Rede social & casamento: sonho ou pesadelo?

Rede social & casamento: sonho ou pesadelo?

As tecnologias, em especial a proliferação das redes sociais, tomam o protagonismo nos casamentos em todo mundo. Isso é bom ou ruim? Veja o que dizem os profissionais!

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Entrevista

A Geração Y, com membros entre os 20 e 35 anos, vê as redes sociais como grandes aliadas. Seja para documentar suas vidas, compartilhar experiências ou para se posicionarem como cidadãos do mundo, estes jovens têm contato diário com redes como Facebook, Instagram, Twitter ou Snapchat.

Nos casamentos, este componente chegou com força, pois já é parte da formação e da personalidade dos noivos desta geração. As fotos, hashtags, comentários e interações provocam um verdadeiro frenesi virtual que, às vezes, é positivo, outras vezes, nem tanto. Para buscar o equilíbrio, o Zankyou conversou com duas conceituadas assessorias de casamento do país, Cinthia Rosenberg e Believe Assessoria, que nos dão alguns conselhos super úteis sobre o uso de redes sociais em casamentos.

salvarEnfok2
Foto: Enfok2

Aspectos positivos das redes sociais

É óbvio que a tecnologia trouxe uma série de benefícios para a sociedade e eventos sociais como os casamentos não iriam ficar de fora. Na opinião da assessora de eventos Cinthia Rosenberg, usar as redes sociais pode ser muito positivo para para se ter uma lembrança a mais do casamento, em que o convidado pode registrar o seu olhar sobre o casamento através de fotos publicadas por meio da hashtag do evento, “além de ser uma ótima maneira de compartilhar informações antes do casamento, é também uma possibilidade única para que parentes distantes possam participar desse momento tão especial“, opina Cinthia.

Bruna Matos da Believe Assessoria acredita que as redes sociais são um ótimo recurso onde conseguir ideias e inspirações para que o casamento fique mais personalizado, “a cada dia que passa alguém posta algo diferente, dando opções novas para que a noiva possa usar no seu grande dia. Em nosso canal do Youtube, por exemplo, postamos diversas inspirações para ajudar noivos no dia mais importante da vida deles“, conta Bruna.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvarDouglas Neves FotografiaSaiba mais sobre “Douglas Neves Fotografia”
Douglas Neves Fotografia

A tecnologia facilitou – e muito – a vida dos fotógrafos amadores. Até mesmo a avó da noiva consegue tirar fotos incrivelmente belas, dignas de premiação. Basta apenas um celular na mão, um clique e alguns filtros! Graças a esses recursos os noivos não precisam esperar um longo tempo para desfrutar das melhores lembranças do casamento somente através álbum de fotos oficial do evento. Com as fotos nas redes sociais e as consequentes interações (curtir, compartilhar e comentar), noivos, convidados e, principalmente, quem não pôde participar, poderão viver e reviver esse momento quase imediatamente após seu acontecimento. Em pouco tempo os noivos saberão como foi o seu grande dia! 

Casamento no facebook? Saiba o que postar e o que JAMAIS publicar na rede social!

salvarCinthia Rosenberg Assessoria em EventosSaiba mais sobre “Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos”
Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos | Foto: Juliana Mozart

Aspectos negativos das redes sociais 

Estragar a surpresa dos noivos mostrando todo o casamento antes da realização do evento. Essa é a opinião das profissionais sobre o aspecto mais negativo do uso das redes sociais em casamentos. E aqui, elas não falam apenas dos convidados, mas também de fornecedores, já que não são raros os casos de prestadores de serviço que publicam fotos do evento até mesmo antes dos noivos terem chegado no local.

É totalmente antiético postar fotos do evento antes da chegada dos noivos. Sempre pedimos aos profissionais envolvidos no evento terem esse cuidado e que não sejam deselegantes“, afirma o pessoal da Believe Assessoria.

salvarAmoTuSaiba mais sobre “AmoTu”
Foto: AmoTu

Já em relação aos convidados, Cinthia Rosenberg alerta para o bom senso pois, segundo ela, muitas vezes se preocupam mais em registrar tudo e não curtem o momento. Chegam até a atrapalhar o trabalho dos fornecedores, principalmente do fotógrafo, além de postar detalhes que não deveriam, “eu presenciei o caso de uma madrinha que postou a foto da noiva 30 minutos antes da cerimônia. Claro que o noivo viu e acabou com a surpresa“, revela.

Conheça 8 aplicativos para ajudar a organizar seu casamento: faça da tecnologia sua FADA MADRINHA!

salvarJuan Cogo FotografiaSaiba mais sobre “Juan Cogo Fotografia”
Foto: Juan Cogo Fotografia

Respeito aos noivos

Vivemos em uma era digital, no entanto há noivos que são avessos às redes sociais e não gostam de ter este momento (íntimo e reservado) compartilhado entre desconhecidos. Se esse é o seu caso, não se preocupe: é totalmente possível amenizar a influência das redes sociais no grande dia. Cinthia Rosenberg e a equipe da Believe Assessoria afirmam que os noivos podem solicitar, com toda educação e delicadeza, que os convidados não publiquem as fotos em redes sociais ou até mesmo que deixem o celular de lado nesse momento tão especial. A equipe da Believe Assessoria nos enviou uma inspiração para este caso, na foto abaixo:

Confira: Placas de casamento: saiba como utilizá-las com muita originalidade!

salvarBelieve Assessoria em CasamentosSaiba mais sobre “Believe Assessoria em Casamentos”
Foto: Believe Assessoria em casamentos

Para os casais que não abrem mão de utilizar as redes sociais como uma forma a mais de comunicação e entretenimento da festa, Cinthia Rosenberg sugere que os noivos criem uma hashtag para o casamento, divulgando-a entre os convidados, para que todas as fotos sejam publicadas no mesmo lugar e para que todos possam se divertir e compartilhar tudo em tempo real.

Leia também: Casamento futurista: a tecnologia a serviço do amor!

salvarCinthia Rosenberg Assessoria em EventosSaiba mais sobre “Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos”
Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos | Foto: Multimagem

Já para o pessoal da Believe Assessoria, os noivos podem utilizar as redes sociais para contar um pouco sobre como será o casamento, o estilo, qual traje usar, cores e etc. “Contar como os noivos se conheceram e agradecer a todos os convidados por serem pessoas especiais que fazem parte da vida deles também é super legal“, afirma a assessora Bruna Matos.

Não perca: Quais são as características das pessoas irresistíveis? A 3 é unanimidade!

salvarBelieve Assessoria em CasamentosSaiba mais sobre “Believe Assessoria em Casamentos”
Believe Assessoria em Casamentos | Foto: William Nihues

Bom senso… Sempre!

Na opinião de ambas as assessoras, o uso das redes sociais pode ser benéfico para o casamento, desde que haja equilíbrio e bom senso. Segundo Bruna Matos, hoje é possível, inclusive, transmitir o casamento ao vivo para seus seguidores das redes, uma ótima opção, por exemplo, para Destination Weddings, em que nem todos os convidados podem comparecer ao casamento. “As redes sociais, usadas de maneira correta, são fortes aliadas para deixar o casamento mais lindo e emocionante. Um recurso que aproxima pessoas queridas e que fazem parte da história do casal“, conclui Bruna da Believe Assessoria.

salvarBraulio DelaiSaiba mais sobre “Braulio Delai”
Foto: Braulio Delai Fotografia

Também a favor das redes sociais, Cinthia Rosenberg, defende seu uso com certas limitações: Sempre respeitando a vontade de cada casal.” Quanto aos noivos, ela aconselha: “o mais importante em um casamento é ter as pessoas queridas por perto, aproveitar muito e se divertir. Haja naturalmente, seja espontânea com os convidados e deixe as principais fotos com o fotógrafo e, claro, com os convidados que gostam de registar os melhores momentos, os amigos e a curtição”, opina Cinthia.

salvarFlavia ValsaniSaiba mais sobre “Flavia Valsani”
Foto: Flavia Valsani
salvarVerbena Ideais & EventosSaiba mais sobre “Verbena Ideais & Eventos”
Verbena Ideais & Eventos – Foto: Raoní Aguiar

O equilíbrio é a chave! E você, o que acha? Acredita que as redes sociais potencializam a diversão dos casamentos graças à interação dos seguidores? Ou, ao contrário, motivam a perda da emoção em favor da superficialidade?

Em tempos de redes sociais nunca é tarde saber Os 10 mandamentos dos casais felizes em tempos de redes sociais! E para você que está ligada na era digital, saiba Como fazer o seu casamento BOMBAR nas redes sociais: 10 dicas simples!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Cinthia Rosenberg Assessoria em Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Braulio Delai Fotografia Fotógrafos para casamentos
Juan Cogo Fotografia Fotógrafos para casamentos
Fotógrafos AmoTu Fotógrafos para casamentos
Believe Assessoria em Casamentos Assessoria casamentos e cerimonial
Verbena Ideias & Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Braulio Delai Fotografia Fotógrafos para casamentos
Flavia Valsani Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!