Quem realmente deve estar presente no seu casamento?

“Independente do tamanho da festa, a lista de convidados é sempre um sofrimento pros noivos”. Quem convidar? Quem não convidar? Fica chato se eu não convidar fulano? São muitas dúvidas! Vamos tentar resolver?

Saiba mais sobre “The Kiwi Studio”
Foto: The Kiwi Studio

1) Os faltosos
Primeira dica importantíssima e que muitos casais não sabem. Aqui no Rio sempre contamos com uma margem de faltosos de, mais ou menos, 20%. Quer dizer, se você está fazendo uma festa pra 200 pessoas, convide umas 240 sem medo. Se a sua lista está estourando essa porcentagem converse com seu cerimonial sobre o RSVP ativo.

2) Quem convidar?
Com os mini casamentos fazendo sucesso, temos visto os casais se descabelando pra fazer uma lista enxuta. Não é fácil! Convide aquelas pessoas que costumam frequentar a sua casa, que te ligam no seu aniversário (mesmo com o facebook!), que acompanharam a história de vocês dois e ficarão muito felizes por vocês no grande dia. Convide aqueles que farão da sua festa um momento alegre e inesquecível.

Saiba mais sobre “The Kiwi Studio”
Foto: The Kiwi Studio

3) Quem não convidar?
Uma maneira prática e racional de pensar é calcular o custo por pessoa da festa toda. Se você está gastando 50mil Reais numa festa de 100 pessoas, por exemplo, cada convidado está custando 500 reais. Considerando que quase nunca um convidado vem sozinho (lembre dos namorados, maridos etc), fica em 1000 reais por casal.

De repente aquele seu primo que você nunca vê não é mais tão essencial pra festa, né?

4) Fica chato…

– Não convidar a esposa/marido?
Sim! Se for apenas namorado(a) e você não conhecer a pessoa ainda, pode até não convidar. Se for namorado e você conhecer, convide! Se forem casados (ou morarem juntos) não tem nem opção, tem que convidar.

Saiba mais sobre “Fabio Moro”
Foto: Fabio Moro

– Enviar convitinho individual?
Não é chato! A gente super indica, na verdade. Serve pra deixar claro quantas pessoas estão sendo convidadas.

– Convidar apenas uma pessoa de um grupo de amizades?
Depende de como é a sua relação com o restante do grupo. Se você for amigão de todos, pode ficar chato sim. Se não der pra convidar todos, melhor não convidar nenhum.
Se você tem mais afinidade com um ou outro, use aquele critério acima: Essa pessoa visita a minha casa? Minha festa será mais feliz com ele presente? Se sim, convide! E, se você quiser, depois leve bem casados pro restante do pessoal.

Saiba mais sobre “Dueto”
Foto: Dueto

– Não convidar o chefe?
Se vocês forem próximos, convide sim. Ainda mais se ele está sendo bacana com as suas saídas mais cedo pra degustações e reuniões, escapadinhas na internet pra ver coisas do casamento etc. Se é um chefe muito acima de você ou que você nunca tenha contato, fica parecendo bajulação.

Lembre-se é possível gerenciar sua lista de convidados sem stress! Com essas dicas a sua festa estará recheada de pessoas especiais e você não estoura o orçamento!


Colunista: Julia Pessoa, assessora de casamento, da Oh Happy day!

Você é expert em casamento e quer ser colunista? Entre em contato com o Zankyou

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

10 dias para estar em forma para seu casamento
10 dias para estar em forma para seu casamento
O corpo se acostuma a um novo regime depois de 72 horas. Portanto um regime de 10 dias não vai fazer um milagre, mas o que realmente pode fazer é que você se sinta melhor, mais leve e com energia. Se você quer se sentir em forma no dia do seu casamento, siga esses conselhos e sem dúvida sentirá a diferença na sua silhueta de noiva.
5 coisas sobre seu casamento que você NÃO deve compartilhar nas redes sociais
5 coisas sobre seu casamento que você NÃO deve compartilhar nas redes sociais
Todas nós temos aquela coceirinha nas mãos para publicar detalhes sobre o casamento antes dele acontecer. Se controle, o mais legal de uma festa é a surpresa que os convidados terão quando verem todos os detalhes que você preparou com tanto carinho! Pensando nisso, listamos 5 coisas sobre seu casamento que você NÃO deve compartilhar nas redes sociais de jeito nenhum!
10 razões para estar com uma pessoa mais velha que você: a 6 é a mais importante!
10 razões para estar com uma pessoa mais velha que você: a 6 é a mais importante!
Ter um relacionamento com um homem mais velho pode ser incrível. Mas será? Para ajudar você a decidir se é mesmo o melhor para você, listamos 10 razões para você entregar seu coração à um homem mais velho que você. Afinal, se vocês se amam, não vai ser a diferença de idade que vai atrapalhar o relacionamento.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações