Quanto tempo a noiva pode se atrasar para a chegada na cerimônia? Já pensou sobre isso?

O cabelo e maquiagem demoraram além do esperado, aconteceu uma batida no meio do caminho, começou a chover torrencialmente, ou a noiva quis “fazer uma horinha” para deixar seus convidados chegarem e ela ter a tão sonhada entrada triunfal. Os motivos podem ser vários, mas você já parou para pensar sobre quanto tempo a noiva pode se atrasar para a chegada na cerimônia? Veja o que assessoras e wedding planners tem a dizer sobre isso!

Confira! Tudo o que você precisa saber sobre casamentos exclusivos: da organização aos bastidores do grande dia!

Matrimoni AssessoriaAgende uma reunião com Matrimoni Assessoria
Assessoria: Matrimoni Assessoria | Foto: Cleiton Tiburcio

Tradição x Falta de educação?

Os atrasos da noiva sempre aconteceram ao longo do tempo. Há quem ache que é tradição, mas em tempos como os de hoje, é possível que o atraso seja encarado como falta de educação ou de cuidado com os convidados. Luiza de Oliveira, da La Cita Eventos e Produções diz que “na verdade, atualmente, não é mais uma tradição as noivas se atrasarem, a não ser que algum imprevisto realmente aconteça. Se o casamento for na igreja, por exemplo, eles não admitem atrasos”.

Carol Carvalho, da Premier Cerimonial, acredita que o longo atraso da noiva já está démodé”: “Há alguns anos que o atraso excessivo das noivas tem sido considerado desrespeito com os convidados. Ataulamente, atrasos de até 10 minutos são tolerados “.

Post alerta: Quer saber quando NÃO marcar a data do seu casamento? Leia este post!

Premier CerimonialAgende uma reunião com Premier Cerimonial
Assessoria: Premier Cerimonial | Foto: Iphoto Studio

O tolerável

A wedding planner, Naiane Calderaro, acha que é possível ter uma tolerância mínima para um possível atraso da noiva: “A cerimônia de casamento iniciar até 30 minutos após o horário do convite, acredito que ainda é respeitado, pois para os convidados, os imprevistos podem acontecer e todos tem uma certa tolerância. Mas mais que isso, é falta de educação, sem dúvidas!”.

O tempo de atraso da noiva “aceitável” pode se alterar dependendo do local do casamento. “Quando ele acontece na igreja, não deve, em nenhuma hipótese, passar dos 30 minutos. Quando o casamento é em outros espaços, como praia ou fazenda, ele pode atrasar até 40 minutos. Acreditamos que esse é o limite para não desgastar os convidados e ao mesmo tempo todos chegarem a tempo para a cerimônia”, comentou Mariana Tahan, da Matrimoni Assessoria.

Naiane Calderaro - Wedding PlannerAgende uma reunião com Naiane Calderaro
Assessoria: Naiane Calderaro – Wedding Planner | Foto: Studio Job

Há que ponderar

Além do próprio atraso não ser visto com bons olhos, há outros pontos negativos que você precisa ponderar. Primeiro, existem muitos fornecedores que colocam em contrato, multas para o caso de atrasos longos. Igrejas costumam ser bem inflexíveis. O coral, o cantor o o fotógrafo são alguns exemplos que não costumam ter tempo para esperar, já que costumam fazer mais de um evento no mesmo dia.

E para quem vai casar ao ar livre, na hora do pôr do sol, por exemplo, o atraso pode levar tudo por água abaixo. “Nós que fazemos muitos casamentos no litoral, sabemos o problema de uma noiva atrasar, afinal, o sol não espera. Fotos lindas com luz natural são o principal motivo das noivas escolherem a praia, então não faz sentido atrasarem”, comentou Naiane Calderaro.

Guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento!

Naiane Calderado - Wedding PlannerAgende uma reunião com Naiane Calderado
Assessoria: Naiane Calderado – Wedding Planner | Foto: Stuio Job

Mentirinha do bem!

Há algumas estratégias que ajudam a evitar os atrasos. Seja, da noiva, dos padrinhos ou dos convidados. “Sugerimos marcar no convite 15 a 30 minutos de antecedência do horário real. O próprio fato de colocar no convite um horário mais cedo faz com que o casamento comece, de fato, no hora certa”, comentou Luisa de Oliveira, da La Cita Eventos e Produções. Bom, é aquela “mentirinha do bem”, que ajuda os atrasados e não compromete o bom planejamento do dia, concorda?

Um lembrete nunca é demais

Para evitar um possível perrengue com atrasos na cerimônia, lembre-se sempre de reforçar com os convidados o horário, o local e dizer que a noiva não irá atrasar. Mesmo que isso aconteça, os convidados ficam mais alertas, afinal é feio chegar depois da noiva, ne?! “Peço sempre para minhas noivas frisarem isso com os convidados (não atrasarem, que vai entrar no horário, que a luz natural é importante para as fotos…). Já soube de casamentos que a noiva atrasou pois a maior parte dos convidados demorou a chegar. Muita falta de educação!”, afirmou Naiane Calderaro.

La Cita Eventos e Produções Agende uma reunião com La Cita
Assessoria: La Cita Eventos e Produções | Foto: Oswaldo Marra e Jane Magalhães.

Quando o atraso é inevitável

O que fazer quando o atraso da noiva é inevitável? “Nossa maior preocupação, além de resolver o problema, claro, é com o conforto dos convidados. Quando a cerimônia é em buffet, restaurante ou espaços abertos, é mais fácil, pois além de não ter o limite de hora imposto pela igreja, podemos ter a “ajuda” do buffet. Pedimos para servir água, se possível outras bebidas, como um coquetel”, afirmou Mariana Tahan, da Matrimoni Assessoria.

“Devemos estar atentas sempre se há alguma necessidade específica, principalmente com os que estão em pé aguardando e são pessoas idosas, gestantes, deficientes físicos ou pessoas com crianças no colo. É essencial tentar acomodar de forma confortável essas pessoas, no caso de um atraso na cerimônia”, concluiu Carol Carvalho, da Premier Cerimonial.

Veja também: Como arruinar um casamento em apenas 1 minuto: 10 imprevistos previsíveis…

Matrimoni AssessoriaAgende uma reunião com Matrimoni Assessoria
Foto/Divulgação Matrimoni Assessoria

Bom, para tudo há uma solução, principalmente quando se conta com uma assessoria, cerimonial ou wedding planner experiente. Mas, se você puder evitar o atraso, essa é a melhor saída, afinal de contas, não dá para perder nenhum minuto do dia mais lindo das suas vidas! E não vá sem dar uma olhadinha neste post: 10 conselhos INFALÍVEIS para evitar o estresse antes do casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Fábio Oliveira
Os 9 melhores estilistas de vestido de noiva em Belo Horizonte
Se você ainda não encontrou seu vestido de noiva perfeito para o grande dia em BH, conheça os 9 melhores estilistas da capital mineira!
Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Escolhido o vestido é hora de começar a pensar nos acessórios do grande dia. Nesta matéria, recompilamos as principais ideia da estilista Carol Hungria sobre como escolher os acessórios para noivas. Escolha e acerte!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
A escolha do vestido de noiva: que tarefa mais prazerosa e difícil ao mesmo tempo... Se você mora no Rio de Janeiro vai ficar muito mais fácil com esta seleção das melhores lojas que o Zankyou fez para você!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações