Publicidade
Qual o melhor mês para casar no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!Qual o melhor mês para casar no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!

Qual o melhor mês para casar no Brasil? Descubra quais são os mais concorridos!

Ficou noiva e não sabe quando marcar sua cerimônia de casamento? Convidamos quem entende do assunto - os profissionais de assessoria e cerimonial - para contar qual o melhor mês para casar no Brasil e no exterior. Confira e tenha uma cerimônia perfeita!

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Entrevista

Organizar uma festa de casamento é uma grande missão. Afinal de contas, é um grande evento que conta com a participação das pessoas mais importantes da sua vida e do seu amor, além de envolver dezenas de tarefas desafiadoras, como a organização do casamento. A primeira delas é: marcar a data do casamento! Mas qual o melhor mês para casar no Brasil?

salvartempo digital3Saiba mais sobre “Tempo Digital”
Foto: Tempo Digital

Qual o melhor mês para casar?

Analisar os vários componentes da cerimônia antes de definir a data é super importante. Você precisa levar em consideração o estilo da celebração, a estação do ano, o clima, o local, o período das férias do casal e as tendências do mercado. Por isso, convidamos quem entende do assunto – as profissionais de assessoria e cerimonial – para contar quais são os melhores meses para casamento no Brasil.

salvarFoto: Duo Borgatto.
Foto: Duo Borgatto.

Melhores meses para casar no primeiro semestre

Março, abril e maio são os preferidos dos noivos para casamentos no primeiro semestre.

Casamento em janeiro

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

O primeiro mês do ano é um dos menos procurados para casamentos no Brasil. Isso se deve ao calor excessivo, nada confortável aos convidados, e à alta incidência de chuvas, que limita bastante as possibilidades na hora de escolher o local da recepção (além de ser um transtorno em dia de festa, estragando penteado, sapato, make da noiva e das convidadas… afeee!). Porém, a pouca procura faz com que você tenha mais facilidade para encontrar fornecedores na data que deseja, além disso – e por causa disso – este é um bom momento para negociar bons preços pelos serviços contratados. Você vai precisar dessas economias para gastar em sua lua de mel, já que nesse período de férias e alta temporada, fica bem mais caro para viajar. E por falar em férias, esse mês pode ser propício para quem tem parentes que vêm de outros lugares, mas tenha o cuidado de avisá-los com bastante antecedência, para que nenhum outro plano se interponha ao seu casamento.

Considere uma cerimônia noturna em local coberto, para que o calor e a chuva não peguem você e seus convidados de surpresa. Acha toda esse prudência uma chatice? Então monte um lindo pergolado na areia da praia e seja feliz! Mas não se esqueça de se precaver caso São Pedro se emocione e resolva abençoar a sua união. Seja qual for a sua escolha, aproveite as ofertas da natureza: Astromélias, Antúrios, Cristas de Galo, Girassóis, Celósias, Rosas, Gérberas, Gipsófilas, Lisianthus, Tangos, Bocas de Leão e Orquídeas Phalaenopsis e Cymbindiuns.

salvar
Old Love Fotografia

Casamento em fevereiro

As chuvas continuam caindo forte e sem aviso – mas o calor não dá trégua – por isso, se você optar por uma festa em um salão, certifique-se de que o ar condicionado está funcionando perfeitamente. Caso você prefira se casar ao ar livre, coloque a empresa de cobertura na sua lista de despesas, e tire proveito da chuva presenteando os convidados com guarda-chuvas na entrada da cerimônia. Eles deixam as fotos charmosérrimas! Fevereiro ainda é um bom mês para negociações vantajosas e o horário de verão, na primeira quinzena do mês, deixa as pessoas mais dispostas a aproveitar a festa por mais tempo. Mas preste atenção para que o seu casamento não coincida a semana do carnaval! A não ser que você tenha em mente uma comemoração intimista, envolvendo poucas pessoas.

O destaque de fevereiro é a decoração com suas lindas flores tropicais e o desabrochar das Angélicas, que exalam um aroma irresistível.

salvar
Leonardo Tucci Fotografia

Casamento em março

A procura de fornecedores para casamentos em março tem aumentado. Se você sonha com uma decoração cheia de orquídeas, esse é o mês perfeito, pois elas estão lindas e com custo mais baixo. O clima começa a refrescar, mas ainda podem ocorrer aguaceiros de uma hora para outra (você se lembra da música do Tom Jobim?). Em decorrência do clima mais fresco, as noivas que sonham com uma cerimônia ao ar livre podem ver em março uma boa opção para o seu casamento, mas é sempre bom ter um plano B caso uma chuvarada resolva entrar de penetra ou uma tempestade de raios acabe com a energia elétrica do salão. Além disso, neste mês 0s buffets e espaços costumam fazer descontos nessa época.

Dica: A preocupação fica por conta das chuvas. É preciso pensar nas coberturas e possibilidades de faltar energia. Previna-se!

salvarsuhett editada
Foto: Fernanda Suhett

Casamento em abril

O clima agradável e sem chuvas de abril parece que conquistou os casais brasileiros de vez. O mês que antecede o tão famoso “mês das noivas”, maio, já é o mais disputado para a Dolce Vita Assessoria de Eventos.“É um mês com clima agradável: nem muito quente nem muito frio e, o melhor, sem chuvas. Temos apostado bastante em abril!”, comenta a coordenadora de Eventos Especiais da Dolce Vita, Danni Moura.“Para quem deseja uma festa ao ar livre, é a melhor opção”, acrescenta Karla Delfim, wedding planner da Usina de Eventos.

Dica: A oferta de flores já não é tão grande em abril, e os preços começam a subir, por isso, faça um bom planejamento e peça ao decorador que as encomende em março, por exemplo, ou opte por decorações sem flores.. Mesmo assim, você terá ao seu dispor as Astromélias, Antúrios, Cristas de Galo, Girassóis, Margaridas, Estrelítzias, Gérberas, Rosas, Gipsófilas, Lisianthus, e Orquídeas Phalaenopsis. 

salvar
Foto: Amora Fotografia

Casamento em maio

Verdade seja dita, maio não é mais tão concorrido como nas décadas de 1980 e 1990. Mas, por conta da proximidade do inverno e da possibilidade de pedir trajes completos, é perfeito para casamentos chiques e glamourosos. “Não chove! Isso facilita para as cerimônias ao ar livre, como campo, montanha, vinícolas e castelos com jardins. A baixa temporada do turismo de lazer e os pacotes ficam um pouco mais baratos para a lua de mel”, avalia a cerimonialista da Usina de Eventos, Karla Delfim.

“Se você quer fugir do calor do Rio de Janeiro, pode aproveitar o clima gostoso da serra”, comenta a cerimonialista Marina Maciel.

Dica: Cuidado para não coincidir a data do seu casamento com o fim de semana do Dia das Mães, a não ser que essa seja uma estratégia para um mini wedding. Alerta: o preço das flores fica exorbitante nesse período. Em 2017, a data cai no dia 14 de maio.

salvarAssessoria: Marina Maciel Cerimonial - Foto: Studio Laura Campanella.
Assessoria: Marina Maciel Cerimonial – Foto: Studio Laura Campanella.

Casamento em junho

Este também é um mês de pouca procura e bons negócios! As chuvas voltam a cair com frequência e o frio aparece com tudo, por isso, agora não é uma boa hora para casamentos ao ar livre. Caso você e seu noivo não queiram abrir mão do contato com a natureza na hora da cerimônia, providenciem aquecedores e mantas para os convidados (e saiam do sereno na hora da janta, crianças!). Quem usa calças compridas e paletó adora um casamento no inverno, mas as mulheres também não se incomodam em tirar aquela estola do armário e carregar um pouco mais na maquiagem.

Assim como em maio, as tulipas também estão lindas em junho e, junto com as gipsófilas (ou mosquitinhos) que também estão no auge de seu frescor, dando um toque delicado e romântico à decoração.

salvar
Hayley Savage Photography

Melhor mês para casar no segundo semestre

“Não há dúvidas: o segundo semestre do ano é o período queridinho das noivas e dos noivos. Setembro, outubro e dezembro são os meses campeões”, afirma a equipe da Gui La Partio Eventos Especiais.

Os favoritos são os meses da primavera: os campos ficam lindos, os preços da maioria das flores caem e não chove! A cerimonialista Karla Delfim, da Usina de Eventos, enumerou outros vários motivos para você marcar seu casamento em setembro ou outubro:

  • A temperatura em setembro e outubro é muito agradável;
  • Os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro são perfeitos para quem quer a presença de familiares e amigos de outras regiões. (Em 2017, essas duas datas vão cair numa quinta-feira, o que sugere um feriado prolongado).
  • A baixa temporada de praia é ideal para os destination weddings os pés na areia, pois hotéis e resorts ficam com valores mais em conta. Fuja dos feriados, caso vocês queiram tranquilidade e economia.

A desvantagem é que esses meses se tornaram os mais procurados. Isso significa que você precisa planejar tudo com bastante antecedência para conseguir o local ideal, o celebrante que deseja, a banda e vários fornecedores que não conseguem atender mais de um evento por dia. É um dos períodos mais caros para se casar! Segundo Julyany Ventura, da Julyany Ventura Eventos, uma época das mais procuradas – ” Setembro e outubro, mês das flores de primavera, e sem chuvas!”

salvarAssessoria: Gui La Partio - Foto: Paolo Trentim Fotografia.
Assessoria: Gui La Partio – Foto: Paolo Trentim Fotografia.

Casamento em julho

No auge do inverno, o cardápio oferece massas, caldos e sopas para aquecer seus convidados, os vinhos são mais encorpados e os figurinos são mais elegantes.

Além disso, a decoração com folhagens e as flores da estação (tulipas das mais variadas cores, hortênsias, copos de leite) combinadas com o fogo das velas, aquecedores e lareiras irá garantir o clima de aconchego que seus convidados não esquecerão. Aproveite o frio para distribuir cachecóis e pashminas como lembrancinhas!

Ainda no período de baixa temporada, aproveite a economia com os fornecedores para investir na lua de mel, que poderá sair mais cara por causa das férias escolares. Nesta época do ano, existem possibilidades de destinos incríveis no Brasil ou fora dele: fazer uma rota de vinhos no Rio Grande do Sul ou esquiar em algum país vizinho, para quem gosta de frio; ou curtir uma praia do Nordeste ou no Caribe, para quem gosta de calor (para citar apenas alguns exemplos).

salvarmelhor mes para casar
Foto: TFY Weddings

Casamento em agosto

superstição em torno do “mês do desgosto” (ou do cachorro louco) ainda faz com que algumas noivas evitem se casar em agosto, mas se você não se liga em crendices populares verá apenas um apanhado de vantagens nesse que é o mês mais “longo” do ano, pois não possui nenhum feriado.

Além da querida queda dos preços causada pela grande disponibilidade de datas, quem se acanha com muito frio já começa a se animar; e agora já não temos mais chuvas! Os Copos de Leite estão mais lindos do que nunca nessa época do ano e as Íris florescem, mas apenas por pouco tempo. Este também é o último mês das tulipas, então aproveite!

salvar
Leo Gomes Fotografia

Casamento em setembro

Há alguns anos, setembro vem se alternando com o mês de dezembro no posto de “número um” em procura para casamentos. Trazendo o início da primavera e suas lindas flores, além de temperaturas extremamente agradáveis, propícias tanto para casamentos indoor quanto outdooro clima se mostra perfeito! Se você não quiser abrir mão de um casamento no mês mais concorrido do ano, terá que se apressar, pois as datas se esgotam com muita rapidez e, se não se planejar com antecedência, pode acabar não conseguindo contratar algum fornecedor que você considera vital. Tenha em mente que seu casamento não vai sair barato, porque a grande procura gera um aumento de valores neste período. Mas saiba que valerá a pena! Na primavera a oferta de flores é abundante e você pode abusar na decoração com Girassóis, Lisianthus, Cravos, Hortênsias, Lírios, Gérberas, Rosas, Astromélias, Gipsófilas, Copos de Leite, Bocas de Leão, Orquídeas, Crisântemos, Margaridas, Jasmins, Frésias e Violetas.

salvar
Foto: Amanda Custódio

Casamento em outubro

Na continuação da primavera, outubro é considerado um dos melhores meses para casar por apresentar um risco baixíssimo de chuvas. Também é aqui que vem parar a maioria das noivas que não conseguiram datas para setembro. Por isso, pode ser bem difícil reservar um local para seu casamento – principalmente se optar por uma cerimônia ao ar livre – se não se programar com bastante antecedência. Outubro transcorre no auge da primavera e oferece Frésias – das mais diversas cores – e Lírios a preços mais acessíveis, mas os demais serviços estarão com seus preços inflacionados. Para evitar transtornos e maiores gastos com a lua de mel, fuja do feriado de 12 de outubro (que costuma emendar com o do dia dos professores), quando muitas famílias aproveitam para viajar fazendo com que muitos destinos fiquem lotados e muito mais caros.

salvar
Guter Faria

Casamento em novembro

Horário de verão durante todo o mês ajuda os noivos que sonham com um casamento em novembro, sob um pôr do sol encantador. Também é o mês das lavandas: aproveite-as para uma decoração provençal. “Mês perfeito para noivos que querem uma celebração com um clima mais harmônico e quente”, diz a assessora Barbara Grion.

Dica:Não se esqueça que neste mês temos dois feriados nacionais (dias 2 e 15) que podem acabar atrapalhando a programação com os fornecedores ou convidados. Mas, vendo pelo lado positivo, também podem ajudar os parentes que moram longe e precisam viajar para chegar até o local da festa!

salvarbárbara grionSaiba mais sobre “Bárbara Grion”
Bárbara Grion – Foto: Caixa de Retratos

Casamento em dezembro

Quem casa em dezembro não disputa a agenda dos fornecedores apenas com outros casais. Há uma fila enorme de empresas, formandos e famílias buscando locais, buffets, fotógrafos, doceiros, etc. Esta é uma época de confraternizações e muitas festas de fim de ano; e quem decidir se casar em dezembro terá que fazer as reservas com mais de um ano de antecedência, além de colocar a mão no bolso. A segunda parcela do décimo terceiro já estará na sua conta e a maioria das pessoas têm mais facilidade para tirar alguns dias de folga para sair em lua de mel, mas esta, com certeza, será uma viagem mais cara do que se fosse feita em meses anteriores. As chuvas de verão voltam com tudo, por isso é mais prudente escolher um salão fechado e com um bom ar condicionado. Cuidado com a comida servida, pois ela deve ser leve e resistente às altas temperaturas. Dê preferência a um naked cake, por exemplo, para não se preocupar em ver a cobertura do bolo se derretendo em cima da mesa de doces. O mesmo vale para a sua maquiagem: capriche no fixador! Dezembro nos presenteia com suas rosas, que embora sejam produzidas o ano todo, estarão especialmente lindas neste mês.

Qual o melhor mês para casar na Europa?

Se você pretende realizar um destination wedding na Europa, por exemplo, lembre-se de que as estações no hemisfério norte acontecem em períodos diferentes dos daqui. Os casais europeus preferem se casar no verão, que começa em junho e termina em setembro. “Sem dúvida, os meses mais escolhidos pelos noivos em Portugal são junho, julho e setembro”, comenta a wedding planner da TFY Weddings, Ana Moreira.

Agosto é um mês de alta temporada: cidades lotadas de turistas, hotéis lotados e os preços mais elevados. “Aconselhamos setembro, mês com a melhor temperatura e quando as pessoas regressam das férias bem mais dispostas”, diz Moreira. O inverno também pode ser uma ótima opção, se você deseja se casar em palácios ou lugares históricos.

 

salvartfYSaiba mais sobre “TFY Weddings”
TFY Weddings – Foto: divulgação

Melhor mês para casar ao ar livre

Como já comentamos, há meses com maior possibilidade de chuva e outros que não, então se você quer realizar um casamento ao ar livre é importante estar atento a isso. De qualquer forma, você não deve abrir mão de um plano B, afinal imprevistos acontecem mesmo quando as previsões de clima garantem um dia lindo!

Melhor mês para casar na praia

O principal critério para decidir o melhor mês para casar na praia é sem dúvidas a chuva. Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.

salvar
Foto: Chris & Ruth Photography

Melhor mês para casar no campo

Sem dúvida, a primavera marca os melhores meses para casar no campo. Setembro e outubro são o auge da estação e garantem uma diversidade de flores e plantas lindíssimas, já novembro traz um clima mais quente, para quem estiver buscando um casamento mais tropical.

Agora que você já sabe em que mês vai marcar a data do seu casamento, pode começar a planejar outros detalhes, como sua festa de noivado e a lista de presentes para seu casamento

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Marina Maciel Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Gui la Partio Eventos Especiais Assessoria casamentos e cerimonial
Julyany Ventura Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Usina de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Tempo Digital Foto Fotógrafos para casamentos
TFY Weddings Assessoria casamentos e cerimonial
Barbara Grion Assessoria e Cerimonial em Eventos Assessoria casamentos e cerimonial