Qual o melhor estilo fotográfico para o seu casamento? Descubra em três passos, dicas para escolher o fotógrafo para o seu grande dia!

Responder à pergunta “qual o melhor estilo fotográfico para o seu casamento?” pode até gerar calafrios em um casal despreparado, mas com certeza esse não é o seu caso! Sem precisar entrar em questões profundamente técnicas, de saída a melhor dica para você definir o seu estilo e escolher o fotógrafo certo para registrar o seu casamento é você saber com clareza o que está procurando.

Como assim? Com a ajuda do fotógrafo Paulo Cézar Jr., vamos mostrar a importância de todas as etapas, da pesquisa até a entrega do álbum, para que você se sinta segura e realizada.

Paulo Cézar JrEntre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

1. O que você quer? 

Direto ao ponto, essa é a pergunta de ouro antes de procurar e contratar o seu fotógrafo. O casal, de preferência, deve conversar e chegar ao senso comum do que esperam das imagens do álbum de casamento.

Primeiramente, eles devem saber o que eles procuram para registrar um dos dias mais importante da vida deles, a partir daí eles precisam conhecer esses profissionais!

Poses clássicas? Registros espontâneos? Cliques de detalhes? Fotos artísticas? Um pouco de tudo? Tudo bem, desde que haja consenso.

Existem vários tipos de estilos existentes, e um dos estilos mais utilizados é o do “fotojornalismo”, onde no dia do casamento os profissionais procuram registrar os acontecimentos, sem interferir em nada, bem atento a tudo o que acontece na cerimônia e festa.

Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

Lógico que sempre registramos as fotos tradicionais, que em todo casamento é extremamente importante.” Ou seja, nem todos profissionais são engessados, dá para misturar os estilos até chegar ao que os noivos desejam. Cada casal precisa se identificar com seu estilo, como Fotografia Tradicional, artística, aqueles mais divertidos e inusitados, fotografia de estúdio, Retratos, e assim por diante.

A partir desse primeiríssimo passo, começa, de fato, a pesquisa. Pesquisar o quê? Um fotógrafo com o tipo de imagem que lhe agrada. Afinal, um profissional pode ser muito bom, mas se o tipo de registro que ele faz não é o que você quer no seu álbum, então não adianta nada.

Portanto, aqui no Zankyou e na internet toda, pesquise o fotógrafo com as palavras-chave, de acordo com o seu gosto: clássico, fotojornalismo, artística, eclético e assim por diante.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar, confirme também quais os serviços que os profissionais consultados prestam. No caso de Paulo Cézar Jr., ele conta que trabalha com o pacote completo de fotografia, desde ensaio pré-wedding, Trash the Dress, o casamento, até entrega final dos álbuns. 

Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

2. Identificação

A palavra empatia tem circulado nas redes faz pouco tempo, mas felizmente com muita força e fazendo as pessoas reverem suas maneiras todos os dias. Não por acaso, a palavra cabe também perfeitamente nessa relação de noivos e profissional contratado.

Isso porque é sempre bom cultivar boas relações, ainda mais se elas dizem respeito ao seu casamento. Não dá para esquecer disso, pois é muito importante. O casamento é uma celebração linda, logo não deve ser motivo de dor de cabeça e frustrações.

De acordo com Paulo Cézar Jr. feita a lista de fotógrafos que se enquadram na expectativa do casal, chegou a importante hora de conhecê-los pessoalmente, pois é fundamental entender quem eles são como pessoa, o que fazem, o que gostam, como interagem com você, o estilo da fotografia e, principalmente, entender de perto seu processo criativo e estilo de trabalho.

Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

O mesmo vale para o contrário. A melhor maneira dos profissionais entenderem e conhecerem os casais é uma boa e até uma longa conversa. “É assim que eu sempre procuro fazer, porque todo esse bate-papo tem um fundamento e pode ser extremamente importante na concepção do trabalho“, explica Paulo Cézar Jr. 

É extremamente importante que se permitam conhecer e criar esse laço de amizade, pois isso trará resultados muito positivos em todo o processo do trabalho. Importantíssimo também, sempre pensarem no resultado final, a fotografia de casamento não existe margem para errar, não existe a possibilidade de fazer novamente, então não se apegue a promoções e brindes, isso pode custar caro lá na frente.

Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

3. Prioridades

As conversas foram legais e o casal ficou em dúvida entre alguns fotógrafos. Como decidir?

Infelizmente, hoje em dia, alguns casais primeiramente se identificam pelo preço e não pelo que realmente importa, que é valor da fotografia, o olhar de cada profissional. A maneira mais simples de identificar o estilo é observando o trabalho final.

Paulo Cézar Jr. esclarece que existem dois tipos de profissionais: os que adaptam ao estilo do casal e os que apresentam o que o casal buscava lá no começo. E que fique claro, é natural que o casal tenha mudado um pouco de opinião, preferido outro estilo de foto, por exemplo, afinal as conversas com diferentes profissionais expande o universo e o casal acaba conhecendo novas possibilidades.

O mais importante no fim das contas é que o casal se identifique com esse profissional que irá fotografar o casamentoFoto: Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

O mais importante no fim das contas é que o casal se identifique com esse profissional que irá fotografar o casamento, alguém que se preocupa com toda a sua expectativa, o seu sonho, com cada detalhe, alguém que se preocupe com tudo isso, “e não apenas uma ‘empresa’ que vende fotos bonitas, e no dia do casamento simplesmente mandam o primeiro freelancer livre, que não sabe nada sobre o casal, sobre o dia, qual a expectativa, o que é realmente importante.”  

Voltando à questão financeira, aí vai mesmo de cada casal, o quanto a memória do álbum é importante no seu íntimo, em saber priorizar entre todos os serviços para contar com o profissional que mais agradou e vai atender às expectativas.

Não somente em relação à fotografia, mas a melhor experiência de casamento que o casal pode ter é de o casal poder ser quem eles são e ter uma festa que reflitam suas identidades.  

Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.
Paulo Cézar Jr.Entre em contato com Paulo Cézar Jr.
Foto: Paulo Cézar Jr.

4. Surpresa

O título da matéria anunciou três passos! É isso mesmo. Este quarto ponto é a surpresa que o casal vai desfrutar depois ao ver com calma e carinho as fotos registradas, momentos lindos de alegria e emoção.

Como bem define Paulo Cézar Jr., que destacou de forma clara e certeira as três etapas para encontrar o seu fotógrafo ideal, a fotografia precisa mostrar quem realmente são as pessoas e transmitir o que elas sentem.

Sempre falo que uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade, por isso gostamos de contar histórias de pessoas que vivem os momentos de forma sincera e curtam cada momento intensamente. Pessoas que amem, beijem, gritem, chorem, vivam, porque isso é história e somos apaixonados por elas, e isso nos proporciona fotografias incríveis. Nosso trabalho é fotografar as cenas reais como elas acontecem de verdade, as pessoas como elas realmente são.

Se você compartilha desse sentimento e quer contar com fotos lindas do seu casamento, entre em contato com Paulo Cézar Jr. e garanta o que há de melhor!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Casa Quintal - Foto: divulgação
7 dicas para escolher o local PERFEITO para qualquer estilo de casamento!
Como encontrar um lugar perfeito para o seu grande dia mesmo que você ainda não saiba o estilo da sua festa e nem a quantidade de convidados? Vem com a gente e conheça nossas super dicar para acertar!
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Os convites de casamento trazem todos os detalhes do grande dia e também são uma prévia do que está por vir. Se você quer saber como escolher os convites para o seu casamento, preste muita atenção aos 5 passos-chave do Zankyou!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações