Temático: um casamento medieval

Temático: um casamento medieval

Para muitos, a Idade Média é uma época apaixonante. Personagens como Joana d’Arc, William Tell ou Lady Godiva protagonizaram episódios históricos que estão presentes na memória das pessoas. Porque não utilizar essa inspiração e organizar um casamento medieval revivendo esse momento da história?

  • Planejamento
salvar
Um casamento medieval. Foto: Mamazelle photographie

Você está pensando em fazer algo diferente no seu casamento? Quem sabe um casamento temático para impressionar os seus convidados no quesito originalidade. Inspire-se na Idade Média e faça um casamento medieval. Coloque esse propósito em cada detalhe da cerimônia desde o convite até os trajes dos noivos. Certamente seus convidados irão ser surpreendidos com uma noite divertida e inesquecível.

salvar
Cerimônia Medieval. Foto: Lazy_artist por Flickr

A Idade Média nos trouxe as primeiras leis do casamento, por isso reviver a sua história pode ser muito interessante. Em 1076, o Concílio de Westminster decretou que nenhum pai poderia entregar sua filha a um homem sem a benção do sacerdote. Mais tarde o casamento foi considerado um ato público e não secreto, e no século XVI o Concílio de Trento decretou que o casamento devia ser obrigatoriamente celebrado por um sacerdote.

salvar
Celebrando o amor. Foto: Mamazelle

Comece a identificação com a era medieval pelo convite. Mande pergaminhos aos seus convidados. Enrole-os e depois use uma fita ou então recorra a um lacre personalizado com as iniciais dos noivos. Eles certamente vão achar muito interessante e original.

Para caracterizar bem a época, faça um vestido de noiva próprio da época. A cor do vestido daquele tempo era azul, não o branco que estamos acostumados hoje. Além disso, os vestidos da era medieval valorizam bastante o colo da mulher e a cintura que fica super fina. O veludo como tecido para o vestido de casamento é uma excelente opção para quem quer realmente voltar no tempo. E para completar o visual, a flor de laranjeira para o buquê dará um toque bem medieval ao seu visual.

salvar
Música para alegrar a cerimônia. Foto: Mamazelle

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Outra dica, é a música típica da era medieval: a harpa. E para a festa não ficar com um clima completamente melancólico busque uma empresa especializada que disponibilize de malabaristas, bobos da corte e cuspidores de fogo. Procure, também, trajes da época para todos os empregados, pois isso colocará a festa no espírito da época. Além da roupa, apostar em tochas e velas que darão um clima 100% medieval.

salvar
Um casamento típico medieval. Foto: Malinasky por Flickr

Se quiser seguir a risca o casamento medieval, na hora de formular o cardápio do buffet, por exemplo, aposte em carnes de animais não muito comuns (javali, faisão) que podem ser perfeitamente acompanhados com castanhas e arroz. Tudo deve ser servido em vasilhas de barro e as bebidas em canecas também de barro.

salvar
Um local próprio para a cerimônia medieval. Foto: Janet7r por flickr

O bolo dos noivos é outra característica que vem dessa época. Os convidados levavam pequenos bolos que eram colocados uns sobre os outros formando o famoso bolo em camadas. A tradição diz que os noivos deveriam tentar beijar-se e caso conseguissem sem deixar nenhuma camada do bolo cair, o casamento seria próspero e feliz. Também vale o noivo pegar uma espada e cortar a primeira fatia. Os seus convidados vão se sentir vivendo na era medieval.

salvar
Noivos medievais. Foto: Flickr

Certamente vai te dar um pouco de trabalho organizar todos esses detalhes, mas uma coisa é certa: vai ser uma festa inesquecível que ficará não só na memória do casal, mas também dos convidados.