Vestidos de noiva sustentáveis e lindos: uma boa ideia para você e para o planeta!

Vestidos de noiva sustentáveis e lindos: uma boa ideia para você e para o planeta!

O compromisso com o meio ambiente é mais do que uma tendência do século 21, porque não colocá-lo em prática também no seu casamento com um vestido de noiva sustentável?

Vestidos de noiva sustentáveis e lindos: uma boa ideia para você e para o planeta!
Celia Grace Foto: Divulgação
  • Vestidos de noiva
  • Recomendações
  • Noiva
  • Original
  • Ecológico

Já pensou em usar um vestido de noiva sustentável? Os casamentos têm evoluído ao longo do tempo. Esta celebração é, em certa medida, um reflexo da sociedade em que vivemos e também da nossa maneira de pensar e viver. Durante anos os casamentos têm sido realizados com diferentes ritos, religiões e ideologias, e agora, no século XXI, cabe à ecologia ser um protagonista nesse grande dia.

O ambiente está sofrendo, e é uma realidade da qual todos somos conscientes. Muitas pessoas têm se mobilizado para mudar atitudes do dia a dia que, no fim das contas, acabam fazendo uma grande diferença no nosso impacto no ambiente, desde detalhes pequenos como deixar de consumir canudinhos de plástico, até mudar hábitos importantes de consumo para o dia do seu casamento e fazer um evento eco-friendly.

salvar
Vestido Iaskara Isadora Oficial – Foto: Carol Bertolo Fotografia

Os vestidos sustentáveis nascem para ajudar todas as noivas que encontrar uma maneira de inovar e ao mesmo tempo enviar uma mensagem. Seja plástico, papel, papelão ou tecidos naturais, há peças muito bonitas com toques especiais em todos os tipos de modelos e estilos. Um vestido sustentável não tem porque ser confeccionado por garrafas PET, os tecidos orgânicos também são uma excelente maneira de complementar um casamento ecológico.

Além da garrafa PET

Cada dia, mais estilistas implantam políticas de criação onde a cultura da sustentabilidade se faz presente, onde muitos materiais têm um tratamento correto e nada é desperdiçado. Como acontece com a Meeck Atelier, marca carioca de vestidos e trajes para noivas e noivas especializada em criar e recriar modelos que respeitam o meio ambiente, usando materiais veganos e também retalhos. “Não é uma questão só de materiais usados (porém não usamos nada com matéria prima animal) e sim o que fazemos com todo o material. Um vestido de noiva, por exemplo, leva metros e mais metros para ser construído e muitos desses retalhos são descartados. Além disso, o vestido é usado uma única vez e guardado no armário ou seja, um desperdício. Eu encontrei soluções para esses desperdícios e isso faz do meu atelier um local sustentável, acho que ser sustentável é isso, sempre procurar o que podemos fazer para melhorar o nosso impacto no meio ambiente”, afirma Marcela Abdalla, estilista da marca.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Os materiais mais utilizados nesta tendência incluem algodão orgânico, fibras de bambu, sedas feitas à mão, tecidos artesanais e uma tendência muito inovadora é usar tecidos vintage para dar um processo de restauração adequado e alcançar um toque novo e fresco.

salvar
Vestido Meeck Atelier – Foto: Divulgação

Usar um vestido sustentável é mais fácil do que parece

Mas agora, por que usar um vestido de materiais ecológicos, reciclados ou com materiais reaproveitados, se pode ser mais complicado de encontrar do que um tradicional? A realidade é que as noivas e noivos que escolhem essa tendência sabem que ser amigo do meio ambiente não é uma moda, mas um estilo de vida. “O traje não é somente um traje, eles não pagam pelo estético bonito apenas, eles investem no que tem valor, no que tem história, naquilo que vai trazer para eles muito mais do que apenas beleza, no que vai satisfazer não só a aparência, mas que vai aquecer o coração”, revela a estilista. Há cada vez mais lojas nacionais e internacionais com criações amigas da natureza, não é tão complicado como você pensa.

salvar
H&M Vestido de noiva de tule feito com polyester reciclado | Foto: Divulgação H&M

A marca americana Celia Grace é um dos exemplos de marcas internacionais que pensam no meio ambiente. Seus vestidos são produzidos com tecidos de fibra natural esedas ecológicas feitas à mão. Além disso, a empresa está comprometida em ajudar mulheres em países em desenvolvimento, além de manter a responsabilidade ambiental. Ao comprar um vestido Celia Grace, uma criança cambojana receberá um uniforme escolar. A marca também trabalha com a possibilidade atualizar seu vestido on-line após o casamento.

salvar
Celia Grace vestido Syd | Foto: Divulgação

Qualidade e carinho

É importante ressaltar que usar um vestido sustentável não significa que o seu vestido de noiva terá uma qualidade inferior, “muito pelo contrário, é feito com o maior cuidado e dedicação. As marcas de hoje em dia se preocupam muito mais com o meio onde o produto é fabricado, na qualidade dele e na própria experiência que vai passar para o cliente, isso faz um produto único, moderno e sustentável. Isso é o que faz uma marca com valores”, explica Marcela.

Os acessórios de noiva são definitivamente uma outra área de oportunidade para transformar o casamento. O véu é um dos favoritos para dar esse toque ecológico. Para noivas realmente ousadas, há designers independentes que usam materiais 100% reciclados. Embora não haja uma empresa estabelecida que faça essas criações, você pode encontrar pessoas que aceitam o desafio e resultam em uma peça completamente única.

salvar
Meeck Atelier – Foto: Divulgação

Ser sustentável em cada detalhe

Os sinais de casamento sustentável podem ser vistos em qualquer lugar, desde o envio de convites em papel reciclado, passando por fornecedores que tenham um bom tratamento de resíduos (como alimentos), minimizem as decorações florais doando-as para instituições posteriormente, dando assim uma “segunda vida” para elas. Você também pode optar por contratar um serviço de transfer coletivo para os seus convidados, usar maquiagem ecológica, confeccionar lembrancinhas DIY,  entre outras mil ideias.

salvar
Santa Suculenta – Foto: Divulgação

Um vestido não tem que ser apenas uma peça para bonita. Você e o seu amor podem encontrar um significado completamente diferente para esta celebração para começar uma vida cheia de propósito, como compromisso com o meio ambiente. Se você apoia essa causa, que tal optar para o seu grande dia um vestido de noiva sustentável, lindo, exclusivo e feito com muito carinho?

*Post publicado em 06/07/2015 por Giovana Dias. Post atualizado em 18/03/2019.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Meeck Atelier Estilistas de vestidos de noiva

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!