Publicidade
Véu de noiva: Confira dicas e conheça os diferentes tipos para se inspirar!

Véu de noiva: Confira dicas e conheça os diferentes tipos para se inspirar!

Qual a diferença entre véu, mantilha e grinalda? Que tipo de véu combina mais com meu vestido e tipo de rosto? Confira as respostas para estar perguntas neste guia para escolher o véu de noiva mais perfeito para você!

Véu de noiva: Confira dicas e conheça os diferentes tipos para se inspirar!
  • Acessórios noiva
  • Tendências

Além do vestido, o véu de noiva é um item essencial para um look de noiva inesquecível. Junto do vestido de noiva, dos sapatos, penteado e maquiagem, o véu é um acessório importante e que não deve ser deixado para ser escolhido no último minuto. O recomendável é que a noiva busque o véu perfeito para complementar seu vestido, já que existe uma grande variedade de estilos de véus de noiva para se escolher. Por isso, trazemos aqui os mais lindos véus de noiva para você se inspirar e descobrir as tendências de véu de noiva 2021. Confira!

Qual o significado do véu de noiva e quando usar?

Ainda que muitos não saibam, o significado do véu de noiva é reflexo de um símbolo religioso e usá-lo é uma tradição de muitos anos. Na religião, o véu representa a noiva como uma pessoa cheia de pureza, e por isso deve ser usado desde o momento em que a noiva sai de sua casa até o fim da festa.

É verdade que atualmente muitas noivas só usam o véu no momento da cerimônia religiosa e depois trocam para estar mais cômodas e aproveitar ao máximo sua festa. Também há quem use o véu de noiva em casamento civil e, ainda que não seja um pré-requisito, faz com que o look esteja completo. No fim das contas, a decisão de usar o véu de noiva ou não é sua, e se precisa de ajuda te daremos algumas ficas para escolher um véu perfeito para você.

salvarvéu de noiva bordado
Foto: Georges Hobeika Bridal

Como escolher seu véu de noiva?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Escolher o véu de noiva dos seus sonhos pode ser uma tafera difícil, já que muitas noivas nem sabem por onde começar. Mas não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar com algumas ideias que facilitarão seu processo de escolha do véu de noiva perfeito.

Véu de noiva para cada tipo de rosto

      • Rosto Redondo: Opte por um véu com um caimento ao lado de seu rosto para que ele pareça mais fina e com um comprimento até os ombros. Evite os véus de noiva de caimento em forma de cascata, já que estes dariam mais volume ao seu rosto.
      • Rosto Quadrado: Esta noiva precisa de um véu que suavize seu rosto angular, por isso escolha um véu longo e com volume na parte superior de sua cabeça, e que preferivelmente tenha um  caimento em cascata.
      • Rosto Oval: Este é o tipo de rosto mais equilibrado, por isso você pode optar por qualquer tipo de véu de noiva, tendo em conta sua estatura, claro.
      • Rosto triangular: Escolha um véu com algum detalhe ou até mesmo um acessório para a parte superior de sua cabeça. Isso ajudará a equilibrar a parte inferior do seu rosto com a superior.

Véu de noiva de acordo com sua estatura

      • Véu para noiva alta: Qualquer tipo de véu de noiva te cairá bem, inclusive o estilo catedral, que tem 2,5 metros de comprimento.
      • Véu para noiva baixa: Evite véus muito longos, pois tiram centímentros de sua estatura. Opte por véus curtos ou até os ombros. Recomentamos os véus tipos cascata, para estilizar seu look.

Véu de noiva para cada estilo de vestido

      • Vestido de noiva simples com véu: Você pode optar por um tipo de véu mais elaborado,  como no estilo mantilha, que tem detalhes e bordados, mas se o vestido tiver um corte muito elaborado, opte por um véu também simples para não pesar o look
      • Vestido de noiva clássico com véu: Opte por um véu vintage. Se é um tomara que caia, você pode escolher véus médios ou longos.
      • Vestido de noiva romântico com véu: Opte por um véu com detalhes e bordados.
      • Vestido de noiva moderno com véu: Escolha um véu de noiva sóbrio e sem muitos detalhes. Para este tipo de vestido os véus mais curtos funcionam melhor.

Penteado de noiva com véu

      • Se você tem os cabelos longos e usará um penteado elaborado que quer exibir, seu véu deve sair pela parte de trás do penteado.
      • Se você é uma noiva com cabelos curtos, seu véu deve sair da parte superior e dianteira do seu rosto.
      • velo debe salir de la parte superior delantera de tu rostro.
      • Se você é uma noiva de coque com véu, ele deve ser mediano ou longo.
      • Se você é uma noiva com um semipreso ou com cabelos soltos, opte por véus mais curtos.

Apesar dessas recomendações, você decide o que usará em seu dia tão especial, por isso listamos também as diferentes opções de véus de noiva que existem.

salvarveu combro
Foto: Amelia Casablanca

Está procurando acessórios para complementar seu look? Confira 5 passos para escolher suas jóias!

Véu de noiva curto

Os véus de noiva curtos são modelos simples mas lindos e sofisticados. Eles dão um toque vintage ao look da noiva, gerando foco para seu rosto e seu vestido. Há diferentes tipos de véus de noiva curtos: o voilette, casquete, entre outros.

Véu de noiva voilette

voilette é um acessório retrô cheio de estilo! Perfeita para noivas mais estilosas que vão aderir a um vestido com referências das décadas de 40/50/60 ou que desejam um elemento diferente ao look do grande dia. Ela cobre o rosto com uma “telinha”, que geralmente é presa a uma casquete, presilha ou arranjo.

salvarveu de noiva voilette
Foto: Pronovias

Véu de noiva casquete

Muitas pessoas confundem a casquete com a voilette, mas são peças diferentes!A voilette conta com a “telinha” e pode ser presa a outros acessórios, já a casquete é uma espécie de mini chapéu/arranjo preso ao topo ou lateral da cabeça, que também faz referência a décadas passadas.

salvar
Foto: E Ferreira

Véu ombro

Como também diz o nome, vai até o ombro da noiva e por isso, dá a sensação de ser mais volumoso. Isso cria um ar retrô bem charmoso e especial! Fica super bem com vestidos tomara que caia com decotes mais limpos, por exemplo.

salvar
Foto: Erica Koesler

Véu de noiva médio

Os véus de noiva médios são os mais escolhidos pelas noivas, uma vez que mantêm um estilo tradicional mas com mais leveza e comodidade para o dia do casamento. Apesar de ser um véu muito visto, há diversas opções para você se sentir única e inesquecível. Confira os modelos de véu médio para completar o seu look.

Véu de noiva pirata

O véu de noiva estilo pirata é um tipo de veu perfeito se você presente usar um penteado de coque baixo, já que vem com uma peça para o cabelo, deixando o caimento do véu para a parte de baixo da cabeça.

salvarveu de noiva pirata
Foto: Demetrios

Véu cotovelo

Também faz jus ao nome, tendo como base de comprimento o cotovelo da noiva. Seu comprimento alcança a cintura da mulher e é recomendado para todos os tipos de vestido!

salvarveu de noiva cotovelo
Foto: Emiliano Bengasi

Véu ponta de dedo

É um véu de tamanho médio que também tem muito charme e dá mais mobilidade. Ele chega até a altura da ponta dos dedos da noiva, como diz o próprio nome. É um véu prático e estiloso e é indicado para praticamente todos os estilos de vestidos de noiva, já que é um modelo bem democrático. Só não é muito recomendado para os vestidos curtos, pois “ofusca” e cria confusão nos comprimentos, que nesse caso, ficariam parecidos.

salvarveu de noiva ponta de dedo
Foto: Rosa Clará

Véu de noiva longo

Os véus de noiva longos são aqueles que te farão se sentir extravagantes. Imagine só, entrar de forma triunfal em seu casamento com um maravilhoso véu marcando o caminho até a chegada ao altar. Uma cena de filme, não? Se está pensando em usar um véu longo, não deixe de conferir os tipos de véus valsa, capela e catedral.

Véu de noiva valsa

O véu valsa é um véu longo e muito romântico, que normalmente chega até o calcanhar, mas não encosta no chão. É um véu perfeito para um vestido de noiva corte sereia, corte A ou para um casamento ao ar livre.

salvar
Foto: Irina

Véu de noiva capela

Costuma ser um pouco mais curto que o catedral, quase um “longuete” no universo dos véus. Geralmente fica na altura do tornozelo e pode ir até o comprimento do vestido da noiva. É uma versão mais discreta do catedral.

salvarveu de noiva capela
Foto: Zuhair Murad

Véu de noiva catedral

É o mais utilizado em casamentos com cerimônias religiosas à noite e em lugares fechados, pois é mais formal. O véu catedral é geralmente maior que a cauda do vestido da noiva, com média de 2 a 5 metros de comprimento. É uma opção perfeita para noivas que têm um estilo mais princesa e que adoram vestidos mais poderosos e clássicos.

salvarveu de noiva catedral
Foto: Maggie Sottero

Qual a diferença entre véu e mantilha?

Saber distinguir entre o véu de noiva e uma mantillha não é nada difícil. A mantilha é uma espécie de véu que tem origem espanhola e tem em seu uso a representação da pureza e da juventude da noiva. Diferente do véu, a mantilha é feita de um tecido mais pesado e com mais misturas de texturas, bordados e aplicações. Pode ser usado rente à cabeça da noiva ou abaixo do coque, duas formas bem clássicas em sua utilização. Rente à cabeça, remete justamente às santas católicas e a essa pureza que dá significado ao seu uso.

Além disso, normalmente as mantilhas se usam presas com algum lindo acessório, enquanto os véus de noiva são um acessório que se usa por cima de tudo. Por isso, na hora de escolher, tenha em conta que a mantilha é mais dificil de remover, caso você queira mudar rapidamente para a festa.

salvarmatilha de noiva
Foto: Amelia Casablanca

A noiva brasileira e a mantilha

“A noiva brasileira, em geral, opta por um look clássico e a mantilha arrebata perfeitamente esse look. É só você reparar a quantidade de noivas com um vestido de mangas longas, princesa todo rendado, apesar do calor. Muito diferente das noivas americanas por exemplo,  que têm um estilo mais clean e moderno. Mas quem resiste ao clássico? As mantilhas são românticas, elegantes e adicionam um ar de pureza e delicadeza a noiva”, explica Natasha Katherine, da NatKat Bridal Couture.
O segredo do uso da mantilha é sempre combinar a renda/bordado/aplicação com o vestido. As texturas devem estar padronizadas e em sintonia, para criar um resultado estético agradável. Lembrando também que a mantilha por si só já chama bastante atenção, por isso é preciso estar atenta para não exagerar no combo com o vestido.
salvarmantilha de noiva
Foto: Sergei Zinchenko

Qual a diferença entre véu e grinalda?

A gente sempre pensa “vou casar de véu e grinalda”, mas muita gente não sabe o que é a grinalda. Pois bem, a grinalda é o acessório que a noiva usa em sua cabeça para coroar o look dela, diferenciando ainda mais a noiva das convidadas. Além da típica tiara e coroa, atualmente as coroas de flores também tem sido usado como grinalda da noiva com estilo mais boho.

salvarveu cotovelo
Foto: Maggie Sottero

Onde comprar véu de noiva?

Você pode comprar seu véu de noiva com os mesmos estilistas e ateliês de vestidos de noiva. Aqui temos algumas sugestões de lojas e profissionais excelentes para você buscar o seu véu de noiva perfeito em Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro! Se você é de outra região, então confira todosos estilistas e lojas de vestidos de noiva do Brasil em nosso Guia de Fornecedores.

Agora que você já sabe tudo sobre o véu de noiva, confira as principais tendências de véus para 2021:

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

BARBARAH Acessórios para cabelo
Maria Ignez Simões Accessoires Acessórios para cabelo
Ana Paula Aguiar Fotógrafos para casamentos
Alessandra Cazzaro | Jóias Joias para casamento
Alessandra Cazzaro Acessórios para cabelo
Bruna Louzada Fotografia Fotógrafos para casamentos
ETIQUETTE Joias para casamento
Atelier Natasha Katherine Estilistas de vestidos de noiva
Tula Casqueteria Acessórios para cabelo