Qual o limite entre o tradicional e o brega em um casamento? Especialistas respondem!

Qual o limite entre o tradicional e o brega em um casamento? Especialistas respondem!

Se você quer um casamento 100% tradicional mas tem medo de pecar nas escolhas, confira as dicas de profissionais experts quando assunto é bom gosto!

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • International
  • Decoração da cerimônia
  • Decoração da festa
  • Clássico

Enquanto hoje em dia usa-se até drones para filmar casamentos de cima e outros equipamentos de última geração, alguns itens que fizeram parte do passado voltaram com força total na forma de releituras. Nos casamentos, o gosto pelo retrô também se intensificou, e os eventos ganharam um toque vintage ao mesmo tempo moderno, seja na decoração ou no visual dos noivos. No entanto, há alguns noivos que ainda preferem casamentos 100% tradicionais. A pergunta é: como fazer para que estes casamentos não se tornem um evento super ultrapassado, ou até mesmo brega? Perguntamos a especialistas em planejamento de casamentos e elas nos deram as respostas. Vamos a elas?

salvarcasamento tradicional
Foto: Lentes Claras Fotografia

Dosar os excessos: essencial!

A entrada triunfal da noiva na igreja e o caminhar sobre um tapete vermelho com um longo véu ao som de uma orquestra clássica pode até ser um conjunto dispensável por muitas das noivas atuais. Porém, não são poucas as noivas que ainda idealizam a cena e não abrem mão de cada um desses elementos no grande dia.

Não há nada de errado em seguir as tradições. Segundo Mayerling Vaz, da May Eventos Produção, Assessoria e Cerimonial o estilo clássico e tradicional  nunca sai de moda, embora exista uma linha tênue entre o que pode ser considerado brega e o 100% tradicional. Por isso, o primeiro passo para não passar da linha do bom gosto quando se escolhe este estilo é atentar para possíveis excessos:

A regra que sempre sigo é: Menos é mais. Então o ideal é manter um equilíbrio, sempre tendo cuidado não fechar os olhos para o histórico do casal. Como assessora, respeito o desejo das noivas, mas procuro avisar se algo não é usado mais, ou se fica demais ou muito pesado para aquele casamento. Se a noiva vem com um desejo de usar tudo rosa, sugerimos equilibrar no dourado, por exemplo”, explica.

Veja também: Já não se usa… O que será ultrapassado no mundo dos casamentos em 2017?

salvarvéu de noiva
Foto: V Rebel Fotografia

Acrescentando toques modernos

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

As noivas que têm o sonho de casar na igreja mas que não querem a decoração da cerimônia totalmente tradicional não precisam ficar presas às convenções usadas no caminho até o altar, por exemplo. Elas podem, por exemplo, trabalhar com elementos que deixem o casamento mais leve e moderno. “Hoje, nas igrejas, as árvores francesas são ótimas opções para dar um toque bem atual à decoração do lugar“, sugere a cerimonialista Juliana Fontolan.

Juliana ressalta ainda que, tem termos de decoração, adaptar o tradicional pode ser um pouco mais complicado em função do espaço escolhido. “Os casamentos ao ar livre em geral combinam muito com a decoração Boho chic, que está bem em alta, enquanto os realizados dentro de lugares com uma arquitetura mais colonial ou palácios combinam com uma linha mais clássica. Como profissionais, costumamos orientar as noivas e dar nossa opinião sobre o que é mais indicado para cada casamento“.

Confira 10 razões para você escolher um mini wedding: conheça todas elas!

salvarFoto: Juan Cogo Fotografia
Foto: Juan Cogo Fotografia

Bom senso: o melhor amigo na decoração

Mas não é porque você vai acrescentar detalhes que, de alguma forma, trazem um ar moderno ao tradicional, que deverá gastar mais ou inserir referências aleatórias no estilo do casamento. Para Anderson Morales, sócio e marido de Juliana Fontolan, temáticas que fujam muito do universo de casamentos, como elementos muito infantis ou 100% inspirados em contos de fadas, podem pesar e causar um efeito catastrófico em termos de “breguice”.

Por outro lado, existem ideias simples e ao mesmo tempo muito elegantes que trazem para o tradicional uma personalização bem especial, sem ferir o estilo escolhido, como usar itens que lembrem um pouco da família ou que demonstrem a gratidão dos noivos:

Podem ser potinhos com aquela geleia gostosa que a tia faz como lembrança, ou mesmo cartinhas de próprio punho feita pelos noivos agradecendo a presença dos convidados. Há clássicos que não saem de moda, como os bem casados, então pode-se usar uma adaptação das receitas tradicionais de acordo com o gosto dos noivos. Tudo isso fica muito chique, atemporal e não precisa gastar muito!“, aponta Mayerling.

salvar274km fotografía
Foto: 274km fotografía

Atenção aos Sinais

Ao contrário do que se possa imaginar, definitivamente não é a classe social que determina boas escolhas para o casamento. Segundo Mayeling, assim como há pessoas com bom poder aquisitivo e gosto duvidoso, há muitos casais mais simples com gosto mais sofisticado. Mas para  quem os conselhos como “usar o bom senso” ou “dosar os excessos” soa muito subjetivo, a dica é focar nas emoções que as imagens despertam:

Sabemos que alguma coisa é brega ou antiquada quando ela agride o olhar. Um bom exercício para detectar isso é pegarmos um álbum de casamento antigo, de anos atrás, e ver ali o que choca mais. Pode ser uma maquiagem muito carregada, laçarotes ou um sapato muito diferente. Se os olhos não gostaram do que viram, é um bom indicativo do que não fazer em seu casamento“, aponta Mayerling.

Não perca os Melhores Pinterests de casamento para você seguir: conheça todos eles!

salvarLorena San José
Foto: Lorena San José
salvarManu Prats
Foto: Manu Prats

Um bom fotógrafo. Sempre!

Já foi-se o tempo em que as melhores as fotos do casamento se resumiam àquelas tradicionais posadas. Elas ainda existem, por protocolo; porém hoje em dia, os fotógrafos são qualificados para atuarem como verdadeiros ninjas, se infiltrando entre os convidados para fotografarem sem serem vistos. O objetivo? O resultado mais original e natural possível!

Embora você faça questão de manter as tradições em todos os aspectos do seu casamento como sempre quis, contratar um profissional de fotografia criativo e moderno não agride nem um pouco o estilo escolhido. Pelo contrário: somente um talentoso fotógrafo conseguirá registar com maestria todos os detalhes e emoções que você sonhou para aquele dia. No futuro, sem dúvida, você verá que foi uma feliz escolha!

Aproveite para conhecer os 10 melhores fotógrafos de casamento do Rio de Janeiro!

salvarfesta de casamento descontraída
Foto: Eztiphoto

Por fim, o ingrediente principal para o seu Casamento Tradicional é: aproveitar muito! Independente do estilo que você escolha, se conseguir cumprir o quesito diversão do jeito que a ocasião pede, tudo terá valido a pena!

Quer mais dicas de planejamento do casório? Então veja também as 12 coisas que você JAMAIS pode abrir mão no seu casamento! e As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

V Rebel Fotografia Fotógrafos para casamentos
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
May Eventos Produção, Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Juan Cogo Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!