Publicidade
Qual o verdadeiro papel do cerimonialista de casamento?

Qual o verdadeiro papel do cerimonialista de casamento?

Você sabe qual é o papel da cerimonialista? Muitas vezes confundida com a assessora de casamentos, esta profissional desempenha um papel bem específico e essencial no seu grande dia. Confira!

  • Planejando o casamento
  • Recomendações

Se você está começando a planejar seu casamento neste instante, provavelmente o termo “cerimonialista” já caiu no seu radar. Indispensáveis em grandes eventos solenes de qualquer natureza, trabalham com discrição para que tudo ocorra dentro do timing previsto, de acordo com os protocolos atribuídos a cada ocasião. Mas você sabe qual é o verdadeiro papel do cerimonialista de casamento? Explicaremos a seguir.

Publicidade

Leia também: Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?

salvarDri Castro FotografiaSaiba mais sobre “Dri Castro Fotografia”
Foto: Dri Castro Fotografia

O cerimonialista é a pessoa designada pelos noivos para garantir o bom andamento do evento de acordo com os seus anseios. É ele quem toma para si todas as questões relacionadas a fornecedores, convidados, protocolos e formalidades. Está sempre pronto para resolver qualquer tipo de imprevisto, muitas vezes, antes que os noivos possam tomar conhecimento.

salvarCasa LumeSaiba mais sobre “Casa Lume”
Foto: Casa Lume

Juliana Neiva e Cris Almeida, sócias na empresa Verbena Ideias & Eventos, explicam: “Seu trabalho tem como principal foco o andamento da cerimônia e da festa”. Isso significa estar presente no local do evento desde antes da chegada dos fornecedores para recebê-los, um a um, e garantir a montagem de cada detalhe de acordo com o projeto idealizado pelos noivos. Mas este é apenas o início da grande lista de atribuições de um cerimonialista no dia do seu casamento!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Cerimonialista de casamento é sinônimo de sucesso da festa: 7 motivos que vão te convencer!

salvarVerbena Ideias & EventosSaiba mais sobre “Verbena Ideias & Eventos”
Verbena Ideias & Eventos | Foto: Raoní Aguiar

Durante todo o dia, a equipe de cerimonial fica em contato com os noivos para estar a par do andamento da preparação de cada um e saber se precisam de alguma ajuda extra – buscar o buquê, arrumar carona para o tio do noivo, entrar em contato com o fotógrafo que se perdeu no caminho para o making ofTudo pode acontecer, mas nada é motivo para desespero, pois o cerimonialista já tem experiência em lidar com todas essas situações!

salvarThrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography

Antes do início da cerimônia, a equipe se divide para receber os convidados e acomodá-los em seus lugares, preparar e orientar a entrada do cortejo e esperar a noiva. Já notaram como a noiva sempre entra bem linda, com o véu esticadinho? Então, aí tem a mão de um(a) cerimonialista! Durante os rituais religiosos, quem dita os protocolos são os celebrantes, mas depois que os noivos deixam a cerimônia, toda a responsabilidade volta para o cerimonial.

Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

salvarCasa LumeSaiba mais sobre “Casa Lume”
Foto: Casa Lume

Haverá sessão de fotos com os padrinhos e a família? Só com os noivos? A equipe estará trabalhando para que todos os convidados se sintam bem-vindos enquanto, na sessão de fotos, não faltará nenhum dos parentes e amigos requisitados pelos noivos. O momento da entrada triunfal na recepção, do brinde e do corte do bolo também é milimetricamente coordenado entre o cerimonial, os noivos, os cinegrafistas, fotógrafos e DJ.

salvarDri Castro FotografiaSaiba mais sobre “Dri Castro Fotografia”
Foto: Dri Castro Fotografia

Enquanto todos se divertem, o cerimonialista estará empenhado na supervisão das atividades do buffet, bar de drinks, reposição da mesa de doces, mesa de café e qualquer outro serviço que os noivos tenham contratado para se certificar de que eles não recebam menos do que haviam combinado com seus fornecedores. Também são eles os responsáveis pelas escalas de alimentação da equipe de fotógrafos, cinegrafistas, banda e DJ. Ao final da festa, eles se certificam de que todos os convidados recebam suas lembrancinhas, fazem a contagem das bebidas e a distribuição dos docinhos e delícias restantes do casamento.

Noivos com religiões diferentes: saiba como realizar a cerimônia!

salvarLoveShakeSaiba mais sobre “LoveShake”
Foto: LoveShake

Imprevistos podem surgir. Aquele seu primo, plantonista do pronto-socorro, teve a escala trocada bem no dia do seu casamento e resolveu comparecer sem confirmar presença. Você vai: a) ficar chateada ou b) arrumar um lugar para ele na mesa da família? A resposta é: nenhuma das alternativas! Você vai deixar que a sua cerimonialista resolva esta questão. Em poucos instantes, estará com ele na pista, dançando e se divertindo“O cerimonial é, na verdade, o grande coordenador do evento e peça essencial na hora de resolver possíveis problemas ou tomar as decisões imediatas, comentam Juliana e Cris da Verbena Ideias & Eventos.

salvarFlavia ValsaniSaiba mais sobre “Flavia Valsani”
Flavia Valsani

Contar com o auxílio de um profissional competente e experiente faz toda a diferença no dia do seu casamento. Os noivos, os convidados e os fornecedores agradecem a presença de alguém gabaritado! “Os noivos ganham a tranquilidade e a segurança de que a sua festa de casamento será memorável, tanto para eles quanto para a família e os convidados!” garante Rose Ogata, da Rose Ogata Assessoria de Eventos.

Lugar marcado no casamento: uma tendência cada vez mais usual!

salvarRose Ogata Assessoria de EventosSaiba mais sobre “Rose Ogata Assessoria de Eventos”
Rose Ogata Assessoria de Eventos | Foto: Leandro Donato Fotografia

Como tudo em seu casamento, o cerimonialista também deve estar de acordo com o seu perfil. Invista em um profissional de qualidade e com experiência comprovada. Consulte nosso guia de fornecedores e, com certeza, encontrará um cerimonialista de casamento, que foi feito para trabalhar com você! Confira nosso checklist em como organizar o casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

Post publicado em: 22/02/2017. Post republicado em: 04/02/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Thrall Photography Fotógrafos para casamentos
LoveShake Fotógrafos para casamentos
Rose Ogata Assessoria de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Dri Castro Fotografia Fotógrafos para casamentos
Verbena Ideias & Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Flavia Valsani Fotógrafos para casamentos
Casa Lume Fotógrafos para casamentos
Publicidade

Comentários (25)

Deixe seu comentário