• Magazine
  • Qual o verdadeiro papel do celebrante de casamento?

Qual o verdadeiro papel do celebrante de casamento?

Você já se perguntou qual o verdadeiro papel do celebrante? Estas pessoas são responsáveis pela condução da cerimônia, podendo atuar em celebrações religiosas ou não. Conheça todos os detalhes sobre estes profissionais tão importantes em seu grande dia!

Qual o verdadeiro papel do celebrante de casamento?
Lidia Vas Celebrante | Foto: divulgação
  • Outros serviços
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos
  • Original

A cerimônia é um dos momentos mais importantes e emocionantes em qualquer casamento, onde os noivos trocam seus votos e firmam o compromisso de começar uma nova vida, em busca de um lindo futuro a dois. É justamente neste momento que entre a figura do celebrante, um profissional especializado que pode colaborar inserindo um toque sensível e personalíssimo à celebração. Porém, muitos noivos ainda não conhecem ou confundem as atribuições desta pessoa tão importante, e aí vem a dúvida:

Qual o verdadeiro papel do celebrante de casamento?

salvarLuciana Rocha Celebrante celebrando casamento Solicite mais informações a Luciana Rocha Celebrante
Luciana Rocha Celebrante | Foto: Divulgação

Qual a diferença entre cerimonialista e celebrante?

Publicidade

Muitos confundem as funções da cerimonialista com as do celebrante, porém, ambos possuem papéis muito distintos. A cerimonialista é a profissional que atua durante a cerimônia e recepção, cuidando da organização, aplicação dos protocolos e etiqueta, colaborando para que cada detalhe do grande dia funcione na mais perfeita ordem. O celebrante é a pessoa que irá conduzir a cerimônia, sendo responsável pelo rito escolhido para o tão esperado sim.

Gilberto Vitória é um dos celebrantes mais solicitados da Bahia, conhecido por sua voz suave, jeito alegre e textos que tocam o coração dos noivos e convidados. Suas celebrações são personalizadas, com ou efeito civil, realizadas com carisma, delicadeza e sensibilidade, se transformando em um momento inesquecível para todos os presentes.

salvarGilberto VitóriaSolicite mais informações a Gilberto Vitória
Gilberto Vitória | Foto: divulgação

Higia está a frente da Amor com H, cujo foco é contar as histórias dos casais cariocas de forma leve e divertida. Todo o processo de construção do texto é desenvolvido com amor, onde o casal passa por entrevistas divertidas e surpreendentes, relembrando de coisas antigas e redescobrindo sentimentos. Este processo resulta em uma cerimônia exclusiva, capaz de despertar emoções diferentes em todos os presentes.

salvarAmor com HSolicite mais informações ao Amor com H
Amor com H | Foto: divulgação

Conhecida como uma das pioneiras no mercado feminino de celebrações, Lidia Vas é uma mulher delicada, detentora de boa oratória, criativa na escrita e respeita todas as religiões, inclusive, a falta de religião do casal. A celebrante realiza as mais belas cerimônias em São Paulo, imprimindo um tom afetuoso, buscando “acarinhar” o casal e seus amores em um dos momentos mais importantes de suas vidas.

salvarLidia Vas CelebranteSolicite mais informações a Lidia Vas Celebrante
Lidia Vas Celebrante | Foto: divulgação

O que o celebrante faz no casamento?

Seja dentro ou fora da igreja, o celebrante é aquela pessoa que atua acolhendo noivos, padrinhos e convidados, conduzindo o rito da cerimônia do início ao fim. Estes profissionais podem, inclusive, oficializar o Casamento Civil, dependendo de sua habilitação. Suas funções dependerão do tipo de cerimônia adotada pelos noivos, seja ela religiosa, ecumênica, agnóstica ou de efeito civil. Eles são os responsáveis pelas bênçãos, reflexões sobre a futura vida do casal, e até mesmo pela realização de ritos pré definidos pelos noivos, como o ritual das velas, da árvore, da lavagem dos pés, san-san-kudo, entre outros.

O celebrante de casamentos Paulo Borges contou “Eu faço os noivos, seus familiares e amigos, rirem e se emocionarem contando a história de amor deles, fazendo todo o sentimento que existe entre o casal transbordar, junto de todo o carinho e desejos de felicidades que existe em cada convidado presente, além de eternizar esse momento na mente e no coração de cada um, com cada vibração que eles entregam na cerimônia.

Reconhecido como um dos melhores celebrantes da cidade de São Paulo, Eu Caso Vocês | Celebrante Mauricio Macri  constrói roteiros personalizados, baseados no estilo, desejos, histórias, qualidades, valores e características do casal e suas famílias, além de oferecer a possibilidade de realizar uma cerimônia com Efeito Civil.

salvarCelebrante Mauricio Macri realizando casamento Solicite mais informações ao Eu Caso Vocês | Celebrante Mauricio Macri
Eu Caso Vocês – Celebrante Mauricio Macri | Foto: divulgação

Atuando em Belo Horizonte e região, o Celebrante Wilton Dimas se dedica a parte religiosa e espiritual da cerimônia matrimonial, desde a concepção dos rituais e mensagens, até a condução da cerimônia propriamente dita. O planejamento é feito junto aos noivos, que podem escolher os rituais simbólicos e mensagens que serão utilizadas, permitindo uma celebração única e exclusiva, que atende plenamente seus sonhos e desejos.

salvarCelebrante Wilton DimasSolicite mais informações ao Celebrante Wilton Dimas
Celebrante Wilton Dimas | Foto: divulgação

Tipos de celebrante e celebrações

Atualmente, os noivos podem contar com 4 tipos de celebrante: religiosos, ecumênicos, agnósticos e juiz de paz. Cada um mantém características específicas em relação ao rito que será utilizado durante a cerimônia.

salvarCelebre Sua HistóriaSolicite mais informações a Celebre Sua História
Celebre Sua História | Foto: Os Berôs Fotografia

Religiosos: aqui se enquadram pastores, padres, rabinos, etc. A maioria destes celebrantes, costumam seguir os ritos pré definidos de acordo com cada religião, e muitos não podem realizar celebrações fora dos templos e igrejas onde atuam. Neste caso, é possível celebrar um Casamento Religioso com Efeito Civil. O casal deve retirar a Certidão de Habilitação no cartório (documento que prova que ambos estão desimpedidos para realizar o casamento), e entregar em sua congregação para que ocorra a elaboração do Termo Religioso com Efeito Civil, documento que será assinado por noivos, padrinhos e celebrante ao final da cerimônia. Após o grande dia, o casal retira este termo e retorna ao cartório, para trocá-lo pela Certidão de Casamento.

Ecumênicos: estes profissionais estão aptos a realizar cerimônias de orientação religiosa, mas sem se ater a ritos pré definidos, e por isso, são muito procurados por casais que possuem religiões diferentes, além de pessoas que buscam por celebrações personalizadas, que evoquem todo o significado do momento. Este tipo de celebração permite que os noivos adotem rituais simbólicos, menções às suas religiões, e palavras que descrevam todos os sentimentos que os levaram ao altar.

Ao contratar Israel Pimentel, os noivos paulistanos tem a certeza de que sua celebração será feita em grande estilo, esbanjando emoção, carinho e profissionalismo. O celebrante conta a história de amor dos noivos emocionando os anfitriões, pais, padrinhos e convidados, através de textos personalizados, construídos junto ao casal.

salvarIsrael Pimentel CelebranteSolicite mais informações a Israel Pimentel Celebrante
Israel Pimentel Celebrante | Foto: divulgação

Realizando as mais lindas celebrações da Cidade Maravilhosa, Lu Tenório começou sua carreira como celebrante após receber um convite para realizar a cerimônia de uma amiga e nunca mais parou. A profissional busca escrever textos verdadeiros, com histórias reais, capazes de imprimir a identidade do casal, resultando em uma troca de votos emocionante e memorável.

salvarCelebrante Lu TenórioSolicite mais informações a Celebrante Lu Tenório
Celebrante Lu Tenório | Foto: divulgação

Agnósticos: são celebrantes que não possuem vínculo com qualquer religião ou crença, não seguem liturgias, realizando celebrações neutras, mas com o cuidado de não ofender os presentes que possam estar ligados a algum meio religioso. Estas celebrações ganham vida através da personalização, onde rituais simbólicos podem ser inseridos, para deixar o momento ainda mais especial. O casal encontra artistas, jornalistas, professores, entre outros profissionais, que em algum momento se apaixonaram por esta profissão e passaram a se dedicar à realização de um casamento humanizado.

Teólogo, pós graduado em filosofia e história, Lucas Lujan celebra casamentos há mais de 9 anos imprimindo um estilo descolado, sem deixar de lado o protocolo e etiqueta da ocasião. Atuando em São Paulo, o celebrante oferece discursos embasados em poesia e construção de metáforas, oferecendo cerimônias personalizadas que contemplam a história do casal.

salvarLucas LujanSolicite mais informações a Lucas Lujan
Lucas Lujan | Foto: divulgação

Juiz de Paz: também conhecido como Juiz Leigo, é um magistrado nomeado pela Secretaria de Justiça, que possui habilitação para realizar o Casamento Civil. Costuma ser procurado por casais que não desejam realizar um casamento religioso, atuando tanto no cartório, quanto nos chamados Casamentos em Diligência. No segundo caso, o profissional se dirige ao local da festa para realizar a cerimônia, sendo que alguns destes juízes, vêm se especializando em celebrações que podem ser personalizadas de acordo com o pedido do casal.

A Celebrante Luciana Rocha realiza cerimônias tradicionais ou inovadoras, com rituais que tenham a personalidade dos noivos e podendo ou não ter mensagens da espiritualidade do casal. Como juíza de paz , realiza casamentos civis personalizados em todo o Distrito Federal. Independentemente da crença, todas as cerimônias celebradas por ela são cheias de amor e com o objetivo de tocar os corações dos noivos e de todos os convidados.

salvarLuciana Rocha Celebrante e juiza, realizando casamento na pandemiaSolicite mais informações a Celebrante Luciana Rocha
Celebrante Luciana Rocha | Foto: Lucas Santos

Acerte em sua escolha

Os noivos devem procurar por um profissional qualificado para realizar seu casamento, independentemente do tipo de cerimônia que será adotada. O primeiro ponto a ser observado, é a empatia entre noivos e celebrante, pois apenas desta forma, o mesmo conseguirá captar a essência do casal, para posteriormente traduzi-la em uma celebração repleta de significado. Outra questão importante, está relacionada a criatividade e modo de condução da cerimônia, pois os melhores celebrantes, conseguem controlar o nervosismo dos noivos, e possuem a capacidade de dar um toque de alegria e emoção a este grande momento.

A troca de alianças tem que ser o grande destaque do dia do casamento e os noivos merecem ter momentos inesquecíveis. Para conseguir isso, a celebrante trilíngue Paula Tainá, da Celebre Sua História, segue três passos: traduz em palavras a história e a personalidade do casal; faz tudo para transformar o momento da cerimônia no ponto alto do casório; e, é claro, procura cativar a atenção dos convidados, envolvendo cada pessoa ali presente na vida e na trajetória dos noivos. O resultado é emoção pura!

salvarCelebre Sua História realizando cerimonia de casamento Solicite mais informações a Celebre Sua História
Celebre Sua História | Foto: Vander Zulu

Cristiane Martínez busca compreender o ser humano de forma holística, compreendendo sua persona e os fatores sociais que envolvem seu contexto, resultando em um trabalho executado com excelência. Sua missão é ministrar a cerimônia perfeita para os casais paulistanos, atingindo o coração de seus entes queridos com descontração e emoção, através de celebrações exclusivas e personalizadas.

salvarCristiane Martínez Celebração e CerimonialSolicite mais informações a Cristiane Martínez Celebração e Cerimonial
Cristiane Martínez Celebração e Cerimonial | Foto: divulgação

Confira as 6 dicas para noivos a caminho do altar

Após definir o tipo de cerimônia que deseja realizar, marque um encontro com a pessoa escolhida para celebrar seu casamento, deixando claro seus desejos em relação ao grande dia. Personalizar é a palavra do momento, então aproveite para criar uma celebração que consiga traduzir todo o amor que sentem um pelo outro. Leia também: Organizando o casamento: detalhes que não podem ficar de fora

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Comentários (2)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!