X

Tradições de casamento: conheça TODOS os seus significados!

Como você imagina o seu casamento? Vestido branco, troca de alianças, um maravilhoso buquê e depois da festa, partir para a lua de mel? Sim, a maioria das noivas pensa em todos estes detalhes, mas você sabe de onde vieram estas tradições? Muitas vezes, seguimos certos conceitos sem realmente saber de onde surgiram, pelos simples fato de se tornarem usuais através dos séculos!

Coralie Photography
Foto: Coralie Photography

Muitas destas tradições tiveram suas origens em tempos remotos, tendo significados românticos ou até mesmo supersticiosos, para atrair bons fluidos ou afastar maus espíritos. Independente de sua origem, todas estas tradições continuam encantando casais, que as mantém vivas até os dias de hoje!

Foto Fernanda Ferraro FotografiaSaiba mais sobre “Fernanda Ferraro Fotografia”
Foto Fernanda Ferraro Fotografia

Buquê de noiva

Esta é uma tradição que teve início na Grécia antiga, onde os buquês eram feitos com alho e alguns tipos de ervas com o intuito de afastar o mau olhado e atrair energias positivas! A “linguagem das flores”, que determinou o buquê que conhecemos até hoje, foi adotada durante a época Vitoriana, quando os sentimentos não podiam ser declarados abertamente, com a finalidade de demonstrar o afeto que a noiva possuía por seu futuro marido!

Aproveite e confira Buquê pequeno, médio ou grande. Qual é perfeito para você?

myrtus2Saiba mais sobre “Myrtus - Floral Design”
Myrtus – Floral Design – Foto: Divulgação Myrtus
Foto Fernanda FerraroSaiba mais sobre “Fernanda Ferraro Fotografia”
Foto Fernanda Ferraro Fotografia

Troca de alianças

Tradição que teve seu início entre egípcios e hindus, foi levada para a Grécia por Alexandre o Grande, quando passou a ser utilizada no dedo anelar da mão esquerda porque os gregos acreditavam que este dedo tinha uma veia que conectada diretamente com o coração! Desta forma, criaram anéis imantados, para que os corações dos noivos permanecessem atraídos um pelo outro, até o final de suas vidas!

Já pensou na gravação de sua aliança? Confira as 21 frases originais para gravar nas alianças de casamento: a 16 é para rir muito!

Foto Adriana OliveiraSaiba mais sobre “Adriana Oliveira”
Foto Adriana Oliveira
natalia2Saiba mais sobre “Ateliê Natalia Canamary”
Ateliê Natalia Canamary – Foto: Divulgação Ateliê Natalia Canamary

Vestido branco de noiva

Apesar de ter se tornado popular apenas em meados do século XX, a tradição do vestido branco para a noiva, surgiu através da celebração do casamento da Rainha Vitória, durante o século XIX! Seu lindo vestido branco confeccionado em cetim, tornou-se uma grande tendência entre as mulheres que faziam parte da nobreza e da alta classe durante esta época! A partir da década de 20, grandes estilistas adotaram este padrão como símbolo de pureza e romantismo, e desde então, o vestido branco é utilizado por noivas em várias partes do mundo!

Se é adepta do branco, veja a nova coleção de Vestidos de noiva Kenneth Winston primavera 2017: Luxo e brilho!

marcio monteiroSaiba mais sobre “Atelier Carol Hungria”
Atelier Carol Hungria – Foto: Marcio Monteiro

Grinalda para rainhas!

A grinalda é utilizada para dar destaque à noiva e diferenciá-la dosconvidados! A intenção é que a noiva se pareça com uma verdadeira rainha, sendo empregada como um símbolo de riqueza e poder, por isso, quanto maior o status social, maior a grinalda usada pela noiva!

Se não pretende utilizar uma grinalda, mas AMA flores, conheça outras opções em Corsages para noivas: vejo FLORES em você!

negrao1Saiba mais sobre “Rosana Negrão ”
Rosana Negrão – Foto: Estudio Tiago Ornellas

Utilização do véu

Tendo sua origem na Grécia antiga, o véu era utilizado como uma referência à Deusa Vesta, protetora do lar! Os gregos também acreditavam que, desta forma, a noiva estaria protegida dos olhares masculinos e das vibrações negativas e invejosas de outras mulheres presentes no seu casamento!

Foto Sergio RonaldoSaiba mais sobre “ Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto Sergio Ronaldo Fotografias

Damas de Honra

Durante a Idade Média acreditava-se que a noiva deveria convidar amigas que se vestissem de forma parecida e também carregassem buquês, afim de confundir os maus espíritos, retirando qualquer tipo de energia negativa que pudesse pairar em torno da noiva! Desde então, esta prática se tornou usual em casamentos europeus e americanos, conquistando seu espaço, também, entre noivas brasileiras!

Foto Coletivo 3Saiba mais sobre “Coletivo 3”
Foto Coletivo 3

Chuva de arroz

Teve sua origem na China por acreditarem que o arroz era um simbolo de prosperidade! Como demonstração de sua riqueza, um mandarim encomendou uma verdadeira chuva de arroz para ser atirada sobre sua filha no final do seu casamento! Atualmente, noivos optam por “chuvas” politicamente corretas, utilizando outros elementos e evitando desperdícios.

Saída dos noivos: esqueça o arroz e aposte por essas ideias MEGA divertidas!

Foto Deisi RezendeSaiba mais sobre “Deisi Rezende”
Foto Deisi Rezende

Posicionamento do casal

Tradição que teve início entre os anglo-saxões, a noiva deveria sempre se posicionar do lado esquerdo de seu futuro marido! explicação: caso alguém tentasse raptar a noiva, o noivo teria seu braço direito livre para empunhar sua espada e sair em defesa de sua amada! Romântico, não?

Foto Sergio RonaldoSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto Sergio Ronaldo Fotografias

Beijo no final da cerimônia

São vários os significados utilizados por inúmeros povos através dos anos! Porém, uma das explicações mais utilizadas entre algumas culturas é que, durante o beijo nupcial, haveria uma troca de espíritos através da respiração do casal, além do compartilhamento de suas almas pelo contato dos seus lábios!

Foto Sergio RonaldoSaiba mais sobre “Sergio Ronaldo Fotografias”
Foto Sergio Ronaldo Fotografias

Bolo de casamento

Os romanos partiam uma espécie de pão sobre a cabeça dos noivos porque acreditavam que quanto maior número de migalhas, mais próspero seria o casal! Mais tarde, os britânicos passaram a distribuir doces para os noivos, que os empilhavam e tentavam se beijar sobre os mesmos! Dizem que após observar esta última tradição, um francês teria tido a ótima ideia de confeccionar apenas um doce, sobrepondo bolos e finalizando com glacê, sendo este, o bolo de casamento utilizado até hoje por todo o mundo!

Se ainda não escolheu seu bolo, aproveite para conhecer os 26 bolos de casamento LINDOS, deliciosos e para todos os estilos!

Foto Divulgação Cioccolateria Doceria e CaféSaiba mais sobre “Cioccolateria Doceria e Café”
Foto Divulgação Cioccolateria Doceria e Café

Lua de mel

O termo remonta à antiga Babilônia quando o pai da noiva oferecia ao noivo uma bebida de nome hidromel (seria um revigorante sexual?), que deveria ser consumida durante os trinta dias que se seguiam após o casamento! Os noivos se mantinham sozinhos comemorando durante todo este período, que fechava um ciclo lunar! Desta forma, os babilônios acreditavam que seriam abençoados com a vinda do seu primeiro filho!

Foto Giovani GarciaSaiba mais sobre “Giovani Garcia Fotografia”
Foto Giovani Garcia Fotografia

Certamente muitos se surpreenderam com as origens destas lindas tradições, que continuam fazendo parte de cerimônias ao redor do mundo! Aproveite estas criações do passado, para fazer de seu futuro casamento, um momento encantador!

Se você está escolhendo o seu vestido d enoiva, já pensou num modelo com corte império? Selecionamos os mais lindos vestidos de noiva com corte império 2017: sedutores e mega favorecedores!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação