Qual o melhor fotógrafo de casamento? Certamente é o que mais combina com o seu estilo! Dicas de como acertar nessa escolha.

O que você espera do seu álbum de casamento? Fotos que contem a história desse dia especial e que consigam traduzir em imagens, os sentimentos de amor e alegria, de todas as pessoas envolvidas nesse dia tão glorioso!

Como você pode imaginar, não é das tarefas mais simples. Porque, em meio a tantos acontecimentos simultâneos durante o evento (mesmo as festas com poucos convidados), os momentos passam num instante e uma foto linda pode ter sido perdida por distração.

Por isso a importância de um fotógrafo experiente e preparado, que saiba muito bem o que os noivos esperam ver no álbum. Quais são suas expectativas e o tipo de imagens que gostariam de ver. Felizmente, se você pesquisar direito, é possível encontrar profissionais responsáveis e que entregam resultados surpreendentes.

Para a fotógrafa Flávia Karine, de Belo Horizonte, profissional especializada em cobrir casamentos, a busca pelo melhor fotógrafo para o seu casamento se resume ao estilo dos noivos. Simples assim. O estilo dos noivos se refere à preferência ao tipo de fotos que irão compor o álbum, com imagens espontâneas, posadas, fotos em família, ensaiadas ou uma mistura coerente de um tudo um pouco.

Existem muitos estilos de fotografia de casamento e você precisa estar certa do que quer. 

noivos na água
Flávia Karine Fotografia
Todo mundo tem o seu estilo, qual é o seu?
Flávia Karine Fotografia

Escolha o seu tipo

Entre os muitos tipos de fotografia, Flávia Karine destaca as três opções:

Fotos clássicas: fotos posadas, com grande participação do fotógrafo na hora de orientar o casal em cada clique. Aqui não tem muito espaço para imaginação, é seguir um protocolo para garantir fotos bonitas com destaque para momentos importantes, como a valsa, o corte do bolo ou o brinde.

Fotojornalismo: aqui é quase o inverso. Se o fotógrafo for bom, os noivos nem vão perceber que estão sendo fotografados. A ideia de registro nesse tipo de fotografia é capturar os sentimentos estampados nos sorrisos e olhares do casal e dos convidados. É encontrar nos detalhes uma forma poética e fiel de se contar a história desse grande dia.

Foto artística: cada fotógrafo pode definir de um jeito, mas dá para dizer que a foto artística é uma mistura dos estilos, variando com a experiência e técnica do profissional envolvido e da entrega do casal. No ensaio busca-se contemplar imagens românticas ou mesmo de momentos de diversão do casal (por isso, é uma questão de estilo), mas sempre com uma certa orientação do profissional, que vai sugerir na escolha do cenário e luz, por exemplo.

Fotos divertidas podem dar um toque a mais no seu álbum
Flávia Karine Fotografia

Perfis

A partir dos tipos de fotos, os noivos devem se decidir com qual estilo se sentem mais à vontade. O x da questão é optar por um estilo em que o casal se sinta à vontade para se deixar fotografar, e não somente o que acha mais bonito.

Por exemplo, não vai dar muito certo se optarem por fotos clássicas, sendo que o que mais esperam no álbum sejam imagens da festa com os amigos e familiares se divertindo, fazendo careta, dançando, distribuindo beijos e abraços, e assim por diante.

Foto tradicional com madrinhas
Flávia Karine Fotografia
Ensaios que exploram a alegrai real dos noivos
Flávia Karine Fotografia

Contratação

De acordo com Flávia Karine, o primeiro questionamento deve ser: qual a importância da fotografia em seu casamento? A relevância que este tipo de serviço tem para você irá facilitar na escolha do estilo de fotógrafo e fotografia.

Alguns casais não gostam de fotografia, ou ainda não viram a importância desse momento tão especial ser registrado por um fotógrafo reconhecido, ou simplesmente por acharem que é um serviço caro demais para um orçamento apertado.

Se esse é seu caso, te sugiro o seguinte: dê uma boa pesquisada no trabalho dos fotógrafos que você tem em vista. Veja como um bom fotógrafo de casamento consegue captar as emoções mais fantásticas do evento! Sua paixão pela fotografia vai aumentar consideravelmente“, sugere a fotógrafa.

Em seguida, avalie o custo benefício. Se você gostou bastante do fotógrafo, é melhor investir nele do que pagar mais barato em outro que não gostou tanto. O benefício será muito melhor, e o custo percebido com certeza será menor.

Verifique a procedência do fotógrafo, alerta Flávia Karine. Infelizmente existem muitas pessoas que se dizem “profissionais” e na verdade só querem agir de má fé e deixar os noivos na mão. Para evitar este tipo de problema, pesquisar sobre os verdadeiros profissionais é fundamental. Quando encontrar um fotografo que você goste, entre em seu site, envie email, vá nas redes sociais, converse pessoalmente, enfim, faça tudo o que puder para se certificar de que realmente aquele profissional atenderá suas expectativas.

Imagens lúdicas, belas e únicas
Flávia Karine Fotografia
Flávia Karine Fotografia
Flávia Karine Fotografia

Diferenciais

Experiência: Um fotógrafo profissional sabe que deve registrar todos os detalhes de um evento, mas ele tem a sensibilidade e experiência para captar momentos que somente olhos treinados conseguem ver.

Fotos com qualidade: Aspectos técnicos também devem ser levados em consideração, os profissionais dessa área possuem todos os equipamentos necessários para esses registros, além de saber usar bem diferentes ângulos, luzes e entrega do material com o tratamento de imagens necessários.

Equipe: Se acontecer um imprevisto e um fotógrafo da equipe não puder comparecer, os noivos terão um outro profissional, de igual qualidade, para registrar o casamento.

Responsabilidade: Um fotógrafo profissional tem o comprometimento de entregar o que foi prometido para os noivos. Em uma conversa inicial é alinhado em contrato, no qual, fica especificado o que será entregue, quando e de que forma.

Descontração a partir da empatia e confiança pelo fotógrafo
Flávia Karine Fotografia

Dica 

Além do serviço de fotografia durante o evento, Flávia Karine também gosta e acha importante outros momentos com os noivos. Por isso também fotografa momentos relacionados ao noivado e ao pós-casamento:

Chás – de panela, bar, cofrinho, entre outros,  pré-wedding ou e-sessionpós-wedding.

A grande dica é optar pelo pré-wedding. “Isso é de vital importância, pois no tão sonhado dia não chegará um estranho para registrar uma história de amor, e sim alguém que você já teve pelo menos dois momentos anteriores. Desse modo, as coisas fluirão com mais naturalidade.

Flávia Karine Fotografia
Flávia Karine Fotografia

Interessou-se pelo trabalho de Flávia Karine Fotografia? Agende um papo, descubra o seu estilo e tenha para sempre a história do seu casamento registrado num álbum lindo e cheio de boas lembranças.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Foto/Divulgação Black Tie Service
Como escolher o carro para a chegada ao casamento? Veja aqui os detalhes importantes para acertar nesta escolha!
Pode parecer simples, mas a escolha do carro e de quem irá conduzi-lo é importante para o sucesso do grande dia. Saiba agora como escolher o carro para a chegada ao casamento.
Foto: Novo Tempo Photo Studio
Conheça todos os truques para acertar na contratação do vídeo para seu casamento!
Se já começou a procurar o profissional que irá eternizar os melhores momentos do grande dia, aproveite e conheça todos os truques para acertar na contratação do vídeo para seu casamento!
Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
As fotos são uma oportunidade de relembrar um momento especial. Então, aposte em imagens espontâneas e divertidas para o seu casamento. Como? Veja dicas para se sair bem nessa proposta!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações