Vestido de noiva com cauda: 7 estilos diferentes para você escolher!

A escolha do vestido ideal deve levar em consideração diversos detalhes importantes, como tecido, corte, volume da saia, decote e, é claro, a cauda. Aliás, fique atenta a este último elemento, pois, para um vestido de noiva com cauda, o estilo e o tamanho da cauda podem mudar completamente a proposta do modelo eleito e do look pretendido pela noiva.

Horário da cerimônia, tom da festa, tipo de corpo e personalidade da mulher que irá vesti-lo também devem ser observados. Enquanto você idealiza o vestido de noiva dos seus sonhos, conheça os 7 estilos diferentes de cauda e  decida qual deles combina melhor com seu estilo.

Vestidos de noiva de estilistas que você tem que conhecer: você vai se apaixonar!

Foto: David Morales
Foto: David Morales

1. Sweep, vassoura ou escova

É a cauda mais curta de todas. Também é a mais versátil e confortável. Ela toca levemente o chão, é ideal para noivas que querem algo discreto e charmoso, e é indicada para qualquer estação, bem como todo tipo de estilo de casamento.

Comprimento: 40 centímetros ao longo do chão.

2. Corte

A cauda corte tem, basicamente, o mesmo comprimento da cauda vassoura. A diferença é que ela se estende a partir da cintura, e não da barra da saia. É versátil e recomendada para a maioria das cerimônias, mas pode dar trabalho em cerimônias ao ar livre por causa do vento.

Comprimento: 80 centímetros a 1 metro.

Vestidos de noiva para mulheres românticas e atuais: princesas modernas!

3. Painel ou desmontável

É uma cauda presa às costas do vestido, normalmente destacável. Se o vestido não tem cauda, esse tipo pode ser comprado separadamente. Tem aproximadamente 30 centímetros de largura e tem comprimento variável, de acordo com o desejo da noiva. Opção prática para as noivas que querem usar uma cauda na cerimônia, mas gostariam de se sentir confortáveis e livres na festa.

Comprimento: indeterminado.

Noiva camaleoa: 4 razões para trocar de vestido na sua festa de casamento.

4. Watteau

Pronuncia-se “ua-tÔ”. Parece mais com uma capa. Ela fica presa aos ombros do vestido e vai caindo pelas costas. Normalmente, tem o mesmo comprimento do vestido, mas pode ser maior. Dá um toque de formalidade e de glamour aos casamentos realizados no verão, em praias ou ao ar livre. É perfeita para compor com um vestido bem justo e pode ser usada como opção para o véu.

Comprimento: normalmente, tem o mesmo comprimento do vestido, mas pode ser maior.

5. Capela

O tipo de cauda mais tradicional. Tem aproximadamente um metro e meio de comprimento e é bastante popular entre as noivas. É intermediária entre as caudas mais curtas e as mais longas, tanto no tamanho quanto no quesito formalidade. Por isso, é fácil de acertar no look! Se você é uma noiva quer adora os vestidos estilo princesa e românticos, essa cauda é a ideal.

Comprimento: média de 1,5 metro a partir da cintura.

Explosão floral no seu vestido de noiva: tendência TOP!

6. Catedral

Mede dois metros e é usada em cerimônias de casamento mais formais e tradicionais, em igrejas maiores ou no interior de algum local sofisticado. Dá um ar majestoso para as noivas. No entanto, elas precisam de ajuda para caminhar sem dificuldades durante a cerimônia e sessão de fotos. Justamente por esse motivo, é comum que a cauda catedral seja removível. Se você escolher esse tipo de cauda, recomenda-se usar um véu maior.

Comprimento: 2 metros a partir da cintura.

7. Real

Se você quer chamar a atenção e ter um casamento digno de princesa, essa é a cauda mais luxuosa de todas. É para deixar todo mundo de queixo caído! Ela tem mais de três metros de comprimento e sua largura ocupa todo o corredor da igreja. Garanta ajuda para segurar essa cauda. Ela é muito pesada e vai tirar boa parte de sua mobilidade. Geralmente, madrinhas ou damas de honra carregam a cauda para que ela seja mantida no lugar. É bastante usada nos casamentos da monarquia. A princesa Diana usou uma cauda real de mais de 7  metros de comprimento; a do vestido de Kate Middleton tinha aproximadamente 3 metros.

Comprimento: a partir de 3 metros, desde a cintura.

Vestidos de noiva 2017: TODAS as tendências que arrasarão!

Vestido: Vera Wang - Foto: Divulgação.
Vestido: Vera Wang | Foto: Divulgação.

Agora que você já conhece os estilos de cauda e sabe qual o nome de cada uma delas, já tem uma preferida? Não se esqueça de provar um vestido com a cauda escolhida antes de tomar a decisão: ande com o vestido, confira se você se sente confortável, se consegue andar bem com ele, se o peso da cauda não lhe incomoda e, principalmente, se você se sente linda e confiante!

Vestido: Noivas Karen Rodrigues | Foto: Divulgação
Vestido: Noivas Karen Rodrigues | Foto: Divulgação

Já que você está na fase da seleção do vestido de noiva, acompanhe as principais tendências de vestidos de noiva e conheça os 10 melhores estilistas de vestidos de noiva do Brasil!

Encontre também os acessórios perfeitos para arrasar no look! Saiba como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!Veja também como arrasar na maquiagem para noivas 2017: 10 dicas para chegar à perfeição!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Vestido de noiva para casamento ao ar livre: saiba como escolher!
Vestido de noiva para casamento ao ar livre: saiba como escolher!
Se você é uma noiva apaixonada pela natureza e sonha em casar num ambiente com a sua casa, confira essas dicas para escolher o seu vestido de noiva para casamento ao ar livre e acerte em cheio!
Como escolher o vestido de noiva para casamento no campo?
Como escolher o vestido de noiva para casamento no campo?
Saiba quais são os tecidos mais indicados para vestidos de noiva para casamento no campo e veja algumas dicas para escolher o vestido perfeito para seu grande dia.
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
O buquê é um dos acessórios mais importante para uma noiva. Eles podem ser de diferentes formatos e cores. Conheça os 5 passos para acertar na escolha do seu buquê.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações