Vencer a timidez no dia do casamento: 6 conselhos profissionais efetivos!

Vencer a timidez no dia do casamento: 6 conselhos profissionais efetivos!

Psicóloga Renata Tonini dá dicas para controlar a ansiedade e a timidez no grande dia: Tome nota!

  • Planejando o casamento
  • Conselhos

O dia do seu casamento está prestes a chegar. As tarefas não acabam, parece que o checklist é infinito, o nervosismo só aumenta e as tensões não acabam por aí: você é um dos protagonistas da festa e precisa lidar com sua timidez excessiva. Antes de pensar em fugir para as colinas, leia 6 conselhos da psicóloga Renata Tonini para vencer a timidez no dia do casamento e se divertir como nunca!

Sabemos que a festa de casamento é um evento que envolve muitas expectativas, estresse e questões de diversas naturezas. Mas tente se lembrar que é também a celebração da união de duas pessoas que se amam muito e desejam caminhar de mãos dadas por toda a vida. Portanto, foque nas coisas boas que sua relação proporciona e sinta a boa energia que todos convidados e seu amor estão emanando desde a cerimônia até o último minuto da festa. 

Você também pode gostar destes 8 conselhos para driblar o medo antes do casamento: tome nota!

salvar
Foto: Renata Philipo Fotografia

1. Inspire, respire e não pire

Sabe quando falam para você respirar fundo e contar até três para manter a calma? Pois bem! Um estudo publicado no jornal da Academia de Enfermagem Coreana comprova que essa técnica é eficaz. Isso porque a inspiração está ligada ao lado ativo do sistema nervoso autônomo simpático, enquanto a expiração está mais conectada ao lado calmante do sistema nervoso autônomo parassimpático.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

“De fato, o exercício de respiração é um dos mais poderosos para tranquilizar. Faça assim: inspire, prenda o ar no pulmão por três segundos e expire. Repita esse passo três vezes. A cada inspiração, leve para dentro de si a sensação de tranquilidade. A cada expiração, expulse sua ansiedade, angústia e medo”, sugere a psicóloga clínica Renata Tonini. “Esse exercício faz com que os batimentos cardíacos se regularizem e a respiração volte ao ritmo normal”, acrescenta.

Previna-se com as 18 perguntas que você NÃO pode NUNCA fazer a uma noiva antes do casamento!

salvarFoto: Bruna Louzada.Saiba mais sobre “Bruna Louzada Fotografia”
Foto: Bruna Louzada Fotografia.

2. Espelho, espelho meu

Que tal conversar consigo mesma através do olhar? Já parou para pensar no quão poderoso pode ser este diálogo? “Olhar-se no espelho é um ótimo exercício. No início, o olhar pode até ser desesperador ou superficial. Mas insista em observar seus próprios olhos… Pode demorar alguns minutos. Mas quando conseguir, sinta dentro de si que aquele é seu momento. Você merece brilhar porque sua felicidade fará a vez”, aconselha a terapeuta Renata Tonini.

Leia também: Tímida, extrovertida, discreta: como você é? Seu BATOM responde!

salvarFoto: Thrall Photography.Saiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography.

3. Feche os olhos e mantenha a calma

Feche os olhos e imagine algo que te acalme. “Pode ser uma praia, um campo ou algo que lhe traga a sensação de calmaria e paz. Prenda esta imagem em sua mente. Antes ir ao encontro do seu amor, mentalize a imagem escolhida e olhe para seu noivo ou noiva. Siga por essa praia ou campo até o amor de sua vida”, diz Renata Tonini.

Um estudo da Universidade de Londres, realizado pelas psicólogas Polly Dalton e Sandra Murphy, comprovou que o cérebro tem dificuldade para processar outros sentidos enquanto se concentra no estímulo visual. Por isso, cerramos os olhos quando nos envolvemos em atividades agradáveis ao sentido tátil, por exemplo, como um beijo ou um abraço: desligar a entrada visual deixa mais recursos mentais livres para realçar outras perspectivas da experiência.

Veja as 8 frases que jamais devem ser ditas ao seu amor antes do casamento!

salvarFoto: María Izkue.
Foto: María Izkue.

4. Respeite seu limite

Se você tem pânico de holofotes mas não quer perder a oportunidade de festejar seu casamento, organize uma festa mais intimista, um mini wedding para poucos convidados. Faça uma lista com pessoas mais próximas, que inspirem confiança e com quem você se sinta à vontade para ser você mesmo.

Descubra como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

salvar
Foto: Alejandra Casaleiz

5. Checklist de atividades relaxantes

Daqui até o grande dia, tente praticar atividades que te proporcionem prazer e relaxamento. Confira algumas sugestões:

  • Pratique um exercício físico que você ame;
  • Pense em coisas incríveis que podem acontecer no dia do casamento;
  • Ouça músicas relaxantes;
  • Faça exercícios de respiração e relaxamento;
  • Ingira bebidas calmantes, como chás e sucos;
  • Coma alimentos leves, de preferência com propriedades calmantes;
  • Faça uma boa sauna ou massagem no dia anterior ao casamento;
  • Converse com seu terapeuta sobre a dificuldade de enfrentar o público;
  • Encha seu coração de amor e alegria;
  • Lembre-se que a festa de casamento não precisa ter mil protocolos e ser perfeita, pois você está entre amigos e familiares;
  • Dance, divirta-se;
  • Beije muito seu amor;
  • Sorria!
salvar
Foto: Álvaro Sancha

6. Concentre-se no que te faz feliz

Reúna todas as memórias positivas da sua relação, desde o primeiro beijo até aqui, e leve-as consigo para o dia do casamento. Lembre-se de festas de casamento incríveis e guarde belas imagens de casais felizes no seu cérebro. Conecte-se ao seu amor, familiares e amigos; sinta a alegria de todas as pessoas ao redor; perceba sua própria emoção… “Aproveite cada momento. Você merece curtir bastante depois de vencer tantas batalhas íntimas”, finaliza Tonini.

NUNCA foque nos problemas que não aconteceram. Pense que você estará lindo ou linda no grande dia e nada poderá atrapalhar a felicidade que você está sentindo em casar-se com seu grande amor.

Você sabe como superar as inseguranças antes do casamento? Veja o que dizem os especialistas!

salvarFoto: Duo BorgattoSaiba mais sobre “Duo Borgatto Boutique Fotográfica”
Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica

Agora que você já sabe o que fazer para controlar a ansiedade e a timidez no grande dia, confira outras dicas sobre casamento e relacionamento, como as 10 lições que aprendemos sobre casamentos e que você TEM que saber e as 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Thrall Photography Fotógrafos para casamentos
Renata Philipo Fotografia Fotógrafos para casamentos
Bruna Louzada Fotografia Fotógrafos para casamentos
Duo Borgatto Boutique Fotográfica Fotógrafos para casamentos