Qual o significado da chuva de arroz em casamentos? Descubra agora!

As tradições são comportamentos sociais nos quais costumes, lendas, crenças, comportamentos e memórias são transmitidas durante gerações e passam a fazer parte da cultura de determinada sociedade. Em alguns casos, certas tradições são tão antigas, que muitos as mantém sem saber ao certo sua origem. Gostaria de saber o que há por trás de uma das tradições mais famosas? Então aproveite e veja qual o significado da chuva de arroz em casamentos!

Conheça também as 12 Tradições de casamentos pelo mundo que te deixarão de cabelo em pé!

Chuva de arroz
Foto: Bliss Fotografia

Lendas

Os casamentos se tornaram um ótimo exemplo deste fenômeno social. A chuva de arroz é a lenda que ganhou mais destaque nesta área e muitos se perguntam: porque os convidados jogam arroz nos noivos logo após o casamento?

As culturas baseiam boa parte de sua essência na magia, mitos e lendas do passado. Portanto, a simbologia reina sobre muitas delas e determina a viabilidade de uma ou outra tradição. Atualmente, estes comportamentos são assumidos e respeitados independente de sua origem, tornando-se um detalhe todo especial que oferece mais vida a qualquer evento. Porém, algumas destas tradições se utilizam de uma capa extraordinária para ocultar uma explicação muito mais trivial, como ocorre com a utilização das uvas na Espanha, durante os dias que antecedem o Ano Novo. O país foi agraciado com uma grande colheita desta fruta no início do século XX, então os produtores começaram a fazer uma campanha vendendo o que chamavam de “uvas da sorte”, dando início ao costume que se mantém até os dias de hoje.

chuva de arroz
Foto: Thay Rabello Fotografia

Culturas

Como em quase todas as tradições que cercam o amor, o casamento e a família, o foco principal está relacionado com a fertilidade e a abundância. Esse é o caso do arroz, considerado como um símbolo destas duas virtudes, que se associa a boa sorte do casal em seu futuro como marido e mulher. Além disso, o arroz também está vinculado ao desejo por descentes e o crescimento familiar. Acredita-se que esta tradição teve seu início no Oriente, mas a Europa e Américas a adotaram como parte de sua cultura.

Antigamente os grãos não precisavam ser obrigatoriamente de arroz, pois na verdade, ele começou a ser utilizado tempos mais tarde. Antes disso, qualquer cereal era válido para desejar ao casal uma vida de prosperidade, especialmente quando se tratava da concepção de seus futuros filhos. Na Roma antiga, as mulheres colocavam espigas entre suas tranças e os homens partiam bolos de trigo sobre as cabeças de suas esposas. Em seguida, a noiva repartia os pedaços dos bolos com seus convidados, para que, juntamente com nozes, amêndoas e outros frutos secos, fossem lançados sobre ambos após o casamento, pois acreditava-se que estes grãos possuíam uma forte associação com bons presságios e trariam boa sorte ao casal.

Veja quais são as 14 curiosidades sobre o amor que você não fazia a menor ideia!

Chuva de arroz
Foto: Bernardo Zirkheuer

Alternativas

No entanto, a mudança faz parte da evolução e a utilização do arroz pode ser combinada ou substituída por outros elementos de nossa atualidade. Pétalas de rosas e outras flores são ótimas alternativas, embora outros métodos como bolhas de sabão, papel picado, fitas ou o toque de pequenos sinos, tal como ocorre na tradição mexicana, também são observados. Seja para evitar o desperdício do arroz, proteger pássaros ou para se esquivar do possível incômodo gerado pelos grãos, que algumas tradições podem ser reinventadas e até mesmo melhoradas!

Conheça outras opções para a Saída dos noivos: esqueça o arroz e aposte por essas ideias MEGA divertidas!

Chuva de pétalas noivos
Foto: Gabi Nehring Fotografia
confetes para jogar nos noivos
Foto: Hugo Carneiro Fotografia

Agora que você já conhece a origem da chuva de arroz, aproveite e descubra tudo sobre Tradições de casamento: conheça TODOS os seus significados!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Giselle Branco. Foto: Divulgação
Convites de casamento rústicos 2017: um mais lindo que o outro!
Com cada vez mais noivos optando por casamentos rústicos e ao ar livre, os fornecedores de papelaria de casamentos foram diversificando o portfólio. Confira inspirações de convites para casamentos rústicos.
Foto: Casa Lume
De onde vem os principais rituais e tradições de casamento? Descubra agora!
Além do vestido, sapatos, e outras prioridades mais, que tal entender os rituais e tradições de casamento? Porque nada é por acaso. Veja aqui!
Mini wedding ou super casamento? Saiba qual é a aposta dos fornecedores para 2017!
Mini wedding ou super casamento? Saiba qual é a aposta dos fornecedores para 2017!
Mini wedding ou casamentão? Na opinião de muitos fornecedores, 2017 será o ano dos casamento aconchegantes e intimistas. Saiba o por quê desta aposta lendo o resultado da nossa enquete!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações