Saiba o que priorizar no seu casamento e como conquistar tudo que os noivos sonharam para o dia D

Não é fácil escolher os detalhes do casamento: seja o vestido da noiva, o local da festa, qual buffet contratar! Olhamos as tendências de casamentos para 2015 e tudo é complexo e requer um cuidado especial para não errar nas escolhas ou se arrepender depois!

Após estar ciente das dicas valiosas para organizar o dinheiro dos noivos para o casamento, o casal deve relacionar os itens que pretende contratar por ordem de prioridade. Mas afinal o que priorizar no casamento?

Pensando nisso, coloque no topo da relação os itens considerados mais importantes para cada um dos dois. Esse processo torna as decisões mais democráticas e sem esquecer as prioridades individuais. Os valores são importantes, pois, somados, ajudam a quantificar o total a gastar e mantêm o casal com os pés no chão quanto aos objetivos a alcançar.

Uma vez listados objetivos e valores, o próximo passo é começar a riscar da lista os itens já conquistados, na ordem de prioridade, à medida que os valores necessários vão sendo acumulados na poupança.

Foto: M.Gio

Nessa etapa da organização, eu costumo chamar essa lista de “plano de motivação”, pois cada novo item conquistado nos enche de alegria, inspiração e motivação para aumentarmos nosso esforço em busca dos itens restantes.

Exemplo de Plano de Motivação:

Plano de Motivação

Se vocês estão realmente inspirados para o casamento, muitas coisas que gostariam de ter na celebração, na nova moradia ou na lua de mel podem não caber no orçamento. Neste caso, vocês precisarão cultivar, nos meses que antecedem à celebração, atitudes que ajudarão a preservar mais recursos em seu bolso e, com isso, facilitarão a conquista de mais objetivos. São elas:

Negociem. Não caiam no argumento de que “é só uma vez na vida”. Evitem assinar contratos na primeira visita, e consultem pelo menos 3 fornecedores de casamento diferentes para cada serviço que desejam contratar.

Comprem em atacado. Bebidas, lembrancinhas e itens que possam ser adiquiridos em grande quantidade costumam ter preços diferenciados no atacado.

Usem a criatividade. Praticamente tudo o que se pode comprar com dinheiro pode também ser conquistado com criatividade. Um vestido de noiva de marca, caríssimo pode ser substituído por um personalizado de acordo com o estilo e preferência da noiva pela metade do preço. A lua de mel dos sonhos pode ser paga com cotas de lua de mel como presente de casamento. quanto mais pesquisarem e se organizarem, mais soluções alternativas encontrarão para aquilo que parece impagável.

Dediquem mais tempo a suas pesquisas, para que possam usar menos dinheiro. De todos os casamentos que fui, os que mais gostei não foram aqueles que tinham modismos. Os mais marcantes foram os que tiveram algo único e bastante particular da história dos noivos. Quando algo parecer impossível para a celebração de vocês, deixem de pensar no “quanto” e pensem no “como”.

Contas que devem ser feitas

Foto: Carol Ottolini

À medida que forem reservando recursos para os gastos que virão pela frente, não deixem de tomar os seguintes cuidados:

Invistam. Jamais deixem dinheiro parado na conta. Com os saldos crescendo para arcar com as grandes despesas dessa mudança de fase na vida, passa a ser um grande desperdício não aplicar os recursos, mesmo que por poucos dias. Lá na frente, mesmo os poucos rendimentos permitirão custear algum detalhe a mais na celebração ou na moradia. Se, por exemplo, vocês aplicarem recursos por 5 dias, no momento do resgate serão sacados da poupança recursos mais antigos, e não aquilo que foi aplicado dias antes. Caso tenham uma conta corrente com serviço de investimentos, os Fundos de Renda Fixa Pós-Fixados são outra opção para quem for aplicar e sacar recursos picados ao longo do tempo.

Paguem o mais tarde que puderem. Em geral, prestadores de serviço solicitam o pagamento de uma entrada e permitem que o restante seja pago da maneira que os noivos preferirem, desde que o compromisso seja quitado até alguns dias antes do casamento. Isso é ótimo! Esqueçam a ideia de dividir em parcelas iguais para “facilitar o pagamento”. Se é possível deixar o dinheiro aplicado até o último momento, ofereçam sempre o mínimo necessário de entrada e deixem para pagar o restante o mais tarde possível, para que os recursos rendam alguns trocados a mais. Obviamente, essa recomendação só vale se vocês realmente conseguirem aplicar os recursos e se não houver correção da inflação em cima do valor a pagar.

Sacrifícios valem a pena. Vale a pena pular uma refeição, trabalhar mais horas do que o normal, deixar de presentear ou de se cuidar? Sim, desde que vocês saibam o que vão colher com isso e, principalmente, que assumam o compromisso de retomar o equilíbrio logo após a conquista. Aliás, uma boa dica de presente durante os meses que antecedem a celebração é garantir aquele item que deixou a pessoa amada frustrada quando foi descartado do “Plano de Motivação”.

Está em busca de fornecedores para seu grande dia? No Zankyou selecionamos apenas os melhores para seu casamento!

Colunista

Gustavo Cerbasi é escritor e desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil. Experiência em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica – Mais Dinheiro

 

Você é especialista em casamento e quer ser colunista do Zankyou? Entre em contato!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

La Ville Casa - Foto: divulgação
Descubra tudo que pode ser alugado para o seu casamento!
Se o seu orçamento já se encontra bastante comprometido e está em busca de formas para economizar, aposte no aluguel! Aproveite nossas dicas e descubra tudo que pode ser alugado para o seu casamento!
Foto: Duetto Foto & Design
Para noivas e noivos: 10 cuidados fundamentais para o dia do casamento!
O grande dia chegou e com ele vem aquele friozinho na barriga e aquele medo de alguma coisa dar errado. Quer deixar essas sensações para trás? Então conheça nossas dicas para noivas e noivos: 10 cuidados fundamentais para o dia do casamento!
Dolce Vita Assessoria de Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 razões para contratar uma assessora de casamento: o seu grande dia mais que perfeito nas mãos de um profissional
Planejar o grande dia pode levar os noivos a loucura, diante de tantas buscas, escolhas, contratos e principalmente pela falta de tempo. Se já começou os preparativos, não deixe de conferir as 8 razões para contratar uma assessora de casamento: o seu grande dia mais que perfeito nas mãos de um profissional!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações