Fotógrafo de casamento: 9 dicas de Stefano Aguiar para eleger o melhor

Uma das partes mais importantes da organização do casamento é a escolha do fotógrafo. Sentir orgulho e ver a festa e o estado de espírito de todos, refletidos no álbum de casamento, é fundamental. Mas como escolher o profissional que fecha com a gente?

20120714e_128Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

Entrevistamos no Rio de Janeiro a um dos profissionais mais requisitados atualmente, pelas noivas, o fotógrafo Stefano Aguiar. Profissional com uma sensibilidade única e profissionalismo extremo, Stefano orientou os passos que devemos seguir para conseguir as melhores fotos do melhor fotógrafo, no dia do nosso casamento.

“O grande desafio de fotografar o amor é justamente entender o amor”

Foto: Stefano AguiarSaiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

1. Espontaneidade

O conceito de fotojornalismo de retratos ou fotojornalismo de casamentos é uma tendência cada vez mais atual, já que na maior parte do tempo, as fotos são clicadas sem interferência nos fatos. O bom fotógrafo deve saber disto, mas estar preparado para assumir a produção de algumas fotos com o fim de obter o melhor resultado.

A tendência atual é que os noivos não queiram posar para fotos, mas na hora de escolher as imagens que vão compor os seus álbuns, as fotos posadas sempre vêm em primeiro lugar.”

stefano3Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

2. Respeito à tradição do casamento

Para Stefano Aguiar, casar é algo clássico e por este motivo, o bom fotógrafo deve ter isto em mente na hora de produzir as fotografias, afinal, um álbum de casamento deve ser atemporal e eterno. Para ele, prazer e comprometimento são duas palavras importantíssimas no que se refere ao trabalho de um bom fotógrafo – o fotógrafo de casamento deve gostar de casamento, deve estar apaixonado pelo evento.

“Quanto toca a marcha nupcial o mundo desaparece para mim, eu esqueço problemas, esqueço cansaço e dor, qualquer coisa do mundo lá fora. Dentro da igreja, faço meu próprio templo da imagem e tudo o que vejo são formas e cores. É um estado de concentração incrível.”

Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

 3. Vocação

O bom fotógrafo é vocacional, já que é impossível fazer boas fotos só com a técnica, elas devem ser feitas com a alma! Stefano entrou no mundo das imagens em 2000 como digitalizador, logo passou a um estúdio onde começou como assistente nos casamentos, até que em 2006, com o interesse crescente das pessoas no seu trabalho, resolveu montar o  próprio negócio, já que viu que levava jeito para clicar este dia tão especial na vida dos casais.

“Sinto muito prazer no que faço, me sinto realizado fotografando casamentos, pois antes de me apaixonar por fotografia em geral, eu me apaixonei precisamente pela fotografia de casamento.”

stefano 7Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
stefano 2Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

4. Intimidade com os noivos

Claro que ser o fotógrafo de um dia como este tem seus segredos e desafios, e segundo Stefano, o maior deles é justamente conseguir escolher o que mostrar e o que esconder. Para isto, é fundamental conhecer bem os noivos, saber o que cada olhar, cada gesto, quer dizer.

“Eu procuro saber o máximo que posso sobre a vida deles. As reuniões sempre começam aqui no home office com um café. Primeiro batemos papo para ver as afinidades e então depois, bem depois, conversamos sobre os temas práticos”.

Para este fotógrafo que em cada casamento que participa, faz novos amigos, a comunicação e a integração entre todos os profissionais que trabalham para que o casamento seja perfeito, deveria ser mais efetiva, já que um evento deste tipo é feito por muitas pessoas que, segundo ele, deveriam manter um contato maior antes do grande dia – Anotem, noivos!

stefasno 6Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Foto: Stefano Aguiar
Foto: Stefano Aguiar
Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

5. Identificação com o trabalho do fotógrafo

Sobre como encontrar o fotógrafo ideal para o nosso casamento, Stefano dá a dica: “A primeira tarefa, sem dúvida, é olhar muitas fotos e se identificar com o trabalho. Eu não digo “achar bonito”, digo se identificar mesmo, olhar as fotos e conseguir se imaginar no lugar.”

Depois deste primeiro contato visual com o trabalho do fotógrafo, ele nos aconselha a fazer uma pergunta para nós mesmos: Eu convidaria esta pessoa para o meu casamento? Já que, segundo ele, o fotógrafo tem que ser um convidado a mais na festa, já que estará todo o tempo e em todos os momentos. O casal e também os convidados, devem se sentir à vontade na sua presença.

Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

6. O Fotógrafo deve se DIVERTIR!

A parte mais divertida do trabalho, para Stefano Aguiar, são os retratos. “Eu adoro fazer retrato, me relacionar com os retratados. Brinco, faço piadas”. É aquela velha história, quem consegue se divertir no e com o trabalho, trabalha mais e melhor!

7. Estar preparado para IMPREVISTOS

Stefano nos contou uma anedota que aconteceu num casamento, para exemplificar o que quer dizer com estar preparado para imprevistos:

“Fiz as fotos de um casamento que foi ao por do sol. A festa acabou cedo, mas o pessoal tinha disposição para continuar. Aí os padrinhos vieram falar comigo e eu disse que o contrato terminava na festa.

Eles só perguntaram“Quanto?” e foram embora.

Não levei fé, mas dali a dez minutos, voltaram com um bolo de dinheiro amassado e eu segui para a Lapa com eles, para continuar fotografando a festa.” 

Isto é o que chamamos de fotojornalismo e adaptação às circunstâncias!

Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

8. Aproveitar todas as OPORTUNIDADES de fazer uma boa foto

Para Stefano, o momento mais tenso do casamento é a hora do buquê: “Até hoje eu fico tenso na hora do buquê, mesmo depois de 300!”

A explicação de Stefano é que a hora do buquê é um dos momentos mais informais dentro do roteiro do casamento. Tudo acontece em uma ordem cronometrada e quando chega o “momento buquê”, que deve ser registrado sem falta, os noivos já estão relaxados e tudo pode acontecer.

“É garantir que o equipamento esteja pronto, estar na posição certa e às vezes, torcer para a noiva não jogar antes da hora. Tem noiva que já está tão animada, que joga de qualquer jeito.

O bom fotógrafo deve estar preparadíssimo!

stefano 4Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Foto: Stefano AguiarSaiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

9. Inspiração

O bom fotógrafo deve encontrar fontes de inspiração em tudo. A maior inspiração de Stefano é o movimento e o desenrolar dos fatos, seguir a ordem natural dos acontecimentos com um olhar atento e íntimo. Seu objetivo primário? Ser honesto 

“Honesto comigo mesmo, fotografando aquilo que gosto e honesto com o casal, entregando aquilo que eles pretendem receber.”

Para o fotógrafo, o bom resultado é aquele que faz o cliente se reconhecer na hora em que vê as fotos, que faz ele lembrar de cada música, de cada grito, de cada abraço, cada músculo dolorido de tanto dançar e se divertir, de cada risada durante as fotos posadas.

stefano 1Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar
Saiba mais sobre “Stefano Aguiar”
Foto: Stefano Aguiar

Stefano Aguiar acredita na liberdade de escolha e sua forma de trabalhar é bem livre. Para facilitar a vida dos noivos, atualmente trabalha com 3 planos básicos: casamento completo, casamento sem álbum e mini wedding e mantém um contato bem próximo com os clientes através da sua página: facebook.com/stefanofoto.

Para finalizar a nossa entrevista, nos dá uma dica especial para os noivos que querem um excelente resultado final nas fotos do casamento:

Respeite o seu fotógrafo, escute o que ele tem a dizer, negocie com ele as fotos que você quer e veja o que é necessário para fazê-las. Use referências reais e que tenham a ver com seu casamento”.

Agora que você já conhece o trabalho de Stefano Aguiar, peça um orçamento e marque um bate-papo com ele. Com certeza você vai ter um álbum de casamento maravilhoso e atemporal!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (2)

Deixe seu comentário

Puntuale | Foto: Divulgação
Maquiagem de noiva para casamento de dia: as melhores dicas!
Prepare sua pele, faça a prova da maquiagem e certifique-se de que o profissional escolhido segue alguns passos básicos. Veja as melhores opções de maquiagem de noiva para casamento de dia.
Salões de beleza em BH para noivas: 12 espaços inigualáveis!
Salões de beleza em BH para noivas: 12 espaços inigualáveis!
Desejando que seu grande dia seja especial do início ao fim, o Zankyou preparou uma lista com 12 salões de beleza em BH para noivas. Confira!
Júnior Mendes Hair Stylist & Make Up - Foto: Celso Junior
Maquiagem e penteado para casamento em São Paulo: 12 artistas extraordinários!
Se você está em busca da melhor maquiagem e penteado para o seu casamento, esta matéria é para você. Selecionamos 12 beauty artists incríveis de São Paulo para que você escolha o seu favorito. Confira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações