• Magazine
  • Cerimônia
Rafael Faria Celebrante: cerimônias emocionantes guiadas pelas histórias de amor dos noivos

Rafael Faria Celebrante: cerimônias emocionantes guiadas pelas histórias de amor dos noivos

Com uma sensibilidade ímpar, Rafael Faria traduz em palavras todo o sentimento compartilhado pelos noivos e monta uma celebração exclusiva e sob medida para cada casal

Rafael Faria Celebrante: cerimônias emocionantes guiadas pelas histórias de amor dos noivos
Foto: Divulgação
  • Cerimônia
  • Recomendações
  • Sponsored

A cerimônia de casamento é um dos momentos mais emocionantes na trajetória de um casal. É o primeiro passo na vida conjunta e a culminação de todo o amor, companheirismo e dedicação que aplicaram no relacionamento deles. Para realizar uma celebração tão focada em exaltar a história dos noivos e as expectativas para o futuro, é importante contar com uma pessoa que tenha a sensibilidade necessária para entender e traduzir todos os sentimentos que levaram eles até o altar.

Unir duas pessoas para todo o sempre na presença de seus amigos e familiares é a missão do celebrante, um dos profissionais mais importantes do casamento. Esse trabalho é realizado com maestria por Rafael Faria Celebrante há 14 anos. Fornecedor Premium do Zankyou, ele já realizou centenas de cerimônias pelo Brasil – casou até noivos em um estádio de futebol – com textos sob medida e focados no que faz de cada casal único

salvarRafael Faria CelebranteSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Divulgação

Continue lendo e conheça um pouco mais da história de Rafael Faria Celebrante e o seu processo criativo para casamentos inesquecíveis. 

Para falar de amor

A profissão de celebrante chegou por acaso na vida de Rafael Faria. O jornalista foi convidado por uma amiga para celebrar o casamento dela. O casal buscava alguém que pudesse montar uma cerimônia que unisse diferentes crenças e que tivesse experiência em falar em público guiando toda a celebração.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Minha vivência de Mestre de Cerimônias, de apresentar eventos, habilitou para me expressar com facilidade em público. Já a vivência em igreja favoreceu para que transmitisse a eles a mensagem que gostariam de ouvir, sem falar de religião, mas falando de Deus e falando de amor. Na época eu nem imaginava que isso viria a ser missão de vida, que anos depois eu iria dedicar meus finais de semana, principalmente, a celebrar casamentos“, lembra ele.

salvarcelebrante de casamentosSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Persio Fotografia

A primeira celebração de Rafael Faria foi um sucesso tão grande que em pouco tempo já tinha fechado outros dois eventos. E a demanda não parou de crescer! Ele passou então a dividir seu tempo entre a sua profissão de jornalista e sua paixão por comandar casórios, recheando os seus fins de semana de lindas histórias de amor.

O fato é que o boca a boca ajudou a me propagar. Em dois meses já estava com mais dois casamentos marcados e assim foi crescendo a demanda. Porém, por ter outras atividades, não era uma dedicação exclusiva. Foi há seis anos que aceitei essa missão com propriedade e, desde então, foi raro ter um final de semana totalmente livre“, conta Rafael.

salvarCasamento ar livreSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Divulgação

Sua maior inspiração e a base de todos os seus discursos é o amor! A relação dos noivos, seus estilos e personalidades dão um toque mais pessoal para os textos, que buscam retratar a essência do casal e o que une elesEu falo de amor. Essa é a máxima que tenho assumido no altar e também na vida. Não estou ali para doutrinar ninguém, mas para mostrar que com amor nós podemos ser pessoas melhores, e que foi este amor que conduziu aquelas duas pessoas ao ‘SIM’. Gosto de mostrar que o amor, mais que sentimento, é atitude e que nos gestos diários está a fórmula para o felizes para sempre“, afirma o celebrante. 

salvarRafael Faria CelebranteSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Divulgação

Celebrações sob medida para casais apaixonados

A cerimônia de casamento perfeita deve ser aquela que representa o casal que está trocando alianças, com todas as suas particularidades e nuances da vida que eles criaram juntos. Por isso, Rafael Faria acompanha os noivos desde a primeira reunião e durante todo o processo de planejamento da festa para observar pequenos gestos, carinhos e até apelidos que podem ajudar a compor o roteiro da celebração.

Busco gerar uma sinergia com o casal, de forma a entender a natureza de cada um, suas personalidades, seus gostos, onde se convergem e onde se diferem, para que eu seja um mero proclamador dessa essência. Seja contando a história ou falando dos valores e desejos de cada um, deixo o texto o mais personalizado possível para que todos entendam que aquela cerimônia foi criada exclusivamente para eles. Nenhum casamento é igual ao outro, as histórias são únicas. E eu, como celebrante, preciso ter a sensibilidade para entender e transpor isso em palavras“, diz. 

salvarRafael Faria CelebranteSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Jedson Wenzel

Para deixar a celebração ainda mais especial, Rafael Faria oferece mais de 20 modelos de cerimônias com diversos rituais simbólicos de união, todos adaptáveis aos desejos dos noivos, sempre pautando pelo respeito à religião e também as normas protocolares. O casamento é sagrado. Existe sacralidade naquele momento. E isso independe de religião. Mas está na pureza e objetivo daquela troca de juras, de aliança, de olhares e no desejo de seguirem juntos. Algumas noivas, por exemplo, sonham em ter a Cerimônia das Areias durante a celebração, e com várias cores – como eu sempre faço, com a participação dos pais e  padrinhos na cerimônia. Outros pediram que eu criasse um novo simbolismo, como já ocorreu: oriental, cerveja, café… Criei esses diferentes modelos para atender alguns casais e depois até foram usados por outros“, lembra Rafael

salvarritual casamentosSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Divulgação

Em seu discurso, o celebrante também busca incluir as pessoas mais importante da vida do casal. Seus pais, os padrinhos e os convidados ali presentes estão todos unidos com o único propósito de testemunhar o amor dos noivos e são homenageados por Rafael durante a cerimônia. Embora os noivos sejam os protagonistas, eles escolheram compartilhar dessa felicidade com cada uma das pessoas presentes. Por isso que minha fala é dirigida também ao todo, e até com momentos específicos em que busco mostrar a importância dos pais e ainda valorizo a presença dos padrinhos. Para mim a cerimônia perfeita é cadenciada, é aquela que leva às lágrimas, mas também ao riso e a reflexão“, define.

salvarcelebrante de casamentoSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Persio Fotografia

Para os casais que ainda estão na dúvida sobre quais rituais e estilos seguir com sua cerimônia, Rafael Faria dá a dica: “Busquem o que faz sentido para vocês. Não se deixem levar por modismos ou convenções. A celebração do casamento é um momento único e deve ser marcante, transmitindo a essência de cada um dos dois“, aconselha Rafael

salvarRafael Faria CelebranteSolicite mais informações a Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante | Foto: Divulgação

Seu casamento está próximo e ainda não encontrou alguém para realizar a cerimônia? Entre em contato com Rafael Faria Celebrante e conheça todo o profissionalismo, dedicação e empatia que ele aplica em seu trabalho. “Tendo a data e sendo o que o casal procura, é o que importa. Para realizar o sonho dos casais agenda sempre aberta, até porque com sonho e expectativa de noiva, não se brinca“, finaliza.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.