Que tipo de mesa você deve usar para o jantar de acordo com o estilo do seu casamento?

Você está organizando cada passo do seu casamento e com a certeza de que tudo está certo para o dia mágico. Mas, por acaso, você parou para pensar em que tipo de mesa você deveria usar de acordo com o estilo de seu evento?

É algo que normalmente acaba sendo esquecido, mas tem extrema importância na organização do jantar. Por isso, aqui no Zankyou, vamos explicar os diferentes tipos de mesa que você pode usar no seu banquete, para que seus convidados apreciem o grande dia tanto quanto você. Veja as vantagens e desvantagens dos tipos de mesa para casamentos:

1. Mesa redonda

  • Vantagens: a grande vantagem das mesas redondas é que favorecem a interação entre os seus convidados. São perfeitas para casamentos com muitos convidados jovens que querem conversar e se conhecer.
  • Desvantagens: o problema das mesas redondas é o espaço que ocupam. Não é aconselhável escolher este tipo de mesa em casamentos que estejam perto do limite de convidados do espaço escolhido.
Carpe Fotografía
Foto: Carpe Fotografia
Caio Motta Assessoria & Eventos Entre em contato com Caio Motta Assessoria & Eventos
Caio Motta Assessoria & Eventos – Foto: Vivi Sodré

2. Mesa quadrada

  • Vantagens: nas mesas quadradas, todos os convidados se veem, então também favorece a interação entre eles. Assim como as mesas redondas, são excelentes se você tem convidados que ainda não se conhecem ou familiares que não se encontram há muito tempo e vão querer colocar o papo em dia na festa.
  • Desvantagens: ocupam ainda mais espaço que as mesas redondas, então, se você prefere um casamento mais íntimo, descarte esta opção. As assessorias de casamento, como a do Caio Motta Assessoria e Eventos , em São Paulo, são a ajuda certa na hora de tomar essas decisões. Não deixe de entrar em contato!
Foto: Hannah-Arista-Photography
Foto: Hannah-Arista-Photography

3. Mesa retangular 

  • Vantagens: as mesas retangulares são perfeitas para casamentos com muitos convidados em espaços relativamente reduzidos. São necessárias menos mesas, então dá para optar por um salão não tão grande como você precisaria para acomodar seus amigos e familiares em mesas redondas.
  • Desvantagens: dependendo do tamanhos das mesas, dá para acomodar até 30 pessoas. Ainda que isso seja uma vantagem em relação ao espaço, nem todos os convidados conseguiram se encontrar e conversar neste tipo de mesa. Claro que essas dúvidas podem ser resolvidas com uma boa assessoria, que além do cerimonial cuidam da decoração, como é o caso da Karina Maciel Assessoria & Decoração de Eventos.
Karina Maciel Assessoria & Decoração de Eventos Entre em contato com Karina Maciel Assessoria & Decoração de Eventos
Karina Maciel Assessoria & Decoração de Eventos – Foto: Divulgação

4. Mesa oval 

  • Vantagens: a mesa oval é meio termo entre as retangulares e as redondas. Favorece mais a interação que as primeiras, ocupando menos espaço que as segundas.
  • Desvantagens: como na prática não é tão funcional como as mesas que substitui, não é costume usá-las em casamentos. Se for possível, prefira por mesas redondas ou retangulares de acordo com o espaço e interação que desejar.
Foto: Volvoreta
Foto: Volvoreta

5. Mesa imperial

  • Vantagens: a mesa imprerial é uma mesa retangular de grandes dimensões. Se trata de uma mesa para acomodar um mínimo de 50 convidados. É um tipo apenas usado para grandes banquetes, como casamentos da realeza. São muito chamativas e elegantes. Outra vantagem: este modelo facilidade a vida dos garçons deixando mais fácil o acesso e garantindo que tudo saia bem mesmo com tanta gente.
  • Desvantagens: se em uma mesa de 30 pessoas a interação já é baixa… imagina com mais de 50! Fica claro que este tipo de mesa não tem a intenção de que os convidados interajam e se conheçam. Mas, para isso ainda temos o bar ou a pista de dança, certo?
Rad Love
Foto: Rad Love

6. Mesa em U

  • Vantagens: as mesas em U são as que têm a parte principal menor com braços longos nas laterias. São bem vistosas e ficam lindas, além de acomodarem muitos convidados. É perfeita para que os noivos possam se sentar com mais dos seus familiares e amigos.
  • Desvantagens: se você faz questão de que seus convidados interajam, o ideal é não encher o centro do U, ainda que isso otimize a ocupação do espaço.
Foto: Katerina Cladera

Como você viu, na hora de escolher o tipo de mesa ideal você deve ter dois fatores em mente: o número de convidados e o nível de interação que você espera que eles tenham. Será um casamento mais íntimo ou terá muitos convidados? A maioria é a sua família ou são muitos os amigos solteiros dos noivos?

Respondendo a essas perguntas pode ficar tranquila que escontrará a melhor solução para a escolha de mesa do seu jantar e não se esqueça de avisar a empresa de buffet. Mas se ainda tiver dúvidas, consulte nossa lista de fornecedores que poderão ajudar! Algumas assessorias especializadas cuidam de todos esses detalhes pra você não ter que se preocupar com isso. A Vanessa Aune Cerimonial cuida do processo de organização do começo ao fim.

Vanessa Aune CerimonialEntre em contato com a Vanessa Aune Cerimonial
Vanessa Aune Cerimonial – Foto: Divulgação

Você já tinha pensado nisso? Já sabe o tipo de mesa ideal pra você? Conta pra gente como será seu jantar!

Veja também:

Ideias para decorar as mesas do seu casamento!

Dicas para a decoração da igreja para o grande dia!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher o vestido de noiva de acordo com o estilo do casamento: Carol Hungria responde!
Como escolher o vestido de noiva de acordo com o estilo do casamento: Carol Hungria responde!
Escolher o vestido de noiva de acordo com a festa, ou decidir o estilo do casamento de acordo com o vestido de noiva? Seja qual for a sua decisão, Carol Hungria nos dá as dicas para acertar SEMPRE!
Como escolher o vestido das madrinhas de acordo com seu tipo de corpo: dicas para acertar!
Como escolher o vestido das madrinhas de acordo com seu tipo de corpo: dicas para acertar!
A noiva escolheu a cor do seu vestido de madrinha de casamento e não era bem a que você imaginava? Descubra quais são os tecidos e modelagens que mais favorecem cada tipo de corpo.
Resolvemos o seu problema: o que usar no seu noivado e festas que antecedem ao casamento!
Resolvemos o seu problema: o que usar no seu noivado e festas que antecedem ao casamento!
Hoje trazemos possibilidades para te ajudar a ficar linda nesses momentos inesquecíveis que antecedem o casamento, já seja em um restaurante, na casa da noiva, ou numa festa com as amigas. O styling é prioridade sempre!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações