entende do assunto – as profissionais de assessoria e cerimonial – para contar quais são os melhores meses para casamento no Brasil.

Como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

salvarFoto: Duo Borgatto.
Foto: Duo Borgatto.

Primeiro semestre

Março, abril e maio são os preferidos dos noivos para casamentos no primeiro semestre.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

  • Março

A procura de fornecedores para casamentos em março tem aumentado. Se você sonha com uma decoração cheia de orquídeas, esse é o mês perfeito, pois elas estão lindas e com custo mais baixo. Além disso, o calor começa a dar uma trégua e buffets e espaços costumam fazer descontos nessa época. 

Dica: A preocupação fica por conta das chuvas. É preciso pensar nas coberturas e possibilidades de faltar energia. Previna-se!

salvarsuhett editada
Foto: Fernanda Suhett
  • Abril

O clima agradável e sem chuvas de abril parece que conquistou os casais brasileiros de vez. O mês que antecede o tão famoso “mês das noivas”, maio, já é o mais disputado para a Dolce Vita Assessoria de Eventos.“É um mês com clima agradável: nem muito quente nem muito frio e, o melhor, sem chuvas. Temos apostado bastante em abril!”, comenta a coordenadora de Eventos Especiais da Dolce Vita, Danni Moura.

“Para quem deseja uma festa ao ar livre, é a melhor opção”, acrescenta Karla Delfim, wedding planner da Usina de Eventos.

Dica: O valor das flores começa a subir nessa época. Pesquise as flores da estação e peça para seu decorador encomendá-las antes, para economizar.

salvarAssessoria: Dolce Vita Assessoria de Eventos. Foto: Divulgação.
Assessoria: Dolce Vita Assessoria de Eventos – Foto: Divulgação.

Maio

Verdade seja dita, maio não é mais tão concorrido como nas décadas de 1980 e 1990. Mas, por conta da proximidade do inverno e da possibilidade de pedir trajes completos, é perfeito para casamentos chiques e glamourosos. “Não chove! Isso facilita para as cerimônias ao ar livre, como campo, montanha, vinícolas e castelos com jardins. A baixa temporada do turismo de lazer e os pacotes ficam um pouco mais baratos para a lua de mel”, avalia a cerimonialista da Usina de Eventos, Karla Delfim.

“Se você quer fugir do calor do Rio de Janeiro, pode aproveitar o clima gostoso da serra”, comenta a cerimonialista Marina Maciel.

Dica: Cuidado para não coincidir a data do seu casamento com o fim de semana do Dia das Mães, a não ser que essa seja uma estratégia para um mini wedding. Alerta: o preço das flores fica exorbitante nesse período. Em 2017, a data cai no dia 14 de maio.

salvarAssessoria: Marina Maciel Cerimonial - Foto: Studio Laura Campanella.
Assessoria: Marina Maciel Cerimonial – Foto: Studio Laura Campanella.

Segundo semestre

“Não há dúvidas: o segundo semestre do ano é o período queridinho das noivas e dos noivos. Setembro, outubro e dezembro são os meses campeões”, afirma a equipe da Gui La Partio Eventos Especiais.

salvarAssessoria: Gui La Partio - Foto: Paolo Trentim Fotografia.
Assessoria: Gui La Partio – Foto: Paolo Trentim Fotografia.
  • Setembro e outubro

Meses da primavera: os campos ficam lindos, os preços da maioria das flores caem e não chove! A cerimonialista Karla Delfim, da Usina de Eventos, enumerou outros vários motivos para você marcar seu casamento em setembro ou outubro:

  • A temperatura em setembro e outubro é muito agradável;
  • Os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro são perfeitos para quem quer a presença de familiares e amigos de outras regiões. (Em 2017, essas duas datas vão cair numa quinta-feira, o que sugere um feriado prolongado).
  • A baixa temporada de praia é ideal para os destination weddings os pés na areia, pois hotéis e resorts ficam com valores mais em conta. Fuja dos feriados, caso vocês queiram tranquilidade e economia.

A desvantagem é que esses meses se tornaram os mais procurados. Isso significa que você precisa planejar tudo com bastante antecedência para conseguir o local ideal, o celebrante que deseja, a banda e vários fornecedores que não conseguem atender mais de um evento por dia. É um dos períodos mais caros para se casar! Segundo Julyany Ventura, da Julyany Ventura Eventos, uma época das mais procuradas – ” Setembro e outubro, mês das flores de primavera, e sem chuvas!”

39 vestidos de festa estampados 2017: ideais para a primavera!

salvarJV EventosSaiba mais sobre “Julyany Ventura Eventos”
Julyany Ventura Eventos – Foto: Jivago sales
salvarusina
Usina de Eventos – Foto: divulgação
  • Novembro

Horário de verão durante todo o mês ajuda os noivos que sonham com uma cerimônia sob um pôr do Sol encantador. Também é o mês das lavandas: aproveite-as para uma decoração provençal. “Mês perfeito para noivos que querem uma celebração com um clima mais harmônico e quente”, diz a assessora Barbara Grion.

Dica: As chuvas voltam a preocupar. Portanto, invista em uma boa cobertura para a cerimônia e a festa.

Casamento ao pôr do sol de Livia e Jorge: rústico, romântico e emocionante!

salvarbárbara grionSaiba mais sobre “Bárbara Grion”
Bárbara Grion – Foto: Caixa de Retratos

As datas mais disputadas na Europa

Se você pretende realizar um destination wedding na Europa, por exemplo, lembre-se de que as estações no hemisfério norte acontecem em períodos diferentes dos daqui. Os casais europeus preferem se casar no verão, que começa em junho e termina em setembro. “Sem dúvida, os meses mais escolhidos pelos noivos em Portugal são junho, julho e setembro”, comenta a wedding planner da TFY Weddings, Ana Moreira.

Agosto é um mês de alta temporada: cidades lotadas de turistas, hotéis lotados e os preços mais elevados. “Aconselhamos setembro, mês com a melhor temperatura e quando as pessoas regressam das férias bem mais dispostas”, diz Moreira. O inverno também pode ser uma ótima opção, se você deseja se casar em palácios ou lugares históricos.

Destination Wedding: TODOS os prós e contras de fazer o seu casamento “fora de casa”!

salvartfYSaiba mais sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings – Foto: divulgação

Agora que você já sabe em que mês vai marcar a data do seu casamento, pode começar a planejar outros detalhes. Que tal conhecer as 10 cidades mais românticas do mundo para sua lua de mel? Veja também como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Marina Maciel Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Usina de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Tempo Digital Foto Fotógrafos para casamentos
TFY Weddings Assessoria casamentos e cerimonial
Barbara Grion Assessoria e Cerimonial em Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Julyany Ventura Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Gui la Partio Eventos Especiais Assessoria casamentos e cerimonial

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!