Tradições de casamento: o que está em ALTA e o que já ERA?

Tradições de casamento: o que está em ALTA e o que já ERA?

Casamento é uma das celebrações mais cheia de superstições e simbolismos. Se você é adepta das tradições de casamento, esse post foi feito para você. Se você não é, ele também é seu!

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Tendências
  • Noivos

Poucas coisas na vida carregam tantas tradições, histórias e simbolismos quanto um casamento. Algumas dessas superstições são heranças de séculos, outras surgiram mais recentemente, quando um ou outro casal resolveu inovar no seu grande dia. No entanto, é importante ter em mente que cada caso é um caso – ou melhor, cada casamento é um casamento – e o que deve prevalecer é a vontade dos noivos. Afinal, o dia mais feliz de suas vidas tem que ter a cara de vocês, não é mesmo? Veja agora as tradições de casamento: o que está em ALTA e o que já ERA?

salvarThrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography

Flora Thrall, da Thrall Photography concorda com esse ponto de vista e ainda completa dizendo que “o que nós profissionais podemos fazer é orientar os noivos para que eles encontrem o seu formato de casamento. Sem ser igual ao da semana anterior e sem ser molde para o da semana que vem”.

Portanto, se você está prestes a se unir com o amor da sua vida, sinta-se livre para seguir as superstições e tradições que vocês dois acreditam e dão valor. Para ajudar, fizemos aqui uma listinha das tradições e superstições de casamento: o que se mantém e o que é melhor deixar no passado.

 Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!

salvarCamila Ferraz Saiba mais sobre “Camila Ferraz ”
Foto: Camila Ferraz

Em alta!

  • Véu e grinalda

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Clássico é clássico! E depois de passar a vida ouvindo falar no sonho de “casar de véu e grinalda”, nada mais justo que poder contar com eles para te ajudar a ficar ainda mais linda no seu grande dia. Antigamente, a grinalda era sinônimo de coroa, mas hoje há outras opções mais atuais como as tiaras, as headbands e casquetes.

salvarBruna Louzada FotografiaSaiba mais sobre “Bruna Louzada Fotografia”
Foto: Bruna Louzada Fotografia
  • Noivo não vê a noiva antes da cerimônia

Talvez essa seja a maior das superstições de casamento que se manteve ao longo do tempo. Sim, porque ela é bem antiga! Vem da época em que os casamentos eram arranjados e não se podia correr o risco de o noivo desistir caso visse a noiva antes. Ainda bem que, hoje em dia, esta superstição é atribuída apenas à boa sorte ao casal.

  • Ensaio First Look

Contrariando a tradição anterior, muitos casais têm preferido fazer aquelas fotos mais tradicionais antes da cerimônia – o chamado “Ensaio First Look” – assim, ainda aproveitam a luz do dia e podem curtir muito mais a festa com bem menos protocolo. Flora Thrall ainda afirma que essa é uma boa oportunidade para os noivos terem aquele momento a sós, “em que se veem prontos e por inteiro (e que é extremamente emocionante!)”.

Dormir juntos na véspera do casamento? Você já pensou sobre isso?

salvarThrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography
  • Nomes das solteiras na barra do vestido

Ah vai, pode assumir que essa superstição é das mais fofas! Primeiro porque, simbolicamente, suas single ladies preferidas estão ali te acompanhando em cada minuto desse momento tão emocionante. E depois, a farra que você faz com elas quando cada uma ataca a sua saia para procurar pelo seu nome, é sempre divertida e rende ótimas fotos.

  • Chuva de arroz

Há quem já esteja inovando e substituindo o arroz por bolhas de sabão, pétalas de flores, confetes, faíscas… Que também dão um efeito todo especial na saída da cerimônia. Mas o simbolismo da chuva de arroz é o mais bacana desta tradição. Para algumas culturas orientais o arroz é sinônimo de saúde, felicidade, abundância e prosperidade. Ou seja, ao joga-lo aos noivos, você está desejando ao casal uma vida repleta de boas energias.

Confira nosso miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

salvarChuva de Arroz casamento
Foto: Il Baccello di Vaniglia

Em baixa!

  • Atraso excessivo da noiva

Cada dia mais, o atraso prolongado da noiva é visto como descuido com os convidados que estão todos lá em homenagem aos noivos. O máximo tolerado hoje em dia é 30 minutos. Mais de uma hora de atraso é considerado falta de educação!

  • Cumprimentos de mesa em mesa

Convenhamos que essa tradição é pouco prática e toma um tempo considerável da festa. Ela pode, inclusive, atrasar o cronograma quando o tempo de recepção é curto. Além disso é bem melhor deixar os convidados à vontade para falarem com os noivos no momento mais conveniente para todos.

salvarelixir fotos
Foto: Elixir Photos
  • Retrospectiva do casal

Se o seu casamento é mais intimista, para família e poucos amigos, é provável que todos ali já conheçam a história do casal de cor e salteado. Se é uma festa grande para centenas de pessoas, é preciso refletir se essa retrospectiva é realmente interessante para todos ali presentes. Caso opte por ela, o ideal é que seja curta, leve, divertida e a edição feita por profissionais, eliminando, assim, os riscos de uma produção caseira.

  • Dança coreografada

Nada é mais bonito do que um casal trocando olhares de cumplicidade e dividindo a pista de dança com os pais e padrinhos na hora da valsa. Então, se tiver que optar, deixe de lado as danças coreografadas e fiquem com a tradicional valsa dos noivos. É sempre a melhor decisão!

salvarMargaux Pastor
Foto: Margaux Pastor
  • Corte da gravata

Passar a gravata do noivo para que os convidados deem dinheiro em troca de um pedaço da peça é uma prática um tanto quanto constrangedora. Não importa a finalidade, é feio ficar pedindo dinheiro no meio da festa. Os convidados não veem nenhum problema em contribuir com a nova vida do casal, ou com a viagem de lua de mel, mas para isso, existem outros meios que farão com que todos colaborem de bom grado, de maneira privada. Vocês podem, por exemplo, utilizar a lista de casamento Zankyou ou criar cotas de lua de mel em nosso site. Em ambos, todo o valor arrecadado é depositado na conta dos noivos.

salvarensaio noivos casamento
Foto: Tiara Photographie

Pronto! Agora pense em como você imagina o seu grande dia e veja o que dessa lista se encaixa (ou não!) com a cerimônia e o estilo de vocês. Passado o casamento, veja aqui 40 dicas para recém casados entrarem na casa nova com o pé direito!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Thrall Photography Fotógrafos para casamentos
Camila Ferraz Fotógrafos para casamentos
Bruna Louzada Fotografia Fotógrafos para casamentos