Três tipos de convites para três estilos de casamento: acerte nesta escolha

Save the date! É o dia do seu casamento! Uma data para lá de especial, é claro. Convidar os familiares e amigos, e fazer com que eles se sintam realmente parte da festa, como alguém que a presença seja fundamental, exige também um certo cuidado.

Para um convidado, receber o convite é uma honra, um símbolo de compromisso e respeito. É claro que praticamente todos que participarão da cerimônia e festa acabam sabendo de antemão a data e local. Mas nada supera o “correio elegante”, entregar em mãos o registro impresso do grande dia é uma experiência única para os envolvidos. E há formas de surpreender o convidado com um convite cheio de estilo e personalidade, que já dá o tom da festa.

Dê o tom da festa com um convite personalizadoEntre em contato com o Atelier do Convite
Foto: Divulgação – Atelier do Convite

Primeiro passo

Com 20 anos de experiência, o Atelier do Convite foca no mercado de casamento, do processo de venda à produção. Frente às constantes novidades e expectativas no universo de noivas, Flávia Fonseca garante que o ritual de receber o convite continua forte e cada vez mais charmoso e original.

Ela explica que o primeiro passo para os noivos é já ter definido e muito claro o estilo do casamento, pois o convite já carrega essa característica e define as expectativas dos convidados.

Como referência, são três tipos de convite para três estilos de casamento: clássico, boho e rústico.

RÚSTICO: feito com papéis artesanais, com acabamentos em juta, palha, flores secas.

CLÁSSICO: convites confeccionados com papéis especiais, nacionais e importados com cores claras; impressão do texto em relevo americano; de monogramas em relevo seco ou brilho em hot-stamping.

BOHO: convites confeccionados com papéis clássicos ou rústico, com cores variadas, estampa florais e acabamentos delicados, como cordões e rendas.

Escolha entre clássico, boho ou rústico
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Descubra as tendências com os especialistasEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Temas florais estão em alta, mas deve-se ver se combinam com o seu estilo
Atelier do Convite – Foto: Divulgação

Estilos de casamento

A quem prefira (e tudo bem) não se categorizar em apenas uma palavra. Os noivos que estão no processo de definir os últimos ajustes da decoração, música e demais elementos que irão compor o ambiente, podem alegar que o casamento personalizado possua elementos de todos os estilos, por exemplo.

É um casamento na igreja, mas pode ser bem informal. Ou a escolha é de uma cerimônia mais rústica, porém com toques e rituais mais tradicionais, e assim por diante.

Dentro dessa dúvida, o Atelier do Convite, a partir da escuta dos noivos e compreensão dos detalhes, pode sugerir os tipos de convite que mais combinam e se adequam ao casamento do seu sonho. Além de ser possível personalizar cada vez mais.

Vale reforçar mais uma vez: lembre-se que o convite é a porta de entrada para contar qual será o tom do casamento, a partir dele os convidados compreendem melhor se será algo mais informal ou se devem “lustrar o sapato”.

Diante dos três estilos base de casamento, Flávia determina da seguinte maneira, somente para referência.

Convite rústico: ideal para quem vai casar em um ambiente campestre, mais simples, porém acolhedor.

Convite Clássico: para casamentos na igreja, e recepções em salões de festas com estilo mais tradicional.

Convite Boho: casamentos diurnos a ao ar livre, com um estilo romântico e descontraído.

Diferentes papéis e texturasEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Personalize o convite com as cores que gosta
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Tons claros são muito usados em convites tradicionaisEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação

Perfil dos noivos

É muito curiosa a construção passo a passo do convite. Pois, como já deu para reparar, são diferentes camadas que conversam entre si. No caso, é possível uma combinação quase improvável, mas não impossível, da mistura das três bases citadas aqui. Apesar de parecer confuso, isso torna também tudo mais personalizado.

Isso tudo porque o casamento mexe e remexe com diversos momentos da vida. Como o desejo de casar na praia: pode ser algo antigo, sendo que os noivos não vivam e nem frequentem tanto a praia como gostariam. Mas o desejo está ali e o casamento vai ser na praia. Logo, deve-se encontrar um modo de unir as duas frentes. O mesmo serve para o campo. Casais apaixonados por natureza, mas que vivem em grandes centros urbanos.

Por isso é extremamente importante ter claro o perfil da festa e dos noivos e como eles querem que a festa se desenrole.

Voltando às dicas da especialista Flávia, no Atelier do Convite o perfil dos noivos identificado é a seguinte:

Rústico: casais que desejam um casamento mais simples, mas ainda assim rico em detalhes.

Clássico: casais que preferem um estilo mais tradicional, mas que nunca cai em desuso.

Boho: Casais modernos e descontraídos, que desejam fazer algo diferente.

Tendência para casamentos boho
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Rústicos, mas sem perderem a elegânciaEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação

Em alta

As tendências são: estampas florais; aquarelas personalizadas, papéis e acabamentos em tons de nude, rosé e azul marinho; fontes modernas mescladas com fontes clássicas; impressão em hot-stamping; fechamentos com lacres de cera e cordões com tags.

Os noivos devem evitar escolher um tipo de convite que não esteja de acordo com o padrão de seu casamento.

O importante é levar em conta que o modelo escolhido deve estar à altura do tipo de evento, pois para o convidado é no convite que o casamento começa a tomar forma e que as expectativas são criadas!

Elegância em modelos simplesEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
O convite dá o tom da festa
Atelier do Convite – Foto: Divulgação

O mais pedido

Mais uma referência para a noiva e o noivo poderem analisar e conversar. No Atelier do Convite, o modelo mais procurado é o clássico de envelope com bico alongado.

Ele possui um toque moderno, que mescla diferentes tipos de impressão (impressão em offset com relevo americano e hot-stamping) e fontes (modernas e clássicas).

Estilo do casal faz a diferençaEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Escolha o seu tipo
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Clássicos com letras douradosEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação
Receber o convite é uma honra para o seu convidadoEntre em contato com o Atelier do Convite
Atelier do Convite – Foto: Divulgação

Fique atenta

De acordo com Flávia, o que o casal deve verificar com a empresa onde fechará a confecção dos convites e verificar se o que ela oferece atende aquilo que buscam, além de um atendimento diferenciado para cada casal. E o mais importante é ter referências de outros clientes e fornecedores.

Diante das referências e a empatia com o Atelier do Convite, entre em contato e corre lá para montar o seu com a sua cara e o estilo do seu casamento!

*Post publicado em 13/03/2018 e republicado em 07/06/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Convites de casamento no Rio de Janeiro: 10 fornecedores que cuidarão de toda identidade visual do seu grande dia!
Convites de casamento no Rio de Janeiro: 10 fornecedores que cuidarão de toda identidade visual do seu grande dia!
Mais do que uma arte para guardar como lembrança o convite de casamento é um importante cartão de visitas e irá servir como guia aos convidados trazendo informações essenciais como horário e data do evento. Confira os 10 melhores fornecedores de convites do Rio e escolha o seu!
De Papel Passado - Foto: divulgação
4 fornecedores de convites de casamento incríveis no Espírito Santo: toda a papelaria fina do seu grande dia criado por quem entende!
Chegou o momento de escolher o convite do seu casamento. E por ser o primeiro item que os convidados têm da sua celebração ele precisa ser lindo, exclusivo e com a personalidade do casal impressa. Então é hora de conhecer fornecedores incríveis no Espírito Santo para atender com perfeição essa parte. Confira aqui!
Sara Castro - Decoração Mini Wedding - Foto: Simone Lobo
Você vai querer fazer um mini wedding! Decoração, organização e detalhes inspiradores selecionados por especialistas nesta super tendência.
Casamentos intimistas são experiências únicas, envolvendo projetos totalmente personalizados e a companhia de pessoas que realmente fazem parte da vida do casal. Se já pensou nesta ideia, não tenha dúvidas de que você vai querer fazer um mini wedding quando ver essas fotos! Decoração, organização e detalhes ultra inspiradores feitos por especialistas nesta super tendência.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações