Treino para o altar: como cuidar do corpo e alma para encarar a maratona até o grande dia

Quando ficamos noivas pensamos em todos os detalhes da festa e da cerimônia e queremos que tudo saia conforme o planejado anos ou meses antes. Mas normalmente o último pensamento que temos é em cuidarmos de nós mesmas (e do noivo!) para o grande dia. Quando eu digo cuidar, não é só sobre perder peso ou fazer clareamento nos dentes alguns meses antes do “sim”. É se cuidar por inteiro, de corpo e alma para encarar a maratona até o altar em uma boa.

Treino para o altar: como cuidar do corpo e alma para encarar a maratona até o grande dia
Crédito: Fer Cesar Fotografia

Muitas noivas pensam nisso quando fazem as provas do vestido e começam a ver as partes do corpo que ficarão em evidência, mas o que queremos incentivar é um cuidado de dentro para fora e que vai te fazer muito bem. Mas, atenção: foco e disciplina são necessários na rotina de exercícios e na alimentação para tudo dar certo.

Quando o assunto é entrar em forma, precisamos falar de uma combinação inteligente de alimentos e exercícios para essa conta fechar com segurança. Quando escolher os alimentos que vai consumir, busque aqueles que aceleram o seu metabolismo e que podem te ajudar a queimar gordura. Sempre a ajuda de uma nutricionista pode ser de grande valia para montar um cardápio específico para as suas necessidades, mas alguns dos alimentos que entram nessa lista são a canela, óleo de coco, cúrcuma, cacau, amêndoas, atum, brócolis, abacate, ovo, gengibre e muitos outros. Alguns desses alimentos são considerados mais calóricos, mas possuem a gordura boa que te ajuda nessa queima que deseja e por isso o equilíbrio é fundamental.

Confira nossa galeria com os vestidos de noiva mais sexys!

Os alimentos de baixo índice glicêmico (que impedem picos de insulina no sangue que é o que  gera compulsão alimentar) vão ser uma ótima escolha nos meses que antecedem o casamento.

Se você tem tendência a reter líquido, uma dica é turbinar a dieta com chás diuréticos para se livrar do acúmulo de líquidos. Algumas das ervas e ingredientes que recomendamos para isso são o chá verde, carqueja, mate verde, hortelã, gengibre, guaraná, sálvia e alecrim.

Mas não só de alimentação se faz uma “noiva na medida”. Os exercícios podem te ajudar a definir aquela parte do corpo que te deixará ainda mais bonita no altar.

Toda noiva foca nos treinos aeróbicos, mas além deles, recomendamos que você invista nos treinos que são associados ao fortalecimento. O HIIT é o melhor aliado da noiva, pois pode ser feito em casa, em pouco tempo e ajuda a continua queimando gordura mesmo depois que você encerra o exercício.

Ainda não sabe quais joias vai usar no grande dia? Veja as joias mais lindas nessa galeria que está um arraso!

Claro que o treino precisa estar aliado a uma dieta equilibrada e evitando produtos industrializados, por isso recomendamos uma alimentação limpa nesse período. Pensando em te ajudar com isso escrevemos um e-book gratuito com receitas para uma alimentação limpa por 10 dias. Para baixar, basta clicar aqui!

Vamos te mostrar alguns exercícios que você pode fazer em casa sem precisar de equipamentos. Recomendamos que você faça todos os exercícios dando o seu máximo por 20 segundos e depois descansando 10 segundos em repouso. Vale repetir a sequência até completar 20 minutos de treino. (Ah, antes de praticar qualquer atividade física consulte seu médico, combinado?)

Vamos nos exercitar?

Agachamento com salto

Afaste os pés na largura do quadril com a ponta dos pés viradas para frente. Agache-se jogando o glúteo para trás e braços estendidos para frente, não deixando o joelho passar das pontas dos pés. Agora pule, expirando, com extensão total dos joelhos e das pontas dos pés. Repita por 20 segundos e descanse 10 segundos.

Burpee adaptado

Comece em posição de prancha com os pés apoiados na pontas dos dedos. Pule unindo os joelhos com as mãos que estão apoiadas no chão e em seguida pule estendendo os braços e as pernas. Se pular ficar muito difícil, pise para frente e para trás no primeiro movimento. Repita por 20 segundos e descanse 10 segundos.

CERTO• Deixe os ombros alinhados com mãos quando estiver na posição de prancha.• Pouse suavemente nos movimentos de pulo.• Mantenha o pescoço em posição neutra e deixe os ombros alinhados com o quadril quando estiver na posição de prancha.ERRADO• Deixar o quadril subir ou descer.• Pular, caso seja muito difícil; em vez disso, pise para frente e para trás.

Escalador alternado

Comece no chão numa posição de prancha, de seguida dobre uma das pernas até o seu joelho chegar ao nível do peito em direção ao ombro oposto. Estique a perna que estava dobrada e faça o mesmo movimento flexionando a outra perna. Faça este movimento de uma forma rápida e explosiva. Faça por 20 segundos e descanse 10 segundos.

CERTO• Coloque os braços embaixo dos ombros.• Estique os braços completamente.• Deixe o pescoço em posição neutra e o quadril alinhado com os ombros.• Traga o joelho o mais próximo possível do cotovelo oposto.• Alterne os lados a cada repetição.ERRADO• Deixar o quadril subir ou descer.

Corrida LATERAL no lugar

Em pé, corra lateralmente, elevando o joelhos e mantendo a coluna ereta dando o seu máximo. Faça por 20 segundos e descanse 10 segundos.

CERTO• Foque em levar os seus joelhos à altura do quadril.• Use os seus braços para gerar força.ERRADO• Dar passos muito longos.

Abdominal alterando

Comece deitada de barriga para cima com os braço esticados acima da cabeça  e pernas esticadas. Levante uma das pernas, elevando a parte superior das costas (com força no abdômen) tocar o pé que está elevado.Alterne os lados a cada repetição.Faça por 20 segundos e descanse 10 segundos.

CERTO• Levante a parte superior das costas ao tocar o pé.• Use o abdômen para criar o impulso.• Mantenha a coluna neutra o tempo todo.• Alterne os lados a cada repetição.ERRADO• Jogar o pescoço para frente ao tocar o pé.• Jogar demais o peso para os lados.

Patinador

Comece em pé com os braços e pernas estendidos. Pule lateralmente em um pé só, usando os braços de forma dinâmica para gerar força e equilíbrio. Altere os lados dos braços e pernas. Faça por 20 segundos e descanse 10 segundos.

CERTO• Use os braços de forma dinâmica para gerar força e equilíbrio.• Pouse suavemente e com controle.ERRADO • Pular tão longe que você não consegue controlar o pouso ou manter o equilíbrio.

Gostou dos exercícios? Fazer esse treino por pelo menos 15 a 20 minutos diariamente vai te ajudar a se manter em forma e preparada para o dia do “Sim!”. Não se esqueça de beber bastante água, se alimentar de forma limpa e fazer atividades para aliviar a ansiedade pré-casamento. Nos vemos no altar!

Comentários (7)

Deixe seu comentário

Foto: Alexandre Rechtman
Como fazer um casamento feminista em 10 passos!
O feminismo defende condições de igualdade entre os gêneros, item fundamental em qualquer casamento. Não é mesmo?
Foto: Amanda Francelino
Casando com um estrangeiro: 10 detalhes fundamentais que você precisa saber!
Assim como príncipe inglês Harry se casou com a americana Meghan, muitos só encontram o grande amor com um oceano de distância.
Saiba quais são os 10 super alimentos para uma pele perfeita no dia do casamento!
Saiba quais são os 10 super alimentos para uma pele perfeita no dia do casamento!
Uma pele incrível no grande dia é a meta de 10 entre 10 noivas, não é? Por isso, ingerir alimentos que auxiliam na saúde da pele é fundamental para uma vida mais feliz e uma aparência incrível na data mais importante da sua vida.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações