Tradições religiosas de casamentos ao redor do mundo

Tradições religiosas de casamentos ao redor do mundo

Dúvidas sobre as tradições religiosas nas cerimônias de casamento? Conheça interessantes culturas e suas curiosidades.

  • Casamentos religiosos
  • Guest-blogger

As tradições e culturas que prevalecem hoje em dia tendem a atrair a atenção das pessoas à medida que os anos passam. Mas não há dúvida de que as tradições religiosas dos casamentos são as que se destacam das demais.

Embora possa não parecer crível, em alguns países as tradições do casamento são muitas vezes extremas, mas há também alguns onde a cumplicidade dos noivos e convidados pode criar algo maravilhoso e inesquecível.

Você está às vésperas de se casar? Quer estar preparado para esse dia especial? Ou que seu casamento siga uma tradição particular? Bem, você está no lugar certo. Desta vez vamos ver algumas das tradições que moldam os casamentos mais incríveis e atraentes do mundo. Você vai ficar fascinado!

 

Casamentos Cristãos (América Latina)

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Quando nos referimos a um casamento cristão, estamos nos referindo a um casamento baseado em agapē – um termo grego que descreve o amor incondicional e reflexivo em um casal. É uma palavra usada nos ensinamentos de Jesus para explicar o amor que Deus oferece ao mundo.

Com o acima mencionado, nasce a tradição dos casamentos cristãos. Ou seja, um casamento baseado na fé e no ensinamento que Jesus deixou quando esteve aqui na terra.

Os casamentos cristãos na América Latina são muito frequentes, pois são simples e muito práticos de organizar, mesmo se quiser fazer algo único e fascinante. Trata-se de uma cerimônia que tenta dar um exemplo de que você não precisa de luxos ou coisas mundanas para se divertir e ter um momento inesquecível.

Antes da cerimônia

Antes de iniciar a cerimônia, a noiva e o noivo precisam estar mentalmente preparados. Por ser um casamento cristão, os noivos precisam completar uma série de requisitos que vão de mãos dadas com suas próprias crenças.

  • Primeiro, ambos precisam de um batismo cristão.
  • Então, eles escolherão as testemunhas.
  • Eles formalizaram o casamento com uma certidão de casamento civil.
  • Finalmente, podem assistir as conversas pré-matrimoniais.

Destaques da cerimônia

Em um casamento cristão, a fé dos noivos se destaca. A gratidão dos recém-casados a Deus é o ponto alto da cerimônia.

Também é normal começar e finalizar a cerimônia com uma oração, assim como fazer algumas leituras da Bíblia. Em relação às orações, se quiser fazer alguma outra além das tradicionais pode visitar o site de Oração Já para descobrir algumas opções bem interessantes.

salvar
Padre Wagner Foto: Vips Fotos

 

Casamentos muçulmanos

Cerimônias de vários dias onde a noiva é a protagonista, quartos cheios de cores devido às flores naturais e danças típicas, são as coisas que podem ser encontradas nos casamentos muçulmanos tradicionais.

Nos casamentos muçulmanos, os homens têm a opção de se casar com mulheres de outras religiões, sejam elas católicas ou judias. No entanto, as mulheres só podem se casar com homens que pertencem à mesma religião.

Antes da cerimônia

Um casamento muçulmano é geralmente realizado em mesquitas, em frente a um imã – um guia religioso ou líder político.

Antes da cerimônia, os amigos e familiares dos noivos se reúnem na mesquita em uma sexta-feira. Uma cerimônia chamada Fatha acontece com todos os presentes, onde eles oram e estendem suas mãos em louvor a Deus.

Destaques da cerimônia

  • A tradição, que também se estendeu a outras culturas e religiões, salienta que os preparativos para o casamento, como o vestido da noiva, não podem ser vistos pelo noivo, pois as crenças indicam que se trata de má sorte.
  • O contrato de casamento é assinado numa cerimônia chamada Nikah, na qual a noiva e o noivo podem partilhar uma fruta doce.
  • No final da cerimônia, há uma breve leitura de Fatimah, mencionada no primeiro capítulo de Alcorão.

Casamentos hindus

Seja em um filme ou em um vídeo postado na internet, você provavelmente já viu muitos casamentos hindus, que são geralmente caracterizados por muita cor e muitos símbolos que representam suas crenças. Essas cerimônias diferem do conceito de casamentos no Ocidente e variam de acordo com a religião da noiva e do noivo, da casta e da família.

Cada país é caracterizado pela sua própria cultura, costumes e folclore. Mas na Índia há uma grande variedade de costumes que são acompanhados pela religião e que fazem dos casamentos cerimônias únicas e inesquecíveis.

Não foi por acaso que o casamento entre as celebridades Nick Jonas e Priyanka Chopra foi uma das cerimônias mais proferidas. Todo o mundo pôde conferir a beleza dos costumes e rituais hindus.

Antes da cerimônia

Antes do casamento começar, é realizada uma cerimônia de mehndi ou henna. É uma tradição onde as noivas são pintadas nos pés e nas mãos, durante o processo, a noiva canta belas melodias para chamar o bom presságio.

Esta cerimônia é realizada para abençoar a noiva e o noivo e oferecer presentes, joias e roupas. O Mehndi representa a força do amor que existe na relação e quanto mais escuras as cores, mais forte o amor.

Um dia antes do casamento é instalado um Mandapa, é uma loja decorada com flores, onde terá lugar a cerimônia de união entre a noiva e o noivo.

Destaques da cerimônia

  • No centro da Mandapa, acende-se uma pequena fogueira, onde os noivos queimam as suas promessas. É um ritual de origem védica que simboliza o cumprimento das promessas feitas pelos protagonistas do casamento.
  • O baraat é o momento em que o noivo está presente, chega com todos os parentes masculinos da sua família e em cima de um cavalo com muita música e danças.
  • A vivaaha é o momento em que se amarra a cauda do sari da noiva e a camisa do noivo como sinal de união.
  • O Agni Parinaya, é o ritual mais importante da cerimônia e é quando os noivos fazem três voltas sobre a pequena fogueira fazendo uma oração para que seu amor possa perdurar ao longo dos anos.
  • O último ritual nos casamentos hindus é quando o noivo coloca uma faixa vermelha na testa da sua atual esposa para confirmar a união.

Como você acabou de observar, nos casamentos hindus muitos rituais são realizados, os que mostramos são apenas alguns. Possivelmente, existem outras, mas isso dependerá do tipo de religião e crença praticada pelas famílias dos noivos.

salvar
Casamento Indiano Foto: Reprodução

Casamentos judaicos

Como você sabe, o judaísmo é considerado uma das religiões mais antigas do mundo e suas tradições são respeitadas hoje em dia. Prova disso pode ser visto em casamentos, onde os rituais são realizados com muito simbolismo.

Ao contrário de um casamento católico ou cristão, onde o momento principal é a troca de anéis, no casamento judeu é celebrado o reencontro entre duas almas que se separaram no nascimento. Ou seja, realizam-se rituais que aludem a tradições ancestrais como: orações, bênçãos e frases de amor.

Antes da cerimônia

Os noivos não se podem ver durante uma semana antes do início do casamento. Antes do casamento começar, é uma tradição que a noiva e o noivo cumprimentem todos os convidados separadamente. Em seguida, as mães dos noivos quebram um prato, que simboliza a seriedade da relação. Poucas horas depois do casamento, o noivo e a família cobrem o rosto da noiva com um véu.

Destaques da cerimônia

Como mencionado acima, os rituais nos casamentos judaicos desempenham um papel muito importante. A felicidade que a noiva e o noivo podem ter é influenciada pelas suas próprias crenças. Portanto, antes e durante a cerimônia, os noivos geralmente fazem o seguinte:

  • Jejum: no início do dia os noivos devem começar um jejum até o final da cerimônia na igreja.
  • Baixar o véu: este é o momento exato em que o noivo se aproxima da sua futura esposa para baixar o véu. Isso geralmente representa que o amor é mais forte do que qualquer atração física.
  • O Jupa: nos casamentos judaicos é uma tradição que os noivos se casem sob um dossel de noiva ou Jupa, que são opostos por quatro pilares. A noiva tem de estar à direita e o noivo à esquerda.
  • A bênção das 7 voltas: no final da cerimônia a noiva tem de andar 7 voltas ao redor do noivo. Este ritual representa a criação do mundo em 7 dias, os sete portais, as sete profecias, os pastores de Israel e as qualidades divinas.

Casamentos budistas

Acredite ou não, a visão budista do casamento é geralmente muito liberal. Porque não há restrições em ser uma escolha pessoal. Depois de completadas as formalidades no registro civil, os noivos recebem a bênção dos monges que residem no templo.

Embora a cerimônia não seja tão atraente, os rituais que são realizados tendem a atrair a atenção de todos os presentes.

Antes da cerimônia

Antes de iniciar a cerimônia, o casal tem que fazer uma visita ao monge budista para verificar se seus horóscopos estão alinhados e assim mostrar que eles são um casal compatível e pronto para dar o próximo passo.

Destaques da cerimônia 

Os noivos são colocados na frente do altar do deus Buda, que deve ser decorado com flores e velas. Atrás deles, estão os convidados que recitaram a Tisarana, Pancasila e Vandana em Pali ou qualquer outra língua.

Então os noivos acendem as velas e o incenso, em seguida, pegam algumas flores e as oferecem à imagem de Buda. Após alguns minutos, os noivos têm de recitar os seus votos, que são geralmente prescritos por eles próprios.

  • Votos do noivo: ele vai dar a conhecer os seus sentimentos mais íntimos para com a pessoa com quem ele decidiu passar o resto de sua vida, como respeitá-la e amá-la acima de todas as coisas.
  • Votos da noiva: a noiva tem de explicar os seus sentimentos mais sinceros e dar a conhecer tudo o que está disposta a fazer pelo seu parceiro.

Para terminar a cerimônia, os pais e parentes dos noivos podem recitar o Mangala Sutta e o Jayamangala Gatha para abençoar aos noivos, este é um bom presságio para o casamento.

*José Gomes é editor do site Oração Já, autor de artigos religiosos e fiel seguidor da palavra do Senhor. Sempre que pode, participa nos encontros da Igreja local, ajudando todos os presentes.

Leia também: Noivos com religiões diferentes.