Qual a diferença entre o véu de noiva e mantilha?

Saiba mais sobre “Pronovias”
Mantilha com acabamento em renda. Foto: Pronovias

A escolha pelo véu ou a mantilha costuma ser uma das dúvidas de muitas noivas. Afinal de contas, qual é a diferença entre o véu e a mantilha? O Véu é confeccionado a partir de um tecido leve como o tule, para conferir movimento e fluidez à peça. Ele pode ser curto (na altura dos ombros), médio (na cintura) ou longo, que é a preferência da grande maioria. E cada véu de noiva tem um significado.

Saiba mais sobre “Rosa Clará”
Foto: Mantilha Rosa Clará

Ultimamente, as aplicações de renda, pérolas e cristais Swarovski têm sido largamente utilizadas ao longo do tule, conferindo beleza única e bastante glamour à noiva. E justamente por serem mais leves, conferem mais mobilidade na hora de serem arrumados, pois podem assumir um aspecto mais armado, ou até mesmo um ar minimalista.

A mantilha também possui a mesma finalidade do véu, porém costuma ser mais pesada, por conta do material nela utilizado. Em razão disso, elas geralmente são presas rente ao rosto, criando uma espécie de moldura no rosto da noiva. Podem ser confeccionadas toda em renda, ou ter apenas a borda rendada, como acabamento da mantilha.

Saiba mais sobre “Rosa Clará”
Véu Liso. Foto: Rosa Clará

E quando se deve optar pelo véu ou pela mantilha? Não existe uma regra do que deve ser usado, mas o visual e o estilo da noiva podem ser levados em consideração na sua escolha, já que o vestido, a produção e seus acessórios devem estar em harmonia com o véu. Pensando neste assunto, o Zankyou preparou algumas dicas para vocês:

• Em caso de vestidos muito trabalhados ou repletos de detalhes e bordados, é preferível o uso de um véu liso, para não brigar com o visual escolhido.
• Modelos com tecidos lisos ou até mesmo vestidos de renda podem ser usados com mantilhas, e são ideias para as noivas que buscam um ar clássico e tradicional.
• O Véu longo alonga a silhueta da mulher. Portanto, se você é baixinha ou está acima do peso, evite usar véu médio, já que ele corta a silhueta.
• Quanto ao comprimento do véu longo, este sempre deve ser maior do que a cauda do vestido de noiva.
• Na dúvida entre o uso ou não do véu ou da mantilha, use-o. Afinal de contas, a gente espera ser noiva pelo menos uma única vez, não é mesmo?

Saiba mais sobre “Pronovias”
Foto: mantilha de renda Pronovias

Lembrando que essas dicas não devem ser levadas à risca sobre o que é certo ou errado, sendo apenas algumas orientações na hora de se escolher o look perfeito para o grande dia! Inspire-se e escolha a peça mais adequada ao seu visual! Em caso de modelos bastante trabalhados e repletos de detalhes, deve-se evitar o uso da mantilha, para que ela não brigue com o visual da noiva. Veja as tendências para véu de noiva em 2014!


Colunista: Larissa Puppim – Blog Peguei o Bouquet
Blogueira de casamento.

Você é expert em casamento e quer ser colunista? Entre em contato com o Zankyou!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Por que usamos véu de noiva, alianças e chuva de arroz em casamentos?
Por que usamos véu de noiva, alianças e chuva de arroz em casamentos?
Casamento, hoje em dia, é sinônimo de glamour, festa, mas também de união, amor e simbolismo. Uma cerimônia cheia d...
Patricia & Daniel: casamento vintage-rústico MÁGICO entre o mar e a natureza!
Patricia & Daniel: casamento vintage-rústico MÁGICO entre o mar e a natureza!
Patricia e Daniel escolheram um lugar entre a praia e a natureza exuberante, no Rio de Janeiro, para fazer um casam
8 pesadelos pré casamento BEM comuns entre as noivas: você não está sozinha!
8 pesadelos pré casamento BEM comuns entre as noivas: você não está sozinha!
Você sabe quais são os pesadelos mais comuns entre as noivas? Sim, amiga, você não está sozinha nestas noites em qu...
Mini guia para o álbum de casamento perfeito: o 5 faz toda a diferença!
Mini guia para o álbum de casamento perfeito: o 5 faz toda a diferença!
Até que ponto o fotógrafo do seu casamento deve seguir um roteiro pré-definido? Diogo Gaspar fala sobre a importância da criatividade do profissional para um resultado surpreendente. Confira as dicas dele.
As 12 MAIORES diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido!
As 12 MAIORES diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido!
Descubra as 12 diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido no que se refere ao comportamento (seu e dele) dentro da relação e veja se coincidem com a sua realidade, ou não.
Elis & Tobias: festa de casamento ao ar livre entre amigos em Porto Alegre
Elis & Tobias: festa de casamento ao ar livre entre amigos em Porto Alegre
Um casamento com a cara dos noivos em clima de festa em casa, na capital gaúcha. Veja como Elis e Tobias se apaixonaram, mesmo morando longe, e resolveram unir as suas vidas numa celebração linda ao ar livre!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações