Casamento ecológico: use e abuse dessa tendência!

Não é de hoje que o mundo tem voltado a sua atenção para as questões ecológicas do nosso planeta. Cada empresa, cada condomínio, cada setor da indústria procura contribuir de alguma forma para o “bem estar” dele. Com isso a população também começou a criar “boas práticas” e mais ideias para um casamento “verde”, ou seja, um casamento ecológico.

Muitas são as maneiras de torná-lo possível. Algumas delas precisam ser executadas pelos fornecedores do casamento que foram contratados, outras podem facilmente ser aplicadas pelos próprios noivos. Vamos listar algumas delas:

Aproveite para se atualizar e conhecer nossas dicas de como fazer um casamento econômico e lindo? 10 ideias TOP!

Renata Paraíso – Foto: Claudia Ruiz

1. Optar por cardápio com produtos orgânicos e naturais. Converse com seu fornecedor sobre a possibilidade de conseguir produtos frescos e cultivados por pequenos produtores.

2. Usar velas recicladas feitas com cera de abelha (produto natural) e não parafina (derivada do petróleo) na decoração ou iluminação com lâmpadas de led, que economizam muito mais energia.

3. Que tal contribuir com o meio ambiente distribuindo como lembrancinha, sementes ou muda de plantas ou flores? Por ser uma lembrancinha “natural”, seu convidado não a jogará fora, assim produziremos menos lixo, e de quebra, teremos mais plantinhas espalhadas pelo planeta.

Aproveite para saber como fazer um casamento DIY perfeito: 10 dicas TOP da Estela, do blog Casar é um Barato!

Foto: Renata Paraiso

4. Seus convites e a sua papelaria de casamento pode ser feita com papel reciclado. Aproveite para decorar a sua festa com ráfia, flores secas e materiais naturais. Você também pode optar pelos convites virtuais, tão lindos como os impressos, mas muito mais baratos!

Se você ainda não decidiu como será o convite do seu casamento, veja a nossa galeria com 35 convites de casamento 2016: para todos os estilos!

Invitt ConvitesSaiba mais sobre “Invitt Convites”
Foto: Invitt Convites

5. Calcule com a maior precisão possível a quantidade de comida e bebida da sua festa, para evitar o desperdício. Uma segunda alternativa caso isso aconteça, é deixar os convidados levarem os doces que sobrarem da festa. Disponibilize pacotinhos de papel reciclado para facilitar o transporte. Além disso, converse com o responsável pelo buffet da sua festa sobre uma possível doação da comida que sobrar para alguma instituição ou família carente.

Se inspire com a linda história de amor de Paula & Gabriel: Casamento DIY criativo, original e inesquecível em Santa Catarina

Foto: Kalima Grabowsky

6. Se for possível, imprima um álbum de casamento só com “as melhores”, guarde as fotos do seu casamento em CD, isso é ponto para o planeta: menos consumo de papel e de dinheiro também.

7. Evite usar copos e pratos descartáveis e guardanapos de papel. Se for possível, use a boa e velha porcelana ou vidro e guardanapos de tecido. A decoração fica mais bonita e você produzirá bem menos lixo.

Saiba como foi o grande dia de Denise & Diego: casamento vintage na fazenda com toques DIY inesquecíveis!

Foto: Plantation

8. Combine com os seus convidados um “esquema de caronas”. Além de ser uma ótima forma de interação entre quem não se conhece, é também um meio de reduzir as emissões de poluentes.

9. Móveis feitos com madeira de demolição estão com tudo, você também pode utilizar os porta-retratos e quadros como decoração do casamento e são ótimos para quem quer aderir ao estilo eco-friendly.

Não sabe como planejar um casamento DIY? Inspire-se no grande dia de Vanessa & Junior: Casamento DIY super divertido e romântico em Santa Catarina!

Renata Paraiso – Foto Rafael Porto

10. As listas de casamento virtuais são ótimas opções para as noivas que buscam seguir a linha sustentável, evita o desperdício de peças não desejadas e a produção de resíduos gerados por transporte de mercadoria, embalagens, entre outros. Conheça a lista de casamentos do Zankyou e crie o site do seu casamento de graça.

11. Use vestido com tecido natural, ou faça uma linda homenagem para sua mãe reutilizando o vestido de noiva dela.

12. Pense com sua decoradora uma ideia de centros de mesa para que, no fim da festa, os convidados possam levar para as suas casas os “arranjos-lembrancinhas“. É uma boa forma de prolongar ao máximo a vida útil da decor.

Veja nossas ideias com lembrancinhas de casamento super especiais para os seus convidados!

Foto: Marine Szczepaniak

Você sabia? Em São Paulo existe um grupo de voluntários que recolhe as flores dos casamentos para distribuir em asilos?

O Projeto Flor Gentil foi criado para levar flor e carinho à quem mais precisa! Reutilizando flores que seriam descartadas em ótimo estado após os casamentos, o Flor Gentil se prontifica a estender a vida útil dessas plantas. No dia seguinte a cada evento doador, o Flor Gentil retira as flores e leva até a central, onde são preparados buquês para serem entregues em asilos e casas de repousos.

Foto: Flor Gentil

Gostou? Que tal seguir em frente com a ideia na sua cidade?

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Casamento ao ar livre em BH: 11 lugares LINDOS de viver!
Casamento ao ar livre em BH: 11 lugares LINDOS de viver!
Se você mora em Belo Horizonte e procura um local para casar ao ar livre, hoje é seu dia de sorte. Veja casamento ao ar livre em BH: 11 lugares LINDOS de viver!
Como inovar com as bebidas do casamento? 5 dicas de quem entende MUITO do assunto!
Como inovar com as bebidas do casamento? 5 dicas de quem entende MUITO do assunto!
Falamos muito do buffet, da mesa de doces, mas e as bebidas? Uma festa de casamento de sucesso depende, muitas vezes, da qualidade do bar, afinal quem dança, seus males espanta, mas também precisa repor líquidos para seguir se divertindo! E estes líquidos? Que sejam DIVINOS!
Buquês de noiva que são tendência para 2015
Buquês de noiva que são tendência para 2015
Os buquês eternos, maneira como são conhecidos os buquês não perecíveis - feitos de outros materiais que não as tradicionais flores – serão os queridinhos do próximo ano e cairão muito bem com as tendências para vestidos de casamento em 2015.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações