Stephen Hawking morre aos 76 anos e lembramos sua incrível história de amor com Jane Wilde Hawking

A morte de Stephen Hawking aos 76 anos foi uma supresas para todo o mundo, nao só para o mundo da ciência. Ele faleceu na madrugada do dia 14 de março em sua casa em Cambridge e tanto as celebridades como a opinião pública expressaram sua dor por essa perda.

Noticias y protagonistas
Stephen e Jane Wilde Hawking. Foto: Noticias y protagonistas

Stephen Hawking

Stephen Hawking destacou-se no campo da astrofísica graças a suas teorias sobre o tempo e os buracos negros. No entanto, outro dos seus grandes feitos foi a luta incansável contra a sua doença, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) que surgiu quando o científico tinha apenas aos 22 anos. Sua expectativa de vida era de dois anos, mas ele superou todas as expectativas e prognósticos e viveu 54 mais desde que ele foi diagnosticado com a doença.

Durante esse tempo, em que sua habilidade motora foi diluída até o ponto de se comunicar apenas por meio de um sintetizador de voz, ele não ficou apenas prostrado em sua cadeira de rodas, mas trouxe sabedoria e revelou algumas das grandes questões científicas da Século XX. Tudo isso, motivado por um senso de humor único, que o tornou uma figura na mídia que passará para a história por seu espírito de luta, inteligência extraordinária e contribuição científica brilhante. Uma das grandes mentes do século XX que deixa um legado intocável.

Cordon Press
Foto: Cordon Press

O amor como  principal arma

Por outro lado, uma das grandes histórias da vida de Stephen Hawking foi, sem dúvida, seu incrível capítulo do amor com Jane Wilde Hawking, um episódio chave em sua vida que o público pode apreciar graças ao filme de 2014 “A teoria de tudo”. Este filme é um dos mais impressionantes que conhecemos e Eddie Redmayne e Felicity Jones foram responsáveis ​​por trazê-lo para a telona.

Stephen e Jane Wilde Hawking se conheceram na Universidade de Cambridge. Ele estudava Física e ela Filologia Espanhola e, depois, cursaram doutorado, ele em Física e ela Poesia Medieval Espanhola.

as o diagnóstico de Stephen chegou logo após o início do relacionamento, fazendo com que o físico chegasse a rejeitar Jane para evitar que ela levasse uma vida difícil ao seu lado. No entanto, Jane não se assustou com a doença e decidiu continuar o relacionamento, se casar e dedicar-se a Stephen de corpo e alma. Este talvez seja um dos maiores sacrifícios feitos por amor.

Para isso, ela teve que convencer a família do físico, dizendo que assuma a dificuldade de enfrentar uma vida com essas características. Por amor, Jane dedicou-se inteiramente a cuidar de Stephen, que com seu trabalho podia manter a família enquanto ela de todo o demais.

Não perca: 8 filmes do Oscar com cenas de casamento que nós amamos!

La teoría del todo
Eddie Redmayne e Felicity Jones Foto: ‘La teoría del todo’

Gênio e sacrifício

O casal teve três filhos apesar do piora de Stephen. Nesses momentos, os pais de Stephen e os pais de Jane ajudaram a família constantemente. Mas a situação foi ficando cada vez mais complicada. Stephen Hawking era um cientista reconhecido mundialmente (ele obteve 12 doutarados honoris causa), mas sua doença e a dedicação de Jane e seus filhos sofreram altos e baixos, especialmente desde 1985. Stephen estava sofrendo de um grave problema respiratório, que fez com que estivesse entre vida e morte por um longo tempo, precisando de ainda mais atenção.

Rebrn.com
Stephen e Jane Wilde Hawking. Foto: Rebrn.com

Convidados inesperados

Naquela época, novas pessoas apareceram no relacionamento. Por um lado, o exército de enfermeiras e cuidadores que tiveram que estar 24 horas ao lado de Stephen e que, além de estarem em todos os momentos com a família, se dedicavam a lisonjear o gênio. Isso fez do cientista uma pessoa arrogante, o que acabou afetando o relacionamento com sua própria família. E, ao mesmo tempo, Jonathan Jones, um músico da igreja local, começou a mostrar grande interesse por Jane Wilde. Este personagem acabou vivendo praticamente com o casal, as crianças e as enfermeiras.

Tudo ficou fora de controle e Jane viu como sua capacidade de lutar enfraqueceu, especialmente devido ao confronto que seu marido iniciou injustamente contra ela. Seu inquestionável sacrifício e dedicação pareceu palidecer aos olhos do físico e das enfermeiras. Finalmente, com o surgimento da enfermeira Elaine Mason, Jane foi relegada ao segundo plano e Stephen acabou pedindo um divórcio. Depois de tudo o que tinha feito para o físico, Jane sentiu-se terrivelmente ferida.

Stephen acabou se casando em 1995 com Elaine Mason, enquanto Jane fazia o mesmo com Jonathan Jones. No entanto, dez anos depois, o cientista se divorciou de Elaine Mason, supostamente por ter sido maltratado pela própria enfermeira.

Cordon Press
Elaine Mason e Stephen Hawking. Foto: Cordon Press

Separações e reencontros

Desde que “A teoria de tudo” estreou e com os lançamentos das autobiografias de Jane Wilde e Stephen Hawking, muito foi falado sobre a relação do casal. Até o dia de sua morte, Jane Wilde manteve uma maravilhosa amizade com Stephen, e o visitava regularmente.

Cordon Press
Felicity Jones, Eddie Redmayne. Stephen Hawking y Jane Wild. Foto: Cordon Press

A história de amor entre Stephen e Jane Wilde Hawking é única na forma como foi iniciada e por sua complexidade. Ela fez o papel de uma lutadora que ajudou a erguer outro lutador. Hoje, o gênio nos abandonou, mas toda a sua história, científica e pessoal (e suas sombras), seguirá viva para sempre.

Confira os filmes da Netflix que toda noiva deve ver!

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Amanda Costa.  Divulgação / Dona Amélie
Por que fazer uma identidade visual personalizada e exclusiva para o seu casamento?
Seu convite de casamento pode dizer muito mais sobre os noivos do que você imagina. Mas é possível imprimir seus gostos pessoais em vários detalhes para o seu grande dia. Saiba por que vale a pena investir na identidade visual do seu casamento e inspire-se.
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
Algumas tendências certamente você já conhece, mas quem sabe outras, ainda não. Preste atenção em cada detalhe e organize o seu casamento dentro do estilo que mais combina com você!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
A comida de boteco ganhou status de comidinha chique e vem marcando cada vez mais presença em casamentos descontraídos e divertidos. Descubra como você pode lançar mão desse cardápio com um toque de sofisticação!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações